Nova York (EUA) – A melhor campanha de Guto Miguel em um Grand Slam juvenil chegou ao fim nesta sexta-feira, com a queda na semifinal do US Open em sua categoria. O goiano de 16 anos e número 1 do Brasil foi superado pelo búlgaro Alexander Vasilev, de 18 anos e número 7 do ranking, com parciais de 2/6, 6/1 e 6/0 em 1h37 de partida.
Guto vinha de oito vitórias seguidas, já que conquistou um ITF J300 no Canadá na semana passada e chegou a vencer dois top 10 no US Open, o alemão Niels McDonald na primeira rodada e o norte-americano Jack Kennedy na terceira fase. O brasileiro iniciou a semana como 19º do ranking e terá sua melhor marca, podendo chegar ao 13º lugar.
A campanha até a semifinal rende 490 pontos no ranking mundial juvenil para o brasileiro, que tem 140 a descartar. A classificação considera os seis melhores resultados de simples e mais 25% da soma entre as seis melhores pontuações nas duplas. Guto poderia chegar ao top 10 juvenil se chegasse à final. O torneio dá 1000 pontos ao campeão e 750 para o vice.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Guto chegou a ter um bom início de partida, aproveitando-se da instabilidade no saque do búlgaro, que colocou apenas 45% de primeiros serviços em quadras e cometeu cinco duplas faltas no set inicial. O brasileiro conseguiu três quebras na parcial, teve set-points quando liderava por 5/1, mas só definiria o set quando sacava para fechar, em sua quarta oportunidade.
O segundo set começou com games longos e break-points para os dois lados. Foram três quebras seguidas e ligeira vantagem para Vasilev nos pontos mais importantes. Com o tempo, o brasileiro passou a sentir mais os efeitos da lesão muscular na região abdominal, que já o havia incomodado na rodada anterior e permitiu uma nova quebra no fim da parcial. Melhor fisicamente na partida, Vasilev foi superior no último set e conseguiu mais três quebras. Guto ainda teve dois break-points longo no último game da partida, mas não evitou que o rival defisse a disputa.
Final búlgara em Nova York
A final juvenil do US Open será entre dois búlgaros. Isso porque Vasilev enfrentará Ivan Ivanov, líder do ranking mundial e atual campeão de Wimbledon, que derrotou o cazaque Zangar Nurlanuly por 6/1 e 6/4. A Bulgária tem seis juvenis campeões de Grand Slam na história, mas no masculino apenas Ivan Ivanov e Grigor Dimitrov venceram esses torneios. A maior campeã é Magdalena Maleeva com três conquistas.
Leia mais:
Começou tão bem pôxa
Sim mas parece que perdeu a cabeça e a intensidade. Talvez tenha a ver com a lesão abdominal, infelizmente.
Parabéns pela campanha, tomara que não tenha sofrido nenhuma lesão
Excelente campanha! Rumo ao top ten! Não vi o jogo, mas pelas parciais deve ter sentido a lesão. O preocupante é que teve essa mesma lesão em Wimbledon.
Visivelmente sem condições físicas ideais de jogar seu melhor tênis. O problema no abdômen fez com que só empurrasse o saque. Belíssima campanha.
Belíssima campanha. Infelizmente a lesão não o permitiu ficar no jogo em alto nível. Uma pena
Derrota triste porque o Guto era muito superior ao adversário em tecnica, aceleração e tática. Mas o corpo esta em desenvolvimento e a lesao tava incomodando muito. Lutou enquanto deu e caiu de pé! Fato é que tenis brasileiro, liderado por João fonseca, Guto, Vitória e Nauane (por enquanto) terá uma década histórica, muita alegria por vir.