Rio de Janeiro (RJ) – O pernambucano João Lucas Reis disputará a chave principal do Rio Open 2026. Nesta terça-feira, a organização do ATP 500 carioca anunciou que o tenista pernambucano ficará com um dos convites para o torneio.
Aos 25 anos, Reis disputará pela primeira vez na carreira a chave principal de um evento da ATP. O atual número 207 do mundo viveu em 2025 a melhor temporada da carreira, com seu primeiro título de challenger em Santa Fe alcançando o 187º lugar do ranking em novembro.
Depois de ter sofrido com lesões no abdômen e quadril em 2024, o brasileiro chegou a sair do top 400 e ocupava o 429º lugar do ranking em abril, mas escalou o ranking com bons resultados no saibro. Essa ascensão levou o brasileiro a disputar dois qualificatórios de Grand Slam, no US Open e também na Austrália.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Com o convite concedido a Reis, o tênis brasileiro tem agora dois representantes garantidos na chave de simples, que já contava com o carioca João Fonseca. Além deles, os gaúchos Rafael Matos e Orlando Luz estão garantidos nas duplas, enquanto o gaúcho Marcelo Demoliner e o gaúcho Fernando Romboli aparecem na lista do qualificatório.
Novos convites, tanto para as simples quanto para as duplas devem ser divulgados em breve, podendo ampliar a participação nacional no Jockey Club Brasileiro.
A 12ª edição do Rio Open acontece entre os dias 14 e 22 de fevereiro, valendo 500 pontos no ranking para o campeão.
Esta será a primeira chave principal de João Lucas Reis em torneios ATP! 🔥
➡️ Informações sobre o terceiro convite da chave principal e os convites das chaves do qualifying e de duplas serão dadas posteriormente, fique de olho nas nossas redes sociais! pic.twitter.com/2kPVByz03O
— Rio Open (@RioOpenOficial) February 3, 2026












Acertado a decisão, entre os brasileiros com exceção do Fonseca, fez uma boa temporada passada. Pela subida no raking, daria um convite para o Marcondes
Marcondes no Qualiy o convite seria bem justo
Merecido, sem dúvidas. Mas olhando pro panorama geral, que tristeza será a distribuição dos WC para os brasileiros esse ano…
Lembrando que há apenas 2 anos, em 2024, tivemos 3 jogadores nas QF (Monteiro, Wild e Fonseca) e Meligeni avançou 1 rodada – apenas Heide caiu na estreia, no jogo que em tese era o mais ganhável dos 4. Esse ano, se Fonseca chegar tão longe, já estará excelente.
Primeiro dos três convites para os brasileiros tomarem r1, mais o cheque deve ser bom
Por isso o outro WC tem que ser para o Guto, excessão do Fonseca, todos os outros vão perder na primeira rodada, então tem que dar WC para as promessas, não jogador que tá tempo no circuito e não consegue nem estar no quali do Rio Open, que o quali deve estar fechando no 150, e não ter nenhum fora o João nesse ranking ou próximo significa que não merece WC.
E o Wild hein que faseee…
Depois da derrota de hj nem o FF nem o gel sem álcool devem vir aqui reclamar do WC para o João Reis.
Com todo respeito a esse João reis… Mas sem condições da WC de um atp 500 pra um atleta do nível dele
Concordo, se for ver seria um WC para o Guto, o outro sei lá pro Wawrinka, essa turma, Heide João Reis, Wild, Meligeni deu uma bela estagnada, Monteiro na vdd caiu um monte, pra mim nem merece WC para o quali, nem o Wild.
Concordo
O Reis pode surpreender, anota aí!
Sim, deve fazer uns 4 games
Excelente. Reis é fraco demais.
Justo este convite. O Reis fez um ótimo 2025, seu melhor ano. Parece estar em ascensão, ao contrário dos demais tenistas brasileiros que estão próximos dele no ranking, que estão em queda.
João tem tudo pra ser campeão sem o musseti. Resta saber se ganhará ritmo até lá.
Totalmente merecido. Ótima pessoa e um batalhador. Quem sabe não avança umas rodadas, aproveitando a chave boa para um 500.
Merecedissimo..
Mais um pro Marcondes seria ideal… cadê Heide???
A pergunta que perdura praticamente a temporada inteira em todos os anos… “Cadê o Heide???”
Guto Miguel na chave, por favor!
Sem dúvida que ele merece mas não acho que vai aproveitar. Deve sair já na 1a rodada, infelizmente…
Nao tem o mínimo nível para um ATP500
Mas levando em consideração o nível do torneio parecido com um CHL, se justifica
Simplesmente melancólico
Pessoalmente eu tentaria trazer o Wawrinka com um WC e daria o ultimo WC da chave principal para o Guto..
Dito isso, se decidiram dar um WC pra um dos nossos “veteranos” acho justo o Joao Lucas -que deu uma bela arrancada no ranking em 2025- ficar com esse convite, ao invés de Monteiro e Wild, que estao caindo pelas tabelas, Meligeni que está voltando de lesão ou Heide, que nao consegue jogar uma sequência de torneios desde sempre..
Wawrinka vem com convite e cheque de U$1milha. Todos os torneios querem o cidadão.