Nova York (EUA) – A rivalidade entre o espanhol Carlos Alcaraz e o sérvio Novak Djokovic acaba de alcançar um feito que nem mesmo o histórico confronto entre o suíço Roger Federer e o espanhol Rafael Nadal conseguiu: duelos em todos os Grand Slam.
Mesmo se enfrentando 40 vezes, Federer e Nadal nunca se cruzaram no US Open, travando duelos nos outros três Slam. Já Alcaraz e Djokovic completarão o feito com a semi do US Open. De quebra, eles também possuem uma partida olímpica no currículo.
Se juntos Federer e Nadal não conseguiram medir forças nos quatro principais torneios do circuito, ambos alcançaram este feito nos duelos com Djokovic, que agora completa os encontros em Slam também com Alcaraz.
Será a nona vez que Djokovic e Alcaraz irão medir forças no circuito. Em Grand Slam eles estão empatados, o sérvio venceu em Roland Garros (2023) e no Australian Open (2025), enquanto o espanhol venceu duas em Wimbledon (2023 e 2024).
O sérvio venceu os outros dois principais duelos entre eles, o mais destacável deles na final dos Jogos Olímpicos de Paris em 2024. Ele também derrotou Alcaraz nas semifinais do ATP Finals de 2023.
Em sua longa carreira, Djokovic enfrentou apenas cinco rivais nos quatro Grand Slam, nos Jogos Olímpicos e no ATP Finals. Além de Alcaraz e Nadal os outros três são Andy Murray, Jo-Wilfried Tsonga e Kei Nishikori.













É algo bem curioso mesmo, se houvesse alguns jogos entre Federer x Nadal no US Open, especialmente a partir de 2008, quando o espanhol já era um tenista mais completo, eu daria uma vantagem para o Nadal. O Djokovic impediu essa final em 2010 e 2011, quando barrou Federer nas SF.
A questão é que a SF de sexta é um desafio sem precedentes no tênis. Federer e Nadal não tiveram um desafio tão tremendo, eles conseguiram sair de cena antes do auge de Sinner e Alcaraz. O Djoko tá sendo meio maluco de se meter com os dois, tendo 38 anos. Vai ser difícil, um feito assim seria o maior da carreira do sérvio, de longe.
Acredito que é isso que o Djokovic ainda quer provar para ele mesmo e para os outros, que ainda pode ganhar um Grand Slam em cima dos dois melhores tenistas da atualidade, Alcaraz e Sinner. Não sei se ainda conseguirá. Ganhar do Alcaraz ele sabe o caminho, já fez várias vezes em grandes jogos, incluindo os 2 últimos. Mas contra o Sinner a coisa muda, Djokovic tem desvantagem e ainda vem de 5 derrotas seguidas. Mas se tem algum jogador que eu não duvidaria que pode fazer algo desse tamanho, é Novak Djokovic.
Concordo plenamente, é isso que ele quer, se provar contra os dois fenômenos. Mas, vai ter que escalar uma montanha.
Um Everest. Quase impossível.
Se ele vencer este Slam, aí ele terá ganhado de uma outra geração de dois grandes tenistas que ainda ganharão muita coisa. Realmente seria incrível. Desse cara não se deve duvidar mesmo não!
Realmente sabe o caminho. Precisou de 3 horas e 52 min para bater Tourinho Assassino, em Cincy 2023 com Três tiebreaks. Em Slam , perdeu duas Consecutivas em Wimbledon 2023 e 2024 . Sabe tudo Djokovic. Rsrsrs, Abs !
Adoras contar com vitórias e conquistas de baixo mérito, não é mesmo, caro Sérgio Ribeiro? A primeira vitória em Wimbledon foi bem meritosa, já a segunda foi constrangedora, diante de um oponente limitado fisicamente por uma cirurgia recente no joelho.
Depois o tal do “Boizinho Assassino” foi colocado em seu devido lugar por El Torero, mesmo também ainda não recuperado da cirurgia nas Olimpíadas e lesionado no Australian Open. Temperou bem o fígado bovino.
E venceu enquanto “tourinho assassino” deveria ser o vencedor natural.
E falar de finais de Wimbledon, não aconselho não.
Me recordo que na final dos jogos olímpicos meu irmão do RS previu que Alcaraz triunfaria facil em 3 Sets.
Eu respondi: calma aí…não é bem assim !!! Eu joguei tênis; Meu irmão, não.
Só vai rindo mesmo. O cara desmerecer logo quem? Kkkkk
Cara se ele fosse 10 anos mais jovens ele atropelava os 2, ele sustentar e até ganhar um jogo de alto nível na idade dele contra os 2 já é um feito.
Esse esperado encontro não foi só barrado pelo Djokovic, não. A diferença é que o sérvio fez isso salvando duplo MP em ambas as situações.
A sequência é incrível: murray impediu nadal em 2008, delpo em 2009. Robredo parou Federer antes de enfrentar o Nadal em 2013, Delpo em 2017. Faltou pouco
Verdade, só que essa do Robredo foi muito antes das fases finais do torneio.
Engraçado que Federer bateu Djokovic Três vezes no USOPEN, sendo uma na Final ( Sérvio perdeu 6 no Total ) , e vem Mestre Jonas cravar em Nadal depois de 2008 . As vezes tu me lembras Nick Kyrgios , caro Jonas rs . De 2015 até 2021 , Nadal não venceu Uma só partida contra Federer nas duras . Está pegando muito mal . Acho então uma vergonha Federer aos 38 , eliminar Djokovic do ATP Finals 2019 . Suíço fez Final de Wimbledon e Semi do Finals 2019 . E na sequência, Final do AOPEN 2020 . Isto Mestre Jonas não conta … rsrs. Abs !
O último US Open vencido pelo suíço foi justamente em 2008, quando ainda dava pra ele ganhar (tinha 26 anos), em cima de Hewitt, Roddick ou do próprio Djoko iniciando sua carreira (20 anos).
Em 2009 ele perde para o Del Potro. Se houvesse um Fedal a partir de 2008 ou 2010, creio que Nadal seria favorito na maioria das vezes.
O last dance entre Nadal x Federer ocorreu em 2019 (Wimbledon), de onde você tirou 2021? (Não jogaram)
Como um jogo tão sem importância é tão relevante para você.
Nem Mr. Federer nem Djokovic se lembram dele.
Ótima resenha. Concordo que será memorável se Djokovic vencer.
Concordo plenamente.
Pior q tô torcendo pra Djokovic ganhar, pra ser amassado por Sinner na final
será a maior rivalidade de todos os tempos
Isso é o que chamo de perfeita tolice. Que importância tem o referido fator? Será que a rivalidade entre “Federer e Nadal” acabou por se configurar menor mediante isto? Por falar no tema, já há uma “rivalidade entre o espanhol Carlos Alcaraz e o sérvio Novak Djokovic”? Não soa precipitado, e até inútil, forjar uma situação que está longe de ter consistência? Oh, me perdoem, esqueci da patologia marqueteira, cujo intuito é vender o produto nem que seja a fórceps…
Valmir, existe sim essa rivalidade. É uma das mais quentes do tênis atual, inclusive, talvez perdendo somente para Sinner x Alcaraz.
Djoko e ele jogaram diversas partidas importantes:
– Duas finais de Wimbledon;
– Final Olímpica;
– FInal mais longa da história de Masters 1000;
– Semi de RG e ATP Finals;
– Quartas de AO.
Quanto ao Fedal, penso que diminui, sim, o valor da rivalidade entre eles. Significa que não deram conta (um ou ambos) de avançar para jogar entre si.
Eles jogaram também na SF de MAdri em 2022,e foi a prinmeira vez .Djokovic vindo de vários jogos sem jogar devido pandemia. Partida disputadíssima. Primeiro set decidido num tie break a favor de Djoko e segundo 7 x 5 e terceiro outro tie break onde Alcaraz vence pois ganhou tb o segundo set.
Como não dizer que Djokovic teve mais dificuldades que os outros dois bigs? Isso é a prova cabal.
Este fato só mostra o quanto a rivalidade “Fedal” é superestimada. Os dois não chegam perto da qualidade e versatilidade do grande Big One que prevaleceu sobre os principais rivais.
Djoko está voando mas hoje tudo conspira contra ele na partida contra Alcaraz: temperatura em torno de 28 graus, adversário melhor fisicamente e que, muito provavelmente contará com apoio da torcida local. Além disso, o Alcaraz de hoje está muito mais preparado do que o Alcaraz do último confronto entre os dois, exibindo uma maturidade psicológica que o torna ainda mais perigoso. Vai ser um jogaço!!