Londres (Inglaterra) – Após muitas queixas feitas por tenistas ao longo das últimas temporadas, a ATP e a WTA divulgaram nesta terça-feira um documento com algumas regras que visam evitar que as rodadas terminem muito tarde e com jogos durante as madrugadas. A ideia visa preservar o físico dos jogadores, dar melhores condições de trabalho ao staff dos torneios e possibilitar que o público possa acompanhar os jogos até o fim. Quatro regras foram anunciadas para a temporada de 2024.
– Não serão permitidos mais que cinco jogos numa mesma quadra, sendo três na sessão diurna com início da programação às 11h (horário local) e duas na sessão noturna.
– A princípio, não será permitido iniciar uma partida depois das 23h (horário local), a menos que aprovados por supervisores da ATP ou WTA.
– Partidas não iniciadas até às 22h30 serão movidas para uma quadra alternativa que esteja vazia e iniciadas até às 23h.
– Sessões noturnas com até dois jogos não podem começar após às 19h30, sendo que o horário recomendado é das 18h30.
Em circunstâncias excepcionais, um torneio pode solicitar isenções com base nas tradições culturais locais, condições climáticas ou outras situações atenuantes, a serem consideradas pela WTA ou ATP. As novas regras de agendamento estão sendo implementadas como parte de um período experimental de um ano em 2024, com novas revisões a seguir.
Ao longo do último ano, algumas situações exemplificaram o problema das rodadas que terminam muito tarde. A partida entre Elena Rybakina e Daria Kasatkina pelas quartas de final do WTA 1000 de Montréal só terminou às 3h da manhã pelo horário local e já começou depois de 23h30. Já no Masters 1000 de Paris, Jannik Sinner ficou em quadra até às 2h35 da madrugada na partida contra o norte-americano Mackenzie McDonald e ainda foi escalado para atuar na tarde seguinte. O italiano decidiu se retirar do torneio.
Leia mais: