Criciúma (SC) – A rodada final do qualifying do Criciúma Open de Tênis Profissional – Comemoração do Centenário colocou mais três brasileiras na chave principal: Marjorie Souza, Daniela Souza e a surpresa do dia, Lara Hass. Aos 14 anos e jogando seu primeiro torneio profissional, Lara venceu Lívia Santo por 6/4 e 6/3, garantindo vaga na chave principal do torneio, que distribui US$ 15 mil em premiação e 15 pontos no ranking mundial aos campeões.
“Eu estava jogando um J60 na semana passada e o técnico me falou que existia a possibilidade de jogar o quali com wild card, aí eu vim. Está sendo uma experiência muito legal”, contou Lara. Bastante madura para a idade, ela reconheceu que o nervosismo na hora de fechar o jogo a fez mudar o estilo para conquistar a vitória. “Esse não é o meu jogo, sou bem mais agressiva, mas a gente tem que fazer o que precisa para vencer — e eu sabia que tinha condições de passar o quali.”
Ao ser perguntada se conhecia Naná, tenista que ganhou o primeiro título ITF aos 15 anos, Lara respondeu com convicção: “Não conheço pessoalmente, mas acho que também posso ganhar meu primeiro título aos 15. Acredito que estou trabalhando para isso”, disse.
No masculino, sete brasileiros avançaram no qualifying, entre eles Breno Braga, que derrotou Mateus Silveira por duplo 6/4 e entra na chave em busca de mais pontos no ranking. Na semana passada, Breno conquistou o primeiro ponto da carreira na ATP, na Colômbia, e cumpriu a promessa feita meses atrás: só cortaria o cabelo quando isso acontecesse. “Eu tinha feito essa promessa lá em abril, de só cortar o cabelo quando fizesse o primeiro ponto na ATP. Consegui na semana passada e depois os amigos foram lá em casa e rasparam minha cabeça”, contou rindo.
Também passaram o quali Victor Bini (BRA), Jackson Xavier (BRA), Laelson Rodrigues (BRA), Marvin Spiering (BRA), Eugênio Almeida Jr. (BRA), André Baltazar (PER) e Pedro Santos (BRA). A chave principal começa ainda hoje, com oito partidas programadas.









