Melbourne (Austrália) – Depois de duas partidas um tanto irregulares, o número 1 Novak Djokovic fez sua melhor apresentação neste começo de Australian Open e avançou pela 16ª vez em 19 participações para as oitavas de final, ao superar com ampla superioridade o argentino Thomas Etcheverry, 32º do ranking, por 6/3, 6/3 e 7/6 (7-2).
O sérvio se tornou assim o único tenista a somar 100 partidas disputadas em cada um dos Grand Slam, chegando a 92 vitórias em Melbourne, igualando o que já tem em Wimbledon (103 jogos) e Roland Garros (108). No US Open, soma 88 em 101 já feitas. Além dele, apenas Roger Federer e Serena Williams haviam feito 100 partidas no Australian Open.
Seu adversário de domingo sairá do duelo em andamento entre dois canhotos: o jovem Ben Shelton e o veterano Adrian Mannarino. Djokovic ganhou todos os quatro jogos diante do francês, três deles na grama e o mais recente em Cincinnati de 2019. Contra Shelton, seria repetição da recente semi do US Open, que causou certa polêmica pela atitude de zombaria do sérvio ao imitar o gesto de desligar o telefone feito pelo americano.
100 – This will be Novak Djokovic’s 100th match at the Australian Open, becoming the only men’s player in the Open Era to appear in 100+ matches in all four Grand Slams events. Centennial.#AusOpen | @AustralianOpen @atptour pic.twitter.com/K4nLqGbmYt
— OptaAce (@OptaAce) January 19, 2024
Djokovic também eleva para 31 sua espetacular série invicta no torneio, que começou na primeira rodada de 2019 e é outro recorde do sérvio. O último a derrotá-lo foi Chung Hyeon nas oitavas de 2018. Nesse intervalo, o sérvio foi campeão entre 2019 e 2021 e no ano passado, tendo ficado de fora em 2022.
Nível sobe em vitória sem break-points
Depois de atuações menos empolgantes contra Dino Prizmic e Alexei Popyrin, em que cedeu um set em cada partida, o líder do ranking mostrou um tênis muito mais afiado para anotar a terceira vitória da carreira sobre Etcheverry, para quem ainda não perdeu sets. Desta vez, o decacampeão não encarou um único break-point.
Firme com o saque, Djokovic procurou entrar nos pontos quando devolvedor e isso lhe conferiu vantagens. A primeira quebra veio logo no sexto game e o argentino suou também no game de serviço seguinte. A atuação compacta deu ainda mais confiança ao sérvio, que se sentiu à vontade para forçar um pouco mais. Tirou o saque adversário no terceiro game e perdeu apenas três pontos quando colocou o primeiro saque.
¡Domina de inicio! 🔨
🇷🇸 @DjokerNole se queda el primer set ante 🇦🇷 Etcheverry por 6-3 en 44 minutos con puntos como este 👇
📝 Etcheverry no había cedido un set hasta ahora en el torneo.
— ATP Tour en Español (@ATPTour_ES) January 19, 2024
O terceiro set foi o mais equilibrado, já que Etcheverry mostrou-se mais consistente da base e principalmente fez mais com o saque, ganhando 84% dos pontos nos seis games em que serviu, o que não deu margens a Djokovic. Aí o sérvio também recuperou sua habitual qualidade nos tiebreaks e fechou a tarefa após 2h28.
O Brabo! Começando a esquentar pra segunda semana…
Deixou chegar… !
Alquingel falou que o motor já estava pifando. Sério?
Olá Paulo! A bem da verdade, essa vitória esteve muito mais relacionada à maior fragilidade do oponente em comparação aos dois anteriores do que a uma elevação do nível do sérvio. Claro que o ritmo e o nível do saque melhoraram, mas acredito que se fosse alguém mais consistente as dificuldades teriam sido semelhantes. Vejamos…
Fala, Willian do rock!
Então, se o saque e a esquerda (fez vários winners na paralela em open stance) melhoraram, então ele subiu o nível. Esses fundamentos não estavam bons nos primeiros jogos.
Etcheverry pode ser inferior aos dois primeiros, mas, se o Djoko tivesse continuado errando horrores, teria sofrido de novo.
Ta de brincadeira.
Etcheverry coloca os 2 anteriores no Bolso.
Você quer tirar o mérito do Djokovic.
Tudo foi elevado hoje no sérvio, nada de adversário inferior. Não dá para dizer que alguém jogou 3 sets sem enfrentar nenhum break não esteja em nível mais alto que anteriores.
Esse Alquingel é uma figura em querer ser ao contrário, ataca sempre o Djokovic. Tem dor de cotovelo.
Ele é sofredor terceirete das antigas, mas aparecia pouco no Blog, kkkk.
Aquecendo os motores para os jogos restantes. Lá vem o comedor de fígado.
Idemo!
Pronto. Elevou o nível. Torneio começou pra ele
Sem fazer muita festa, pessoal. Djokovic tem jogado mal e oscilou muito nesse jogo, por sorte o Etcheverry é muito fraco e praticamente não ofereceu resistência nenhuma.
Ainda bem que o Djoko tem pegado adversários fracos nesse começo de torneio enquanto procura ter mais regularidade e consistência, mas acredito em jogo fácil nas oitavas. Nas quartas já deve estar bem perto do seu melhor nível aí o seu jogo irá fluir mais.
Oscilou muito sem ter um break contra, com a esquerda e saque afiados, fora outras jogadas mágicas? Não diga bobagens.
Djokovic fazendo jogadas mágicas? Está louco, ele tem uma eficiência alta e isso n é fazer “jogadas mágicas”
Você não sabe o são jogadas mágicas e sequer viu o jogo. Houve um bate-pronto animalesco, digno do jogador mais técnico e completo que já empunhou uma raquete.
Sem choro terceirete, por favor.
Novak é maldoso, ele dá esperança para os haters sonharem, mas aí ele sobe o nível do nada kkk…
Parece que este homem é movido à críticas, não tem outra explicação kkk… pessoas assim são extremamente determinadas. Quando deu na cabeça dele de querer ser melhor que o Fedal, já era, ele o fez kkk… Ahhhh esse Nolão!!!
deve ter mais de 10 anos que vc chora falando que ele faz tudo pra ser melhor que fedal, pode ganhar 30, 40 Slams mas n vai ser melhor. Ele vai ser igual a Margaret Court
Chora mais
O melhor certamente deve ser o que ganha menos mesmo. Deve ser assim que se diferencia o melhor do pior, na Estranhoslávia.
Não, a Margaret Court não é considerada GOAT, pois a maioria dos seus Slams foi na era amadora. A briga é entre Graf e Williams. Já no masculino, Djoko detém todos os principais recordes e já na era aberta. É o GOAT inconteste.
O cara é um absurdo de completo!!! Só se vê nos artigos sobre ele à frase o “único de tal coisa”…
Que atleta!!! Que fenômeno!!! Um esportista único em sua geração.
Esse ano terei à oportunidade de o vê-lo em Miami!!!!!!!!!
Noleeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee!!!
Avante Noleeeeeee!!!!!!!!!
Grande Zidane! Despachou o moleque do telefone.
Tirando onda
Djokovic vai pegar Mannarino em uma oitavas de Slam… Surreal como essa chave ta mto fraca, vai ser 3×0 facil
Já viu os resultados do mannarino ultimamente ?
Elevando o nível na hora em que mais precisa. Foi sua melhor partida do torneio até agora,e todos sabemos que ele pode jogar melhor ainda. Fiquem tranquilos haters,a magia ainda não acabou. O GOAT ainda tem muito a ganhar. Rumo ao 25° GS e 11° AO!
O Shelton correu da raia
Djoko quando joga “mais ou menos” ganha de 3×1 . . . enquanto o oponente joga seu máximo pra retardar a derrota . . . fato! Motorzinho 3.7 tá passando o trator nas gerações mais jovens . . . Dessas gerações quem bateu Djoko nas finais em Slam foram Alcaraz(Wimbledon/2023) e Medvedev(US Open/2021) . . . respectivamente top2 e top3 atuais . . . Sinner vêm fazendo um torneio incrível, podem se cruzar na semi . . . Mannarino despachou o bobão do Shelton, então entra em quadra pra pegar o Djoko . . . seria ótimo ver o Djoko despachar o norte americano “bobão” . . . mas méritos do Mannarino, jogando seu melhor tênis aos 35 . . . Djoko é favorito!
Parabéns ao Djokovic.
Mais uma boa Vitória para sua coleção.
Força Djokovic para a próxima partida.
Avanteee baita jogador,…Nunca será.!!
O Lobo começou a aumentar seus poderes, nas próximas rodadas vai precisar entrar no modo saiadim.
Idemoooooo