Lisboa (Portugal) – Vindo de uma vitória em dois tiebreaks na estreia, Thiago Monteiro foi eliminado nas oitavas de final do challenger de Lisboa, em quadras de saibro. O cearense caiu diante do jovem peruano de 21 anos Ignacio Buse, cabeça 4 do torneio e 116º do ranking, com parciais de 7/6 (9-7) e 6/4 em 2h05 de partida.
Por ter avançado uma rodada, diante do italiano Marco Cecchinato no início da semana, Monteiro receberá 7 pontos na ATP. O canhoto de 31 anos e 177º do ranking pode recuperar até cinco posições, mas seguirá como atual número 4 do Brasil.
Esta foi a segunda partida entre Monteiro e Buse na temporada, agora com uma vitória para cada lado. O brasileiro havia vencido em Santiago. O jovem rival vive seu melhor momento no circuito e venceu dois challengers no ano, além de ter alcançado sua primeira semifinal de ATP em Gstaad e furado o quali do US Open. No início da temporada, ocupava apenas o 234º lugar.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
O primeiro set da partida foi equilibrado, com uma quebra para cada lado. Buse chegou a liderar o placar por 4/1 e permitiu o empate no oitavo game, mas venceu a parcial no tiebreak depois de salvar dois set-points. Já no segundo set, o peruano não enfrentou break-points e cedeu apenas cinco pontos em seus games de serviço, além de aproveitar sua única chance de quebra no sétimo game e sustentar a liderança até o fim do jogo.
O próximo compromisso de Monteiro também será em Portugal. Ele está inscrito para o challenger de Braga, que começa na segunda-feira. Na sequência, segue na Europa para jogar em Valência. E depois, retorna ao Brasil para o challenger de Curitiba.
Eu continuo acreditando no retorno do meu conterraneo ao top 100. However, e’ um balde de agua congelada atras do outro com as derrotas dele nas primeiras ou segundas rodadas de Challengers. Forca da massa. Estamos na torcida.
O tempo passa e a fila anda, esse peruano é muito bom de tênis e está em contagem regressiva para entrada no top 100. Monteiro o venceu no começo do ano, agora será muito mais difícil, o Buse levantou muito o nível do seu tênis e é superior ao Monteiro.
Tomara que Monteiro tenha conseguido fazer sua independência financeira, pois agora o que recebe por jogar primeira ou segunda rodada de torneios pequenos pode não estar pagando a conta das viagens.
Se a grana não for problema, pode continuar viajando o mundo para conhecer novos lugares, competitividade no tênis para ele acabou faz tempo.
Resultado normal pelo ótimo momento do bom next gen peruano. Continuamos na torcida para o Monteiro recuperar seu melhor tênis e voltar ao TOP100
Impressionante como o Monteiro não segura as vantagens. No TB não tinha cedido nenhum mini, conseguiu um pra fazer 7/6, então foi sacar pra ganhar e cedeu 2 minis levando a virada. Os 2 em pontos disputados, mas com erros dele.
Aí não Monteirão… Precisava dessa vitória…
Ultimamente o Monteiro faz no máximo R2 em Challenger,o que já é melhor do que o Wild
Teve suas chances mas não aproveitou. Sem confiança no BH. E o Monteiro não sobe a rede de jeito nenhum. E devolução como sempre fraca. Assim tá difícil rs.