Nova York (EUA) – A melhor campanha de Guto Miguel em um Grand Slam juvenil chegou ao fim nesta sexta-feira, com a queda na semifinal do US Open em sua categoria. O goiano de 16 anos e número 1 do Brasil foi superado pelo búlgaro Alexander Vasilev, de 18 anos e número 7 do ranking, com parciais de 2/6, 6/1 e 6/0 em 1h37 de partida.
Guto vinha de oito vitórias seguidas, já que conquistou um ITF J300 no Canadá na semana passada e chegou a vencer dois top 10 no US Open, o alemão Niels McDonald na primeira rodada e o norte-americano Jack Kennedy na terceira fase. O brasileiro iniciou a semana como 19º do ranking e terá sua melhor marca, podendo chegar ao 13º lugar.
A campanha até a semifinal rende 490 pontos no ranking mundial juvenil para o brasileiro, que tem 140 a descartar. A classificação considera os seis melhores resultados de simples e mais 25% da soma entre as seis melhores pontuações nas duplas. Guto poderia chegar ao top 10 juvenil se chegasse à final. O torneio dá 1000 pontos ao campeão e 750 para o vice.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Guto chegou a ter um bom início de partida, aproveitando-se da instabilidade no saque do búlgaro, que colocou apenas 45% de primeiros serviços em quadras e cometeu cinco duplas faltas no set inicial. O brasileiro conseguiu três quebras na parcial, teve set-points quando liderava por 5/1, mas só definiria o set quando sacava para fechar, em sua quarta oportunidade.
O segundo set começou com games longos e break-points para os dois lados. Foram três quebras seguidas e ligeira vantagem para Vasilev nos pontos mais importantes. Com o tempo, o brasileiro passou a sentir mais os efeitos da lesão muscular na região abdominal, que já o havia incomodado na rodada anterior e permitiu uma nova quebra no fim da parcial. Melhor fisicamente na partida, Vasilev foi superior no último set e conseguiu mais três quebras. Guto ainda teve dois break-points longo no último game da partida, mas não evitou que o rival defisse a disputa.
Final búlgara em Nova York
A final juvenil do US Open será entre dois búlgaros. Isso porque Vasilev enfrentará Ivan Ivanov, líder do ranking mundial e atual campeão de Wimbledon, que derrotou o cazaque Zangar Nurlanuly por 6/1 e 6/4. A Bulgária tem seis juvenis campeões de Grand Slam na história, mas no masculino apenas Ivan Ivanov e Grigor Dimitrov venceram esses torneios. A maior campeã é Magdalena Maleeva com três conquistas.
Leia mais:
Começou tão bem pôxa
Sim mas parece que perdeu a cabeça e a intensidade. Talvez tenha a ver com a lesão abdominal, infelizmente.
Parabéns pela campanha, tomara que não tenha sofrido nenhuma lesão
Excelente campanha! Rumo ao top ten! Não vi o jogo, mas pelas parciais deve ter sentido a lesão. O preocupante é que teve essa mesma lesão em Wimbledon.
Visivelmente sem condições físicas ideais de jogar seu melhor tênis. O problema no abdômen fez com que só empurrasse o saque. Belíssima campanha.
Belíssima campanha. Infelizmente a lesão não o permitiu ficar no jogo em alto nível. Uma pena
Derrota triste porque o Guto era muito superior ao adversário em tecnica, aceleração e tática. Mas o corpo esta em desenvolvimento e a lesao tava incomodando muito. Lutou enquanto deu e caiu de pé! Fato é que tenis brasileiro, liderado por João fonseca, Guto, Vitória e Nauane (por enquanto) terá uma década histórica, muita alegria por vir.
Também acho que vão arrebentar. Guto mostrou que está pronto para transição ao profissional porque essa garotada do usopen já emparelhou com ele e ele já tá jogando melhor que os juvenis. Agora é ser número 1 no juvenil e começar forte na transição ano que vem. Molecada do juvenil tá ficando fraca pra ele.
Grande campanha do Guto
Ele tem que ver sobre a lesão, não sei se é sempre a mesma, mas é algo recorrente, ele ter problema no saque
Tem que parar um tempo para tratar essa lesão
Mostrou que tem um ótimo nível