Rio de Janeiro (RJ) – O Rio Open anunciou o primeiro convite para o quali nesta quarta-feira. O jovem goiano Luis Guto Miguel, número 3 do mundo no ranking juvenil, recebe o convite para a fase classificatória e disputará o seu primeiro torneio do nível ATP no Rio Open.
Guto vive ótima fase. Após a recente conquista dos títulos de simples e duplas no J300 de Traralgon, na Austrália, o tenista ocupa o terceiro posto no ranking juvenil, o melhor de sua carreira. Aos 16 anos, Guto já soma seis títulos de ITF em simples e outros três nas duplas. Seu desempenho já tem chamado a atenção do circuito, com Guto sendo convidado a bater bola com Novak Djokovic em Melbourne.
“Fico muito feliz com o convite para disputar o quali do Rio Open e agradeço a todos os envolvidos por essa grande oportunidade de jogar meu primeiro ATP 500. Vai ser uma experiência incrível para mim. Venho de bons resultados e de uma turnê juvenil muito positiva na Austrália, o que me deixa ainda mais confiante. Agora é chegar bem preparado no Rio, dar o meu máximo em quadra e lutar por uma vaga na chave principal”, disse Guto.
+ João Reis recebe convite para o Rio Open e disputa 1º ATP
+ Lesionado, Musetti anuncia desistência do Rio Open
Em 2025, ele conquistou três troféus, com destaque para o J500 de Mérida, no México. Foi também no ano passado que Guto disputou pela primeira vez os quatro torneios do Grand Slam e se destacou ao alcançar as semifinais do US Open. Neste ano, o goiano jogou como segundo cabeça de chave no Australian Open e chegou nas quartas de final.
“O Brasil segue em ascensão na revelação de novos talentos e o Guto Miguel faz parte deste grupo de tenistas jovens com resultados expressivos no circuito ITF Juniors. Assim como quando demos a primeira oportunidade para o João Fonseca, esperamos que essa experiência dele jogando e vivendo um torneio ATP 500 seja muito valiosa e que sirva de trampolim na sua evolução e transição para o circuito profissional”, comentou Luiz Carvalho, diretor do torneio.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Outros dois convidados se juntarão a Guto no quali do Rio Open. A lista dos tenistas que disputarão a fase classificatória conta com nomes experientes como o chileno Nicolas Jarry e o sérvio Dusan Lajovic, e também da nova geração, como Elmer Moller, Chun-Hsin Tseng, Dino Prizmic e Adolfo Daniel Vallejo.
Guto Miguel é o terceiro brasileiro confirmado no Rio Open, ao lado de João Fonseca e João Lucas Reis, que disputarão a chave principal.















Esse torneio é uma várzea mesmo. Nossa maior promessa relegado a um qualy. Se fosse um torneio na Espanha e um espanhol estivesse nas mesmas condições do Guto, ctz que receberia um convite pra chave principal
Kkkkkk maior promessa de que?
Não acho que ele já tenha nível para o qualy de um ATP500 mas para isso teremos de esperar.
É um tanto quanto precoce sim. Mas é o melhor que temos abaixo de 20 anos além do João. Então se for pra usar um convite para estimular o potencial de um jovem, indiscutivelmente esse convite tem que ir pro Guto
Quem tem então, Monteiro,Wild,vc tá de brincadeira
Fonseca recebeu convite para a chave principal com essa mesma idade e, na época, tinha menos resultados doq o Guto com a mesma idade..
Não. Um ano antes do Guto, o João já havia feito QF de um CH, vencendo o Tirante e o Navone (em 2022). O Guto completa 17 anos este ano, o que equivale a 2023 para o João (com essa idade ele fez outra QF em CH ganhando do Wild).
Já iria corrigir, caro Fernando. Obrigado por comentar. Guto ainda nem quartas de ITF fez, está bem atrás do João com essa idade. Espera que faça muito mais no ano e se aproxime dos resultados do João, mas ainda não o fez
“Menos resultado” no junior. No profissional, Fonseca tinha bem mais.
gostei do convite. e agora? quem mais? por merecimento, seria o Marcondes. (apenas minha humilde opinião).
O Wild chegou recentemente a uma final de CH, vencendo o Marcondes. Se a ideia for contemplar um jovem sem mérito (ranking e resultados recentes), então que seja o Boscardin. Por mérito, é o Wild – independentemente da fase ruim. Ele é o nº 2 do país e tem resultado recente em CH, ao contrário dos demais.
O justo seria o convite para a chave principal, tendo em vista que nenhum outro brasileiro está merecendo
Em hipótese alguma. O convite para o quali foi muito bem dado (se tivesse sido dado para a chave, ele não deveria aceitar). No quali tem adversários um pouco piores no ranking, o que, ainda assim, já será bastante difícil para ele.
Discordo totalmente
Concordo. Convite pro qualy foi otimo. Merecido. Chave principal acho que daria pro wild e mais um pro Monteiro ou Heide. Problema é a fase dos dois.
Heide
Concordo. O Heide venceu um CH no fim do ano passado e chegou ao Q2 do Australian Open. Ficou vários meses afastado das competições…em “aproveitamento”, ele é o #2 do Brasil. Tem potencial para Top 100 e tá na Davis, abrindo mão de disputar outros torneios.
Luís Augusto Queiroz Miguel: extremamente, promissor!!!!!
Em 2020, então com 17 anos , Alcaraz recebeu WC para a chave principal do ATP 500 do RJ . Era #407 do mundo e já tinha decidido focar só no PRO .
Tinha ganho alguns $15k , um $25k , e algumas vitórias em challengers . Para a idade , estava muito bem . E o ATP 500 do RJ deu WC pra ele .
Guto não tem este ranking que o Alaracz já tinha no Profissional , mas mostrou resultados até melhores no juvenil , do que Alcaraz e Fonseca . Merecia WC pra chave principal !
Ah ! Alacaraz ganhou R1 na bacia das almas do Vinolas e tomou R2 do Coria . Resultados legais , mas nada assim de outro planeta .
O Alcaraz é um bom parâmetro? Ele é um “outlier entre os outliers”. Casos tão fora da curva não devem ser usados como referência geral.
Fonseca terminou o juvenil com 92V e 27D (77.3%); o Guto tem até aqui 88V e 29D (75.2%).
O Fonseca terminou 2023 como #1 do ranking juvenil, ganhou o US Open e chegou nas QF dos outros três Slams. O Guto fez quartas no Australian Open e pode vir a alcançar tudo o que o João conseguiu, mas, hoje, ainda não tem os mesmos resultados.
Além disso, o circuito juvenil não é um parâmetro tão bom assim para projetar a carreira no pro (vide Tiago Fernandes e Wild).
Ele provavelmente tomaria um sapeca iá-iá na chave principal, até porque, como o Guilherme lembrou, ainda não tem nenhum resultado relevante em ITF.
E o Vinolas que tu citaste como se fosse “qualquer um” foi um Top 20.
Esse moleque é muito promissor! Até nas duplas ele vá bem!
Deveria receber convite para a chave principal. Depois do Fonseca, é o mais talentoso. A idade não é empecilho.
Qualy? Se o Guto com todo potencial que tem pro qualy… Vão chamar quem pra principal?
Monteiro? Selvagem? O Dodói do Heide? Ah! Temos o menino Meligene…
O pessoal do Rio Open esta de brincadeira…