Doha (Qatar) – No encontro entre duas tenistas que buscavam o primeiro título de WTA 1000, Amanda Anisimova conquistou seu maior título da carreira em Doha ao derrotar a letã Jelena Ostapenko por 6/4 e 6/3 em 1h21 de partida. A jovem norte-americana de 23 anos chegou ao terceiro título no circuito em cinco finais disputadas. Ano passado, já havia ficado com o vice no 1000 de Toronto.
Anisimova é apenas a segunda tenista dos Estados Unidos a conquistar o título, juntando-se a Monica Seles em 2002. Ela também garante um grande salto no ranking, depois de começar a semana na 41ª posição. Na próxima segunda-feira, aparecerá pela primeira vez no top 20, superando seu recorde pessoal que era o 21º lugar. A campeã levará para casa um prêmio de US$ 597.000 e somará 1.000 pontos no ranking.
Semifinalista de Roland Garros com apenas 17 anos em 2019 e ex-número 2 do ranking juvenil, Anisimova teve dois longos afastamentos do tênis, o primeiro logo depois da perda do pai em 2019, e o mais recente em 2023, para cuidar da saúde mental. Ela ficou oito meses longe do esporte, dedicando-se a atividades voluntárias e só voltou ao circuito quando se sentiu em plenas condições de competir.
What a moment for @AnisimovaAmanda 😆#QatarTotalEnergiesOpen pic.twitter.com/qzI418demp
— wta (@WTA) February 15, 2025
Ao longo da semana em Doha, a norte-americana eliminou grandes nomes como Paula Badosa, Victoria Azarenka e Leylah Fernandez. Nas quartas, fez o jogo mais longo da rodada contra a ucraniana Marta Kostyuk, que teve 2h29 de duração. E no dia seguinte, acabou com uma série de oito vitórias da russa Ekaterina Alexandrova, que vinha de título em Linz.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Vice-campeã neste sábado, Ostapenko disputou sua segunda final em Doha e repetiu a campanha de 2016, quando tinha apenas 18 anos. A letã tem agora três finais de torneios de nível 1000, ainda sem conquistas neste porte, mas já ganhou um Grand Slam, no saibro de Roland Garros em 2017. Ex-top 5 e atual 37ª do ranking, ela eliminou a tricampeã Iga Swiatek e nomes como Jasmine Paolini e Ons Jabeur para voltar ao top 30 do ranking. Ela recebe US$ 351.801 e 650 pontos na WTA.
Boa adaptação às condições com chuva e vento
Em um início de partida com muito vento em quadra, Anisimova parecia se adaptar melhor às condições. Ela se aproveitou de instabilidade no saque de Ostapenko, que cometia duplas faltas e colocou poucos primeiros serviços em quadra para conseguir uma quebra e abrir 3/2 no set inicial. A letã, reconhecida por seu jogo agressivo e de muita potência nos golpes, buscou o empate imediatamente, mas voltaria a ter o serviço quebrado pouco depois, de novo com winner de devolução. Anisimova manteve o saque na sequência e fechou o set, com 10 a 9 em winners e 12 erros contra 19 da rival.
Blink and you’ll miss it 🫨@AnisimovaAmanda | #QatarTotalEnergiesOpen pic.twitter.com/beCyCZtqmT
— wta (@WTA) February 15, 2025
Apesar de ter enfrentado um break-point logo no início da segunda parcial, Anisimova novamente saiu com quebra acima, enquanto Ostapenko se desentendeu com a equipe e pediu para o técnico ir embora da quadra. Logo dpeois disso, a letã devolveu a quebra de saque e buscou empate para 2/2. Ela também salvou um break-point no game seguinte. Já quando o placar marcava 3/3, começou a chover, forçando a interrupção da partida.
Na volta, Ostapenko cometeu outra dupla falta e sofreu com a devolução muito pesada de Anisimova, que vinha muito eficiente com o backhand, e logo conseguiu a quebra. A jovem norte-americana salvou um break-point no oitavo game e seguiu pressionando o serviço da letã para quebrar novamente e fechar o jogo. Anisimova fez 26 winners contra 16 de Ostapenko, cometeu 27 erros contra 36 e contou com as dez duplas faltas da letã para criar 12 break-points e conseguir cinco quebras.
Animisova fazendo a alegria do circuito com está vitória.Ostapenko é irregular demais!!!
Pois é, mas quando ver a Iga no caminho ela se transforma numa Serena Willians (pois ambas tem quase o mesmo estilo de jogo) causando medo na Iga, agora a Ostapenko estava nervosa demais por isso sofreu muitas quebras hoje.
A soberba precede a queda. Ostapenko, tenista medíocre no quesito humildade, levou o dela..Nunca, veja bem, nunca chegará aos pés de uma Iga ou de uma Sabalenka, mas a arrogância e a prepotência dela é como se ela fosse a Serena Willians…tomou….achei pouco.
ok que ela pode ter algumas atitudes não muito legais, mas se a WTA permite não tem o que fazer e a sua adorada Iga nunca ganhou dela
Coloca a carreira da Iga ao lado de qualquer jogadora do circuito hoje..aí me fala…
Não importa cara, pois neste momento não se estás analisando as boas conquistas da polonesa e sim o retrospecto H2H, agora se você quer que eu cite alguém eu citaria Kvitova que tem de 30 títulos, com 2 slams incluindo Winbledom enquanto a Iga tem 22, então cara devido ao assunto não estou analisando sobre isso hoje, ok meu caro.
3 finais wta100 sem 100% de aproveitamento…
Cara você tem que aceitar que a sua adorada IGA foi massacrada pela Ostapenko e sempre a teme, veja só esta ela na chave dela de novo no próximo torneio e do jeito que esta que se não mudar a atitude, caso se enfrente de novo, vai perder de novo para a Ostapenko e você vai ficar sempre querendo encontrar argumentos. Aceite William que sua ídola não consegue neutralizar a Ostapenko ou tem n dificuldades contra ela , assim como algumas tem dificuldades contra outras é assim que esta o tênis feminino que acho absolutamente normal.
Seu eterno amor pela Iga.
Já consigo ver daqui a 20 anos quando a Iga parar de jogar e fizerem um documentário sobre suas conquistas. Vai ter um lugar especial para Ostapenko como a única jogadora que parou a polonesa.
Um encontro das duas e a Ostapenko: “Vem aqui Iga, me dê um abraço?!?”
kkkkkk
Porém concordo que tão cedo a Iga não vence a Ostapenko, já que nem jogar contra não esta conseguindo.
Não assisti ao jogo, mas Anisimova foi a surpresa da semana junto com a Alexandrova.
Lamento dizer,mas o histórico e os números não me permite mentir sobre tal assunto.
Disse bem: Iga terá documentário e olha lá se não tiver até estátua dela em algumas quadras mundiais…por outro lado, ninguém vai lembrar da Ostapenko….Kkkkķkk
Que bobagem, a bicha joga demais e é autêntica ( não é simpaticona e por isso não fica fazendo média) e é uma das minhas preferidas do circuito assim como Danielle Collins, outra que joga demais e é verdadeira!
Pois é Marcos o fanzoca da Iga, William, não aceita que a sua ídola é freguesa da Ostapenko e tenta desmerecer ela só porque atropela a ídola dele, realmente é um juninho mesmo que deve conhecer o tênis a partir de 2021, quando a polonesa começou ater mais espaço.
Jogadora talentosa. Superando as dificuldades pessoais mencionadas na matéria, vai subir no ranking e será candidata para um top 10.
Realmente estava imprevisível como afirmei ontem, pois Alexandrova ganha da Sabalenka e de Pegula ,mas perdeu para Anisimova que ganhou hoje da Ostapenko, agora a Ostapenko estava muito nervosa que sentiu o peso contra a adversária que não tinha pressão.
Anisimova jogou absurdo kkkkkkkkkkkkkkk, o bachand dela é um dos melhores do circuito, ela faz MT Winners
Com esse Serviço deita e rola contra Swiatek. Já está aos 27 anos e sempre na hora do vamos ver… Pelo menos Anisimova se recupera mentalmente ainda aos 23 . Esta pode começar a dar trabalho na WTA , a nível de vôos mais altos. Abs!
Certeza!!! Torço pelo sucesso dela.
Bate bonito a garota, não importa o lado, forehand e backhand, uma beleza o jogo da Amanda, como diria Milton Leite.
Ostapenko me surpreendeu, deu um abraço na campeã no final da partida, reconhecendo a vitória da outra.
Verdade, agora a Ostapenko estava muito nervosa e sentiu o peso de decidir contra uma azarona, segundo a s bolsas de apostas.
Ostapenko é tenista por profissão, e barraqueira de coração.
Marcos achei que hoje ela teve uma boa atitude, diferente de outros dias, talvez porque estava nervosa.
Parabéns a Anisimova que mesmo jogando de forma simples mereceu, mas achei que a Ostapenko iria vencer porque fez uma campanha melhor só que estava muito nervosa aí não conseguiu atingir objetivos, então se fosse para apostava eu apostava na letã mas como não apostei não perdi dinheiro rsrs.
O nervosismo da Ostapenko se explica pelo fato dela ter jogado como favorita. Neste caso, a pressão é muito maior. Na semifinal contra a Iga, a responsabilidade de ganhar e consequentemente maior pressão estava com a polonesa. A Amada Anisimova teve um início de carreira promissor mostrando talento, porém enfrentou alguns problemas físcos e também problemas pessoais, principalmente a perda do seu pai em 2019, e por isso acabou não evoluindo na carreira. No entanto, ela ainda está nova, tem 23 anos, parece mais madura e motivada, aumentou o seu nível e conseguiu, merecidamente, conquistar o seu primeiro WTA 1000. Parabéns para ela. Para quem não dá tanta importância aos resultados, tanto a Anisimova quanto sua compatriota, Madyson Keys, com as importantes conquistas obtidas neste início de 2025, a meu ver mudarm de patamar e ficaram um degrau acima de muitas outras concorrentes que ainda não têm no currículo uma conquista do mesmo nível.
Concordo, só acrescentaria que a Keys atingiu um degrau maior porque foi campeã de SLAM (muito superior a título se MASTER) e mostrou que tem mais armas, de jogo, do que a Anisimova ,porque a Keys saca melhor e faz algumas variações que a Anisimova ainda não sabe fazer, mas como você mesmo disse ela é jovem e terá tempo para evoluir que só depende dela.
Ah, q pena. Aquela simpatia da Ostapenko perdeu? Q tristeza.