Melbourne (Austrália) – Nesta quinta-feira, a ucraniana Dayana Yastremska estará em ação na Rod Laver Arena em sua primeira semifinal de Grand Slam, uma situação bem diferente da que vivenciou quase dois anos atrás quando começou a invasão russa ao seu país. Ela passou duas noites seguidas em um abrigo subterrâneo, tentando se proteger dos bombardeios.
“Depois de passar duas noites no abrigo subterrâneo, meus pais decidiram a qualquer custo mandar a mim e minha irmãzinha para fora da Ucrânia. Mamãe, papai, nós te amamos muito, cuidem-se! Eu amo o meu país! Ucranianos cuidam de suas vidas”, escreveu Yastremska à época em seu perfil no Instagram.
Na semana anterior, ela havia jogado em Dubai e iria para Doha em seguida, só que teve uma lesão na perna esquerda e voltou para Odessa, cidade portuária, onde vivia na Ucrânia. Após dois dias em um abrigo, ela e a irmã mais nova, Ivanna, de 15 anos, conseguiram se abrigar na França, recebendo inclusive um convite para a chave principal do WTA 250 de Lyon, que aconteceria na semana seguinte.
Yastremska mostrou força apesar do momento delicado e conseguiu chegar até a final do torneio, ficando com o vice após a derrota para a chinesa Shuai Zhang. Curiosamente, será contra outra chinesa que ela tentará dar o maior passo da carreira rumo a uma inédita final de Slam. Sua adversária na partida que fecha a rodada noturna desta quinta será a cabeça de chave 12 Qinwen Zheng.
Na final em Lyon, a ucraniana fez questão de se vestir com a bandeira no discurso da vice-campeã e depois disso manteve um discurso bastante firme contra russos e bielorrussos no circuito, apoiando o veto de Wimbledon a tenistas destas nacionalidades na edição de 2022. “Se outros esportes estão excluindo eles de suas competições, acho que a mesma coisa deveria acontecer no tênis”.
“You guys are so strong, you have an amazing spirit.” 💙💛
🇺🇦 @D_Yastremska gives a message of support to her fellow Ukrainians. pic.twitter.com/RpunBPBwFT
— wta (@WTA) March 6, 2022
Semifinalista no AO, Yastremska conquistou seu 1º título no Brasil
É absurda as atrocidades aue essa DITADURA SANGUINÁRIA RUSSA está fazendo nessa invasão da Ucrânia!!! Deus proteja os ucranianos!!!