Londres (Inglaterra) – Pela segunda vez na carreira, Amanda Anisimova disputará as quartas de final de Wimbledon. A norte-americana de 23 anos e número 12 do mundo repetiu a campanha de 2022 ao superar a tcheca Linda Noskova, 27ª do ranking, por 6/2, 5/7 e 6/4.
“Foi um jogo duro, Linda exigiu muito de mim. É uma adversária difícil de enfrentar. Tivemos uma dura batalha e tentei manter a compostura e controlar as emoções durante o jogo. E meu time continuava dizendo para acreditar em mim mesma”, disse Anisimova, na entrevista em quadra.
Visivelmente emocionada, a jogadora de 23 anos reconheceu que não imaginava chegar tão longe no torneio. Na edição passada, ela ainda ocupava o 189º lugar do ranking. E com a campanha em Wimbledon, está muito próxima de uma inédita entrada no top 10. “É incrível! Ano passado eu estava jogando o quali aqui e não esperava voltar às quartas”.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Semifinalista de Roland Garros com apenas 17 anos em 2019 e ex-número 2 do ranking juvenil, Anisimova teve dois longos afastamentos do tênis, o primeiro logo depois da perda do pai em 2019, e o mais recente em 2023, para cuidar da saúde mental. Ela ficou oito meses longe do esporte, dedicando-se a atividades voluntárias e só voltou ao circuito quando se sentiu em plenas condições de competir. Anisimova voltou às quadras no ano passado, fora do top 300, mas teve bons resultados e terminou 2024 na 36ª posição, com destaque para a final de Toronto. No início deste ano, conquistou seu primeiro WTA 1000 em Doha.
Anisimova enfrenta nas quartas a russa Anastasia Pavlyuchenkova, outra repete o melhor resultado da carreira no torneio e iguala a campanha de 2016 depois de vencer a britânica Sonay Kartal por 7/6 (7-3) e 6/4. A norte-americana lidera por 3 a 0 o histórico contra Pavlyuchenkova, de 34 anos e 50ª do ranking. O primeiro confronto entre elas foi em 2018 e os outros dois foram no ano passado.
Back in the #Wimbledon quarter-finals 💪
Amanda Anisimova defeats Linda Noskova 6-2, 5-7, 6-4 pic.twitter.com/bwQo7aQaEY
— Wimbledon (@Wimbledon) July 6, 2025
Apesar dos quatro aces de Noskova no primeiro set, Anisimova soube aproveitar as chances que teve nas devoluções de saque e conseguiu duas quebras. A primeira logo cedo, para sair vencendo por 3/0 e a segunda já no fim do set, além de escapar dos dois break-points que enfrentou na parcial.
Noskova reagiu no início do segundo set. Dona de um bom saque e com golpes mais retos, como muitas jogadoras tchecas, a jovem de 20 anos abriu vantagem cedo e chegou a liderar por 5/3. Embora tenha sofrido uma quebra quando sacava para fechar, conseguiu recuperar a vantagem no fim da parcial.
A jovem tcheca também esteve à frente no placar no terceiro set, chegando a liderar por 3/1. Era um momento em que Anisimova parecia mais frustrada porque não conseguia ameaçar tanto o saque da adversária, mas aproveitou um game com três erros de Noskova para igualar o set. Na reta final da partida, a norte-americana mudou um pouco a tática, tentou tirar o peso da bola e jogar com mais margem de segurança, conquistando mais uma quebra para fechar o jogo.
No ranking ao vivo, Amanda está em oitavo lugar e sai do top 10 somente com uma combinação muito improvável de resultados.
Foi um jogo de muitos erros não forçados.