Londres (Inglaterra) – Voltando a competir após três semanas, o carioca João Fonseca caiu no ranking desta segunda-feira. Sem defender os seis pontos das oitavas de final do challenger de Chicago do ano passado, o número 1 do Brasil perdeu duas posições, caindo do atual 47º para o 49º lugar.
Mesmo se mantendo no top 50, o tenista de 18 anos precisará de uma boa campanha em Toronto para não deixar esta faixa de ranking. Isso porque ele terá de defender os 75 pontos da conquista do challenger de Lexington nesta semana. Para isso, precisará fazer ao menos oitavas de final no Canadá, ou seja, vencer três partidas.
Fonseca estreia no Masters 1000 canadense na tarde desta segunda-feira, por volta de 15 horas, contra o australiano Tristan Schoolkate, vindo do qualificatório.
Em caso de vitória na primeira rodada, João terá pela frente o italiano Matteo Arnaldi, cabeça de chave 32. Já em um eventual duelo de terceira fase, ele pode cruzar com o alemão Alexander Zverev, principal favorito ao título. Outros nomes deste quadrante são o do argentino Francisco Cerúndolo e do holandês Tallon Griekspoor.
O nosso Big J e’ apenas um menino diferenciado. “Menino do Rio.” Comecar a defender pontos e’ a tarefa mais dificil do tenista. Eu espero ele nao se sinta pressionado. Quem tem que bater ele sao os outros. Se perder, sera’ natural. Vai que e’ sua Big J.
Eita. Não vai ter vida fácil para se manter no top 50. Tomara que consiga ótima campanha em Toronto.
Os detaques da semana no ranking são o melhor ranking de Ben Shelton, agora 7 do mundo, igualando o melhor ranking dos americanos Johan Kriek, Sandy Mayer, Tim Mayotte, Brian Teacher, Mardy Fish e Jay Berger, do italiano Flávio Cobolli, agora 17 do mundo e do espanhol Alejandro Fokina, entrando no TOP20, tornando-se o 26º espanhol TOP20 de simples masculino na história, igualando o ranking de Albert Portas e Marcel Granollers. Também destaco a entrada no TOP50 do francês Corentin Moutet e do argentino Camilo Carabelli, respectivamente 46 e 47 do mundo, ambos da geração 1999, tornando-se o 10º e 11º dessa geração no TOP50, após De Minaur, Shapovalov, Fokina, Popyrin, Kecmanovic, Etcheverry, Marozsan, Ruusuvuori e Bergs.
Normal, o cara joga 2 partidas por mês.
O João tem 18 anos e fica 3 semanas sem participar de torneio algum. Teve algum problema físico? descansar aos 18 anos? imagine quando chegar aos 30..se é que ele jogará até lá. Guga jogava mesmo com o quadril caindo. Gosto e torço pelo João, mas está na hora de ser mais humilde, pois já está estrela de mais aos 18 anos.
descansar…. Cada uma mesmo. Ser mais humilde? O quanto voce conhece dele para afirmar algo sobre isto?
Cara essas três semanas sem jogar ele não tá de férias pegando uma praia não hahaha ele usa essas pausas para trabalhar em vários pontos, principalmente o físico que ele ainda tem que melhorar por causa da idade.
Sem essa de humildade. Daí que o Sr felizmente não faz parte do Staff de JF . Tudo que Nadal , Del Potro e Thiem, fizeram de bobagem no início de carreira, Brasileiro está fazendo o oposto. Era TOP 656 em Fev/2024 . Já TOP 50 aos 18 aninhos, não precisa jogar Quali em Torneio grande algum . Vai jogar hoje na Quadra Central como atração. Já tem cachê garantido até na Basiléia. O mais jovem Tenista a ser convocado para a milionária Laver Cup. Vai disputar no máximo os 19 Torneios que contam pontos, nas 52 Semanas. Abs !
Vamos primeiro considerar que há 24 anos um jogador não avançava tão jovem a terceira rodada de dois slams, como fez na Austrália e RG, então é uma visão muito imediatista. O salto no ranking dele é espetacular e as paradas que ele dá são para aprimorar o físico e tática. Não tirou férias. Eu juro que não entendo essa impaciência. O cara só evolui, tem números precoces que remontam há 24 anos, disputa firme com top20 no primeiro ano completo de circuito.
eu acho que o unico problema dessas causas muito longas e chegar sem ritmo de jogo, acredito que ele deveria ter tentado o atp 500 de washington pelo menos na ultima semana antes de montreal… pra chegar com ritmo, que muitas vezes conta mais do que ranking. se ele deslanchar em montreal vai chegar ao US Open perigoso…mas se cair em primeira rodada complica…
Esses comentários são de chorar de rir kkkkkk eh tipo um stand up escrito kkkkkk
Bom mesmo é o jogador todo torneio sem criterio e planejamento, e se quebrar a ponto de não conseguir jogar mais, Igual o Thiem fez para competir.
Que agonia e que desespero, As pessoas acham mesmo que a equipe que o cara tem não sabem o que esta fazendo!
Falta humildade pelo que? Por planejar um calendario?
é cada uma.
Tem tudo para chegar no duelo com o Zverev. Agora nesse duelo uma grande incógnita. Primeiro se o Zverev chegará, e depois como estará sua condição mental. Se estiver 100% saudável da cabeça acho que o Fonseca não tem chance.
Considerando que hoje em dia (talvez sempre tenha sido assim), não deve haver ninguém cem por cento saudável da cabeça, o João terá chances. Afinal, de médico, analista de tênis e de louco, todo mundo tem um pouco.
Antes que critiquem a escolha, pois assumiu um risco. Ele está no 1o. Ano completo de ATP. Se chegar e perder para o Zverev, já valeu aprendizado.
Ai, pensei que já tinha perdido, “Fonseca cai”… é a tarde o jogo ainda…
Não entendi por que não jogou em nenhum dos ATPs 250 e escolheu ficar 3 semanas sem jogar.. especialmente por que teria pegado chaves muito boas
Se ler os comentários aqui, filtrando naturalmente, vai entender.
Era pra ter jogado o atp 500 dos EUA, o problema é que tem uma turma aqui que é pai, mãe e tio do Fonseca que ninguém pode atribuir uma critica a ele, é um bom jogador, no momento apenas isso, pra um dia chegar perto de Sinner e Alcaraz têm que escalar um Everest e um topo desse só se escala se preparando e jogando.
Tenho certeza que ele esta perto do Sinner e tantos outros top 10 quando tinha a mesma idade, e esta fazendo o correto. No entanto temos alguns Tonis Nadal aqui que conhecem muito mais de tenis que toda equipe do JF.
Foi eliminado, eu falei antes, deveria jogar ATP 500. Quem tem que se poupar em torneios 500, 250 são Sinner, Alcaraz, Novak Djokovic, o João não. Ele precisa mudar a equipe técnica urgente se quiser um dia ser um top 5
O João fica tanto tempo sem jogar que deverá ter problemas em Toronto por falta de ritmo!
Eu li no mix vale que o joao jogou ontem a noite as 21 e 30 e venceu o primeiro jogo no masters do Canadá, a notícia dizia ainda que o próximo jogo seria contra o mateo arnaldi. A fake news chegou no tenis.
Subiu rapido por meritos próprios e uma equipe em sintonia. Agora verdadeiramente começa a caminhada real em busca como ele mesmo verbaliza. Ser o numero 1 do mundo. Talento é visivel e notório q J.F. tem. Sucesso!