Fonseca vence japonês e estreia bem em Lexington

Foto: ATP Challenger

Lexington (EUA) – Depois de uma longa espera por conta de atraso na programação e de jogos longos na mesma quadra, João Fonseca estreou com vitória no challenger de Lexington, em quadras duras nos Estados Unidos. Em um dia de muitos confrontos entre Brasil e Japão nos Jogos Olímpicos de Paris, Fonseca venceu Kaichi Uchida, de 29 anos e 391º do ranking, por duplo 6/3 em 1h19 de partida.

Fonseca está com o melhor ranking da carreira, ocupando nesta segunda-feira o 214º lugar da ATP. O carioca de 17 anos disputou na semana passada o challenger de Chicago, nos Estados Unidos, e chegou a avançar uma rodada. Com isso, ele subiu três posições.

A vitória na estreia em Lexington rende seis pontos na ATP para Fonseca, que tem apenas nove a defender até o fim do ano. Provisoriamente, ele pode alcançar até o 203º lugar. E se vencer mais uma, soma 12 pontos e entra no top 200 pela primeira vez na carreira. O brasileiro é o cabeça 6 em Lexington.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

O próximo adversário de Fonseca será o canadense Liam Draxl, 271º do ranking, que venceu o lituano Ricardas Berankis, ex-top 50 e atual 307º do ranking aos 34 anos, por 6/4, 4/6 e 6/2. O confronto é inédito no circuito. Na semana que vem, o carioca disputa o challenger de Cary, também nos Estados Unidos. Os torneios servem como preparação para o quali do US Open.

Sacadores dominaram no início até Fonseca conseguir primeiras quebras

A estreia de Fonseca começou com games rápidos e domínio dos sacadores até o 3/3, sem que nenhum break-point tivesse sido disputado até então. Já no sétimo game, Uchida saiu de um 15-40 com uma curtinha e uma boa intervenção junto à rede. Mas o game instável no serviço do japonês se alongava e Fonseca, que também vinha voleando bem, criou novas chances e conseguiu a quebra depois de dois erros seguidos do rival.

Quando já vencia por 4/3, o brasileiro começou mal um game, jogando um backhand na rede e dois forehands para fora. Mas conseguiu escapar da quebra com uma sequência de ótimos saques. Ele ganhou confiança e voltou a quebrar no fim do set para vencer a parcial, com quatro games seguidos.

Fonseca aproveitou o embalo para conseguir uma nova quebra no início do segundo set e abriu 3/1. O carioca de 17 anos salvou um break-point no sétimo game, com winner de forehand na paralela, e depois manteve a diferença no placar. Na hora de sacar para o jogo, saiu de um 0-40 e confirmou a vitória em sets diretos.

10 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Daniel S
Daniel S
3 meses atrás

Ganhando tambem mais umas posicoes na Corrida, agora na posicao 142, com 289 pontos ATP. Considerando que ele comecou o profissional de verdade este ano, comecando o ano quase zerado, seria de se esperar que ele consiga fazer no minimo mais um 100 pontos ATP. Ele e bom de quadra dura, deve fazer mais que isso, nao duvido 200 pontos. Terminaria o ano perto do da posicao 120, excelente para o primeiro ano profissional !

Paulo A.
Paulo A.
3 meses atrás
Responder para  Daniel S

Sem a menor dúvida mas como ele é excepcional, será que não rola um top 100 até o fim do ano??!!! Talento para isso não lhe falta…

Carlos Cypriano
Carlos Cypriano
3 meses atrás

Vamos, Fonseca, que o top 200 tá chegando!!!

Matheus Ferreira
Matheus Ferreira
3 meses atrás

Fonseca estreando bem,vamos torcer que ele consiga avançar mais,bora Fonseca.

Luis Vanderley Santana
Luis Vanderley Santana
3 meses atrás

Acho q Fonseca termina o ano próximo ao top 100

Jorge Luiz
3 meses atrás

Excelente

Paulo Vinícius da Silva Reis
Paulo Vinícius da Silva Reis
3 meses atrás

Tomare que entre no top 200 com esse título inédito!

Guilherme E.S. Ribeiro
Guilherme E.S. Ribeiro
3 meses atrás

Fonseca fez sua parte, era o favorito. E na minha opinião será o favorito também nas oitavas contra o canadense Draxl, mas não pode bobear. Canadense não vem num grande ano, mas está mais acostumado as quadras rápidas, onde ganhou todos os seus ITFs e o único challenger da carreira até hoje. Mas aposto no brasileiro. Bora Fonseca em busca de sua 6º quartas de final no ano, a 4º em Challenger, e tentar ser o 55º brasileiro TOP200 na história.

Jorge Martins Varela
Jorge Martins Varela
3 meses atrás

João Fonseca além de jogar muito demonstra maturidade apesar da pouca idade e poucos meses no profissional, simplesmente brilhante, grande futuro pela frente em nosso esporte. Pra cima João.

João Sawao ando
João Sawao ando
3 meses atrás

Vamos João Fonseca

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.