Paris (França) – Sem poder representar a bandeira russa e atuando como atleta individual neutro, Daniil Medvedev teve um ótimo início nos Jogos Olímpicos de Paris. O atual número 5 do mundo e cabeça de chave 5 do torneio gastou somente 61 minutos para eliminar o australiano Rinky Hijikata pelo placar de 6/2 e 6/1, na Suzanne Lenglen.
Quadrifinalista em Tóquio, Medvedvev faz sua segunda participação olímpica e tenta uma medalha inédita, já que não passou da estreia nas duplas na capital japonesa. Ele aguarda agora por quem passar do confronto entre o holandês Robin Haase e o austríaco Sebastian Ofner.
O russo tem 3 a 1 no confronto direto diante de Haase, mas perdeu o único duelo no saibro, na primeira rodada de Roma em 2018. Curiosamente, Daniil só enfrentou Ofner em uma competição por países, levando a melhor com apenas três games cedidos na fase de grupos do Zonal I europeu da Copa Davis em 2018.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
A partida de Medvedev e Hijikata foi a quarta e última do dia na chave masculina, já que a chuvou atrapalhou toda a rodada nas quadras externas e nenhum jogo fora dos estádios com teto retrátil foi realizado neste sábado. Além do russo, também se classificaram à segunda rodada o sérvio Novak Djokovic, o espanhol Carlos Alcaraz e o norte-americano Taylor Fritz.
Russo explora falhas do adversário
Longe de ter um desempenho brilhante, Daniil Medvedev foi bastante efetivo ao aproveitar o baixíssimo rendimento de Rinky Hijikata. Ao longo de toda a a partida, o australiano venceu apenas 17 pontos com o próprio saque e perdeu 29. Nesse aspecto, ele marcou 32% de aproveitamento com o primeiro serviço e 44% com o segundo, cedendo dez break-points, dos quais quatro foram bem aproveitados pelo russo (dois em cada set).
Com isso, Medvedev não teve nenhum trabalho para vencer e terminou a partida à frente em todos os principais quesitos: aces (3 a 0), winners (15 a 8), menos erros não forçados (13 a 19) e pontos vencidos na rede (12/18 a 7/12). Nenhum dos jogadores cometeu dupla falta na partida.
Fritz estreia com boa vitória
Na chave masculina, Taylor Fritz se juntou a Novak Djokovic e Carlos Alcaraz como os únicos até aqui que conseguiram jogar e se classificar para a segunda rodada. O norte-americano superou o cazaque Alexander Bublik com um triunfo por duplo 6/4 e agora aguarda pelo britânico Jack Draper ou o japonês Kei Nishikori, medalhista de bronze nos Jogos do Rio-2016.
Aos 26 anos, Fritz também disputa sua primeira Olimpíada. O atual número 11 do mundo tentará superar seu histórico mediano em Paris, já que em oito participações nunca passou das oitavas de final em Roland Garros, tendo realizado sua melhor campanha justamente nesta temporada.
Esse é sempre candidato ao título. Pode não ser o favorito, mas joga muito e tá sempre chegando perto.