Turim (Itália) – Assim como havia acontecido na final do Masters 1000 de Paris, há oito dias, Jannik Sinner voltou a superar Félix Auger-Aliassime e estreou com vitória no ATP Finals. O atual campeão marcou as parciais de 7/5 e 6/1 em 1h40. Esta é a quarta vitória seguida do italiano sobre o canadense, repetindo também os resultados do Masters 1000 de Cincinnati e do US Open.
Com o resultado, Sinner amplia sua série invicta em quadras duras e cobertas para 27 jogos, numa sequência iniciada ainda em 2023 na Copa Davis. O italiano divide a liderança do grupo Bjorn Borg com Alexander Zverev e enfrentará o alemão na próxima quarta-feira.
Sinner venceu dois duelos recentes contra Zverev, na final de Viena e na semifinal de Paris. Ele agora lidera o histórico de confrontos por 5 a 4. No mesmo grupo, Aliassime busca a recuperação diante de Ben Shelton. O canadense venceu o único duelo anterior contra Shelton, disputado no ano passado em Roland Garros.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Outro objetivo para o italiano neste ATP Finals é disputar a liderança do ranking com Carlos Alcaraz. Para recuperara o número 1, Sinner precisa do título em Turim e torcer para que Alcaraz perca pelo menos um jogo na fase de grupos e também não seja finalista do torneio. Se o espanhol vencer os três jogos da primeira fase ou se vencer dois e mais a semifinal, já garante a permanência na liderança até o fim da temporada.
Another win in Turin 🫡@janniksin starts his title defence with strong 7-5 6-1 victory vs Auger-Aliassime#NittoATPFinals pic.twitter.com/rOcmVeGqDu
— Tennis TV (@TennisTV) November 10, 2025
Já Aliassime, de 25 anos, faz sua segunda participação no Finals e teve a classificação confirmada apenas no útimo sábado. O número 8 do mundo também disputou a edição de 2022 em Turim e caiu ainda na fase de grupos, com uma vitória e duas derrotas.
Sinner se manteve firme no saque, Aliassime sentiu a panturrilha no segundo set
Em um primeiro set com 58 minutos de duração e marcado pelo domínio dos sacadores, Sinner não enfrentou break-points e cedeu apenas três pontos em seus games de serviço. Enquanto o italiano confirmava rapidamente seus saques, o canadense escapou de alguns games mais longos e salvou break-points quando perdia por 3/2 e 5/4, mas não evitou a quebra no último game da parcial. O canadense fez mais winners, 16 a 12, e cometeu 18 erros contra 8.
Com um aparente desconforto na panturrilha, Aliassime sofreu mais uma quebra de serviço no início do segundo set e solicitou atendimento em quadra. Com isso, Sinner logo abriu 3/0 no placar. Jogando em casa e com ótima adaptação às condições, o vice-líder do ranking seguiu mantendo os serviços de forma bastante segura e também fez ótimo uso das curtinhas para aproveitar ainda mais o desgaste do adversário. Na reta final da partida, Aliassime foi para o risco e tentava encurtar ainda mais os pontos, mas nem isso impediu o italiano de definir a vitória em sets diretos. O canadense fez um winner a mais, 17 a 16, mas cometeu 33 erros não-forçados contra apenas 13 do atual campeão.












Sinner Está voando. Não cedeu break na partida. Depois do USOPEN mudou o saque, elevou o percentual de 1 serviço e os resultados apareceram. Tá ganhando muito ponto sem esforço e poupando o físico.
Impressionante que quase ninguém consegue entrar no serviço do Sinner.
Somente Alcaraz consegue porque alonga mais os pontos tirando um pouco da intensidade que ele impõe sem se cansar.
Djoko, se alongar demais os pontos, fisicamente não aguenta.
Sinner deixou de disputar 4 masters 1000 e segue brigando pelo topo do ranking, ainda que seja uma briga complicada. Inacreditável a consistência do italiano.
Sinner anda beirando a perfeição. Espero que chegue à final junto a Carlos e que o brilhante espanhol esteja em seus melhores dias. Vai precisar. Sinner ganhou 100% dos pontos com primeiro saque no primeiro set. Coisa absurda.
O jogo estava equilibrado, mesmo com o Félix tendo mais dificuldades de manter o saque, estava seguro e não foi quebrado.
Quando sacou no 5×6, com vantagem, teve um problema na panturrilha, inclusive o narrador e a Dadá na péssima transmissão da ESPN não observaram o momento do problema físico.
Sem equilíbrio do lado esquerdo do corpo, afetando bastante seu backhand, foi quebrado, perdeu o set.
Recebeu vários atendimentos no segundo set, não desistiu, em respeito ao público.
Não foi um jogo normal.
Aliassime se machucou no final do 1 set, por isso o 2 set foi tão fácil para o italiano, mas de qualquer forma, foi uma boa vitória.