Mário Sérgio Cruz
Especial para TenisBrasil
A vitória na estreia do SP Open para Nauhany Silva, que atuou pela primeira vez em um torneio da WTA e venceu um duelo nacional contra Carol Meligeni em três sets. A jovem paulista de 15 anos relembrou a infância, quando visitava as quadras públicas do Parque Villa Lobos acompanhada do pai, Paulo, aos finais de semana.
“Desde pequenininha eu jogo nessas quadras”, disse Naná a TenisBrasil, durante a coletiva de imprensa desta segunda-feira em São Paulo. “A gente vinha aos sábados e domingos para treinar. E aproveitava o dia também para andar de bicicleta e tomar água de coco no parque. Eu sabia que todo final de semana eu viria fazer a mesma coisa. Para mim, aqui sempre tem boas memórias e estar aqui para jogar o primeiro WTA é muito especial”.
Jogando em sua cidade natal e vista de perto por muitos amigos, Naná contou com apoio de muitos torcedores das arquibancadas e se tornou a primeira tenista nascida em 2010 e vencer uma partida na WTA. “Estava meio dividido, mas vi que tinha bastante para mim e estava bem feliz. Acho que no início eu entrei um pouco mais nervosa, o que é normal numa primeira rodada, mas depois eu consegui me soltar”.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Depois de ter perdido o primeiro set no tiebreak, Naná conseguiu impor seu tênis agressivo e de muita potências nos golpes, colocando muita pressão desde as devoluções para superar Carol com parciais de 6/7 (0-7), 6/2 e 6/0. “É muito especial passar a primeira rodada de um WTA. Eu não imaginava. Já tinha treinado com a Carol Meligeni na Billie Jean King Cup e também em outro torneio. Mas ter vencido foi inesperado”.
A star is born! 🇧🇷
Nauhany Vitoria Leme Da Silva secured her first main draw win at just 15 years old, 6-7, 6-2, 6-0 against Alves!#SPOpen pic.twitter.com/sfanJfNaWj
— wta (@WTA) September 8, 2025
“A partir do segundo set, eu consegui ser mais agressiva e jogar melhor. Eu estava pensando ponto a ponto, sabendo que a qualquer hora o jogo poderia mudar. Consegui ficar no jogo e, no terceiro set, tudo fluiu muito bem e pude jogar ainda melhor”, acrescentou a jovem paulista, que agora desafia a argentina Solana Sierra, segunda cabeça de chave e 82ª do ranking.
A experiência inédita de disputar um torneio da elite do circuito da WTA também é positiva sob o ponto de vista da convivência com grandes jogadoras. “Estando aqui com as profissionais como a Bia e a Eala ajuda bastante, porque a gente vê o que elas fazem. É a mesma coisa nos Grand Slam. Essa é a parte mais legal, para ver o ambiente dos profissionais e tentar fazer no mesmo nível. Elas fazem tudo muito caprichado e focam muito nos detalhes, inclusive para comer e dormir, é a principal diferença”.












Parabéns à Naná que deu um show hoje. Se tudo der certo sera uma boa jogadora. Aleluia!
Se com 15 anos já tem essa potência toda, promete ser mais do que uma boa jogadora.
Eu li quadras públicas? Ah, tá
leu
Essa daí vai dá pano pra manga ein. E eu n duvido nada dela ganhar da Argentina tbm viu
Naná tá com boa pegada. A hora que ela colocar os nervos no lugar vai ser um caminhão de vitórias. A naná quando nervosa ela trava. Pode esquecer que nervosa ela não ganha nada.
15 anos!
Que momento especial… Só por essa vitória ja valeu a pena o esforço para ter um WTA 250 no Brasil…
Se ganhar da Argentina cabeça 2 do wta então o público vai ao delírio.kkk
Exatamente. Jogar em casa é muito diferente de ficar perambulando mundo afora.
O Parque Villa Lobos é um local muito agradável, existem campos de futebol, quadras poliesportivas, e algumas quadras e tênis.
Antigamente era um lixão, o Parque foi construído pelo poder público, um espaço voltado para a interação com a natureza (existe no local muitas árvores), a natureza em estado puro.
Após a concessão da área, o parque se transformou em um espaço para eventos pagos (tudo muito caro), comercializando até o oxigênio que respiramos, a insegurança também é grande, manutenção precária, desmonta uma área de proteção ambiental.
Hoje uma área pública tem um “dono”, que investe muito pouco na manutenção do Parque, sangra o local rotineiramente, como se espremesse uma laranja, como a concessão é de trinta anos…o bagaço vai ser grande.
Segue a tragédia da privatização dos espaços públicos. Em vez de melhorar, só piora.
Será que o Tarcísio o homem que pretende ser o presidente e governar para o povo, tá sabendo disso. ps; estive ai em maio que é fora de temporada tomei uma agua de coco e comi uma coxinha a moça me cobrou 35 reais. hoje com o torneio bombando o coco gelado deve tá 50 conto de reis. como dizem os antigos só muda a coleira o cachorro é o mesmo.
Tão bom ler gente consciente por aqui. Falou tudo, meu caro!
Nana se mostrou muito melhor jogadora que a Victória, se a Carol tivesse pegado aquela americana com certeza teria passado fácil
Permita-me discordar, mas a Victória pegou logo na estréia uma top 150, e fez um jogo duro e respeitável, no 2º set. A Naná, que também é muito boa jogadora, pegou uma jogadora brasileira em pleno queda de rendimento. Ainda não é hora de fazermos comparações, até porque ambas têm apenas 15 anos. Mas no rank juvenil, Victória é top 20, na 19ª posição, enquanto que Naná está em 37º. E no Ranking profissional Victória é 1006, enquanto que Naná está na 1.250º colocação. Então, no juvenil ou no profissional, a Victória está na frente em todas as competições que disputam. Temos que torcer pelas duas, mas no momento, a Victória é mais preparada.