Nova York (EUA) – Em grande fase no circuito mundial juvenil, Guto Miguel garantiu vaga na semifinal do US Open da categoria. O goiano de 16 anos venceu nesta quinta-feira o britânico Oliver Bonding, de 18 anos e 17º do ranking mundial da categoria, com parciais de 7/6 (7-5), 2/6 e 6/1.
Esta é a oitava vitória seguida para Guto, que conquistou na semana passada o título do ITF J300 de Repentigny, no Canadá. A campanha em Nova York é a melhor de sua carreira em um Grand Slam juvenil.
Brasileiro mais bem colocado no ranking mundial da categoria, ocupando atualmente o 19º lugar, Guto está somando 490 pontos e tem apenas 140 a descartar. Isso pode levá-lo à 13ª posição. O ranking considera os seis melhores resultados de simples e mais 25% da soma entre as seis melhores pontuações nas duplas.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
O próximo adversário de Guto Miguel no US Open será o búlgaro Alexander Vasilev, de 18 anos e número 7 do ranking, que venceu o norte-americano Andrew Johnson por 6/3 e 7/5. Cabeça 5 no US Open, Vasilev faz sua segunda semifinal de Grand Slam e repete a campanha de Wimbledon. A semifinal será nesta sexta-feira por volta de 14h30 (de Brasília). A outra semifinal terá o também búlgaro Ivan Ivanov, principal cabeça de chave e campeão de Wimbledon, contra o cazaque Zangar Nurlanuly.
Virada no primeiro set foi fundamental
Guto mostrou poder de reação durante o primeiro set, já que sofreu uma quebra logo no início e permitiu que o rival saísse vencendo por 4/1 e chegasse a liderar por 5/2. O brasileiro buscou o empate e venceu a parcial no tiebreak. Bonding, que disparou 10 aces na partida, fez 4 só no segundo set e não enfrentou break-points. Com uma quebra logo cedo e outra no fim da parcial, igualou a partida.
Mas Guto retomou o controle do jogo no último set, apesar de um aparente desconforto muscular na região abdominal. Com bom desempenho no saque, cedeu apenas seis pontos em seus games de serviço, além de aproveitar a queda de rendimento no saque do britânico para conseguir duas quebras seguidas. Ele abriu 5/0 antes que Bonding pudesse evitar o ‘pneu’, mas definiu a disputa no game seguinte.
Alguém pode vim com.dados se ele.vencer esse campeonato nessa idade dele quem.tinha mais feitos e.melhor ranking ? Pra ver se ele.ganha ele vai ter muita.mkdia futuramente como joao ,muitos vão dizer q juvenil nao conta citando jogadores, mais hoje tenis mudou muito nos últimos 9 anos ,hoje se da muita importância aos juvenil e quem brilha ali brilha no profissional a nao ser que tenha lesões ou nao leve carreira a sério
O Gutão tem toda a condição de se dar bem no profissional. O que vai significar isso em termos de ranking? Top100? Top50? Mais alto? Só o tempo dirá. Espero que o torcedor tenha paciência com ele…
normalmente, os caras que vão virar alguma coisa no profissional, brilham no penúltimo ano do juvenil. Gutão tá brilhando no antepenúltimo. Porém lembro do caso, por exemplo, do Tomic que fez o mesmo e acabou não vingando no profissional.
Como não, Tomic esteve entre os vinte do mundo.
Tomic foi top 20
Então, o próximo adversário dele é um búlgaro de 18 anos e 7° do mundo. É bem difícil para um rapaz de 16 encarar outro de 18. Porém o líder do ranking juvenil é Ivan Ivanov, de 16 anos como o Guto Miguel. Mas sabemos que os jovens europeus têm muito mais oportunidades que os brasileiros. Como seria o ranking do Guto se ele morasse na Europa?
Sensacional! E o mais impressionante é que hoje foi na base da superação, lesionado e sem conseguir sacar direito, mas jogando muito firme na linha de base. E a virada do primeiro set, saindo de 2/5 para ganhar no tiebreak, permitiu dar uma segurada no segundo, para jogar solto no terceiro. O Gutão está no caminho, semi de Grand Slam juvenil, com 16 anos, na realidade América do Sul, é de impressionar. E parabéns ao técnico Santos Dumont e a toda a equipe que vem fazendo um trabalho muito, muito bom.
Viradas incríveis e, bem lembrado, mesmo machucado, tendo até pedido atendimento médico. Já merece parabéns pela campanha.
Será que um raio caiu duas vezes mesmo no Brasil?
Estamos na torcida, seria muito bom para incentivar outros jogadores e tirar um pouco do peso em cima do Fonseca, se daqui uns 2 a 3 anos tivéssemos um outro jogador competitivo a nível ATP. Assim como no feminino, seria bom que surgisse alguém também competitivo para tirar o peso das costas da Bia. Temos vários juvenis, tanto masculino como feminino, com bons potenciais para atingir; esperamos que alguns cheguem bem ao nível Pro.
Não estou afirmando que foi isso, mas se estivesse realmente lesionado, acho que não teria conseguido o triunfo! Em esportes individuais de alto rendimento, qualquer lesão, por menor que seja, compromete muito o jogo. Vejam o caso da Muchova. Estava lesionada e continuou jogando. O resultado? Bem, quem acompanhou o jogo sabe.
Olha, estou falando de algo que tanto a transmissão quanto o próprio jogador falaram na entrevista pós-jogo. E isso ficou evidentemente claro, na hora do saque a partir do segundo set, estava só empurrando a bola para o outro lado, lesão no abdômen, atrapalhava o movimento do saque, mas não muito nos golpes da linha de base. Só não sabemos a gravidade da lesão, mas que ela existe, isso é fato, não suposição.
Monstro. Que aceleração. Jogando machucado e arrebentando o grandão. Tem todas as bolas pqp alto nível. O universo ficou com pena da gente sofrer tanto com tenis e mandou logo duas estrelas pra gente.
É assim que nóis aqui de Goiás ‘vamo’ salvando o Brasil nesse Slam, kk…
VQV Gutão!
Mais um motivo de orgulho pra nossa terra!
Abs
Tão deixando a gente sonhar!
Boa, garoto!
Pena que QQ lesão que dificulte o saque pode pesar nesses 2 últimos jogos. Só de fazer uma semifinal pra mim já é um título devido ter apenas 16 anos. Já vai ser número 13 e ano que vem saindo o pessoal dos 18 anos de agora ele vai entrar no mínimo entre os 8 melhores. Se ganhar usopen então já entra agora no top 5. Melhor de tudo é que tá jogando muito..não é fake. Tem jogadores top no ranking que não fazem jus ao ranking que estão.
Mais uma boa surpresa e promessa pro Brasil.
Estamos formando bons atletas no tênis.
Maravilha.
Fiquei impressionado novamente com o Guto. Achei q ele fosse entregar a rapadura, especialmente depois q os comentaristas mencionaram uma possível injury no segundo set. Fechou o terceiro com autoridade, mesmo confirmando na entrevista injuryado, e que nao conseguia sacar normalmente. Espero realmente q se recupere pro jogo de amanhã. Tb fiquei impressionado com o ótimo ingles do Guto. Òtima pronúncia e tudo, vê-se q ele está morando nos States há algum tempo – nao sei muito da história dele. Boa sorte amanha.
Mora no Brasil
Demais!!! Torcer para a lesão no abdômen melhorar. Esta sem saques!!!
Não assiste o jogo ao vivo, assisti algumas partes, no tie break do primeiro set, vi que colocou a mão no abdômen, vi que pediu o fisio ao final do primeiro set, tomara que esteja bem pra amanhã, da pra buscar o título, se não pesar essas duas semanas com muitos jogos, vamos por mais garoto, estou na torcida, jogo por jogo
Menino de ouro
Que campanha maravilhosa do Guto. Não esperava um torneio tão bom dele, vencendo adversários muito fortes. Garoto realmente tem futuro
Técnico Santos Dumont tá ajudando o Gutão a voar alto!
Jogando mais que o JF, kkkkkkkkkkkkkkkk
Fera o garoto!!! Só teve uma atitude que os grandes nunca fazem…sacar por baixo… Bora ganhar o USOPEN Gutão!!!!