Victóra Barros elimina a cabeça 1 e disputa 1ª final aos 15 anos

Victoria Barros (Foto: Fotojump)

Antalya (Tuquia) – Pela primeira vez em sua carreira profissional, Victória Barros disputará a final de um torneio. A potiguar de apenas 15 anos garantiu vaga na decisão do ITF W15 de Antalya, em quadras de saibro na Turquia, depois de vencer a georgiana Sofia Shapatava, principal cabeça de chave e 420ª do ranking, por 3/6, 6/3 e 7/5.

O primeiro set da semifinal teve seis quebras de serviço, sendo quatro a favor de Shapatava. Ela chegou a liderar por 5/2, Victória diminuiu a diferença, mas a georgiana voltou a quebrar na sequência. A brasileira reagiu no segundo set, com pressão constante sobre o saque da adversária. Ela criou 9 break-points e conseguiu quatro quebras.

Mais equilibrado, o último set começou melhor para Victória, que abriu 3/1, mas permitiu o empate. A brasileira ainda confirmou o serviço em dois games muito longos, salvando break-points antes do 4/3 e do 6/5 para só voltar a quebrar no último game da partida.

Victória terá seu melhor ranking e enfrenta russa

Brasileira mais bem colocada no circuito mundial juvenil, ocupando o 16º lugar, Victória utilizou esse ranking para entrar na chave em Antalya. Como profissional, ela é a número 1.308 no ranking, com sete pontos na WTA. A vaga na final já rende mais 10 pontos para a jovem tenista, que pode somar 15 em caso de título.

Esses resultados só serão computados na lista de 24 de novembro, mas é certo que Victória terá seu recorde pessoal, superando o 1.105º lugar de março deste ano. A adversária na final deste domingo será a russa Valeriia Iushchenko, de 26 anos e 668ª do ranking, que derrotou a compatriota de 16 anos Felitsata Dorofeeva-Rybas por 6/0 e 6/1.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

Victória também está na final de duplas, ao lado da turca Ada Kumru. Elas enfrentam ainda neste sábado a georgiana Sofia Shapatava e a alemã Angelina Wirges, duas tenistas que a brasileira já venceu em simples nesta semana.

Este é o primeiro torneio que a Victória Barros disputa desde que o espanhol David Sunyer Capella, ex-treinador de Paula Badosa, passou a ser membro fixo da equipe e treinador principal da jogadora. O técnico, que faz parte da academia de Patrick Mouratoglou, também esteve com a brasileira em período de testes no início de outubro, quando ela chegou às quartas de final do ITF W15 de Sibenik, na Croácia.

Subscribe
Notificar
guest
12 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Jorge Luiz
Jorge Luiz
4 horas atrás

Menina de ouro

Lucas Miranda Faria
Lucas Miranda Faria
4 horas atrás

Menina de ouro… sem a menor: sombra, de dúvida!!!!!

F.F.
F.F.
2 horas atrás
Responder para  Lucas Miranda Faria

Certeza,,:Lucas,!

Paulo A.
Paulo A.
4 horas atrás

Campanha memorável e uma vitória incrível da Vic. É inescapável ficar entusiasmado com as nossas meninas de ouro. Ambas brilharam na Austrália e na Turquia!

Paulo A.
Paulo A.
4 horas atrás

Será que com essa campanha ela já consegue ficar entre as mil do ranking?

Haroldo
Haroldo
2 horas atrás
Responder para  Mário Sérgio Cruz

Mas nao tem o descarte das 4as do ano passado( foi em 15/11)? Só somou a partir da semi

Paulo A.
Paulo A.
1 hora atrás
Responder para  Mário Sérgio Cruz

Muito obrigado. Na torcida por ela.

Samuel, o Samuca
Samuel, o Samuca
2 horas atrás

Com a Victoria e a Naná, quem sabe o Brasil trilhe os caminhos percorridos pela Bélgica (Henin e Clijsters) ou pela Sérvia (Ivanovic e Jankovic).

Guilherme ES Ribeiro
Guilherme ES Ribeiro
2 horas atrás

Outra de grande potencial. Até acho que a Nauhany esse ano mostrou mais avanços que a Victória e demonstrou mais potencial, mas vejo potencial na Victória pra chegar no TOP100

Haroldo
Haroldo
2 horas atrás
Responder para  Guilherme ES Ribeiro

Com certeza vão chegar, mas acho que só em 2027, a Nauhany está um pouco a frente, então daqui 1 ano talvez.

Haroldo
Haroldo
2 horas atrás

Parabéns menina, isso aí, um passo de cada vez. A sua comissão técnica está excelente, em 2026 talvez chegue um top 400, mas sem pressa.

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.