Rio de Janeiro (RJ) – Convidados da organização e penúltimos brasileiros ainda vivos neste Rio Open, os paulistas Felipe Meligeni e Marcelo Zormann se despediram nas quartas de final do torneio de duplas. Na noite desta sexta-feira, eles enfrentaram os cabeças de chave 3, o argentino Guido Andreozzi e o francês Manuel Guinard, e foram derrotados pelo placar de 6/3 e 7/6 (7-4).
Semifinalista em 2020 ao lado de Thiago Monteiro, Meligeni disputou pela sexta vez na carreira a chave de duplas no Rio e repete a campanha do ano passado, quando fez quartas com Orlando Luz. O campineiro de 27 anos já ocupou o 75º lugar no ranking da especialidade, mas hoje aparece apenas na 441ª posição.
Zormann, por sua vez, jogou apenas sua segunda chave principal de Rio Open, tendo parado nas oitavas de final em 2024 com o João Fonseca. Na última temporada, ele disputou o quali com Gustavo Heide, mas venceu apenas um jogo na fase prévia.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Aos 29 anos de idade, Zormann é o 153º na lista da ATP, mas está subindo cerca de 18 posições, assumindo provisoriamente o 135º posto. Sua melhor marca foi o 92º lugar de 2024.
Classificados para as semifinais, Guido Andreozzi e Manuel Guinard jogam pela primeira vez no Rio e ainda buscam um título inédito jogando juntos, depois do vice-campeonato no piso duro e coberto de Metz no ano passado. O argentino tem três títulos de ATP no currículo, enquanto o francês possui dois.
Na semifinal de sábado eles enfrentam o alemão Constantin Frantzen e o holandês Robin Haase, que bateram os principais cabeças de chave, os franceses Sadio Doumbia e Fabien Reboul, por 6/2 e 7/6 (7-5).
Brasileiros esboçam reação, mas não resistem
No primeiro set, a dupla franco-argentina mostrou mais consistência e criou as principais oportunidades. No quarto game, Andreozzi e Guinard chegaram a desperdiçar quatro break-points, mas voltaram a pressionar no sexto, quando confirmaram a quebra que lhes deu vantagem no placar. Com o serviço firme, administraram a frente até fechar a parcial em 6/3.
O segundo set foi mais equilibrado e ganhou emoção na reta final. Em duas oportunidades, Andreozzi e Guinard sacaram para o jogo, mas os brasileiros reagiram e devolveram as quebras. No 12º game, o argentino e o francês ainda tiveram três match-points, mas desperdiçaram. Dois deles foram salvos com esquerdas cruzadas precisas de Meligeni.
A definição foi para o tiebreak, e os brasileiros chegaram a abrir 3-1, mas venceram apenas um dos sete pontos seguintes. Mais sólidos nos momentos decisivos, Andreozzi e Guinard fecharam por 7-4 e garantiram vaga na semifinal.












