Barueri (SP) – Pela segunda semana consecutiva, o paulista Gustavo Heide está numa final de nível M25. O atual 324º do ranking justificou seu favoritismo neste sábado e superou o canhoto paranaense João Eduardo Schiessl por duplo 6/3. Assim se garantiu na decisão do Torneio Internacional Masculino de Tênis – Ano VIII, que é disputado nas quadras sintéticas do Alphaville Tênis Clube.
Às 11 horas deste domingo, com entrada gratuita do público, ele enfrentará o equatoriano e cabeça 2 Andrés Andrade, número 357 do ranking, que teve pouco trabalho para superar o argentino Facundo Mena na outra semifinal e anotou as parciais de 6/3 e 6/1. Os dois finalistas nunca se enfrentaram no circuito profissional.
“Saquei muito bem a semana inteira e hoje isso foi essencial”, afirmou Heide, que busca seu primeiro título desde a conquista do challenger de Assunção, em março do ano passado. “Consegui boa adaptação ao piso duro vindo de duas semanas no saibro”. Aos 23 anos, ele soma também três títulos de nível M25 e outros três de M15, todos sobre o saibro. Em caso de vitória neste domingo, deve se reaproximar do 300º posto do ranking, depois de já ter figurado como o 142º mais bem colocado, em 2024.
Na boa exibição deste sábado, Heide jamais encarou um break-point, perdendo apenas oito pontos com o saque a favor na primeira série e cinco no segundo set, fruto de um serviço variado e bem colocado. Atacou também o backhand de Schiessl o máximo que pode, enquanto o paranaense, que tentava primeira final de M25, buscou ser mais agressivo no primeiro set, mas cometeu erros na transição à rede.
Três anos mais velho, Andrade ainda não perdeu set no Torneio Internacional e vai em busca do seu quarto título de nível ITF da carreira e o segundo M25 desta temporada, depois de se tornar bicampeão em Pensacola, na Flórida. em maio, e ser vice no M25 de Wichita, em junho.

Já o título de duplas ficou com a parceria formada por Igor Marcondes e Gabriel Sidney, ao superarem Schiessl e Ryan dos Santos, por 6/4 e 7/6 (7-2). Esta foi a 12ª conquista de Sidney na especialidade e a sexta em nível M25 e também o primeiro troféu desta temporada. Marcondes por sua vez ganhou o oitavo torneio de 2025 e totaliza 24 títulos de duplas na carreira, o quarto M25, sendo dois agora neste ano.
O Torneio Internacional Masculino de Tênis – Ano VIII é realizado através da Lei de Incentivo ao Esporte/Ministério do Esporte e tem o patrocínio de Seara Gourmet, BRB, Engie, Equifax/Boa Vista e Tailor. A competição tem como sede o Alphaville Tênis Clube e recebe as chancelas da Federação Internacional de Tênis, Confederação Brasileira de Tênis e da Federação Paulista de Tênis. A realização é do Instituto Esperança do Amanhã.











Será a 10° final de ITF do Heide na carreira.
A final de duplas me parece q foi meio atípica: tres canhotos na disputa. E outro bom resultado dos dois – Marcondes já tinha sido campeão em Cuiabá, e o Gabriel foi vice em Londrina. Boa sorte pro Heide amanhã; aos poucos ele vai se recuperando do período inativo.
Bora copar Heide, já o Marcondes pode se dar muito bem nas duplas
Ganhou 6 torneios M15 seguidos de maio a julho. Agora, em setembro, mais 2 M25. Acho que já deve tentar uns torneios challengers de duplas pela America do Sul neste final de ano. Disputa o quali na simples e a chave principal nas duplas.
É isso aí Heide, dominando como tem que ser pela segunda semana seguida num M25, rumo ao top 300. Agora é subir o sarrafo.
Porquê marcar uma final de torneio da ITF no Brasil para as 11 horas da manhã? Não poderiam marcar para as 15 ou 16 horas. Não vejo este horário das 11 da manhã como um horário adequado para o público nem para os tenistas. Em Londrina foi a mesma coisa.