Londres (Inglaterra) – Além da lucky-loser argentina Solana Sierra, número 101ª do ranking da WTA, outra tenista à sombra da sul-americana, mais festejada pela imprensa, está comemorando uma façanha em Wimbledon. A turca Zeynep Sonmez foi outra que fez história no torneio ao garantir vaga na 3ª rodada, a primeira tenista do país – homem ou mulher – a ir tão longe em um Grand Slam na Era Aberta. Até então, a jogadora de Istambul não havia passado da primeira rodada num Slam: em Roland Garros, no ano passado e neste e no Australian Open de 2024.
Na estreia, a turca de 23 anos, 88º do mundo, passou pela francesa Jaqueline Cristian, nº 52 da WTA, por 7/6 (7/3) e 6/3. Na segunda fase, eliminou a chinesa Xinyu Wang, recente finalista em Berlim, por duplo 7/5.
A emoção tomou conta da tenista turca e de sua equipe, familiares e amigos, que festejaram de forma entusiasmada. Sonmez também disputou a chave de duplas ao lado de Polina Kudermetova, caindo na segunda rodada diante das cabeças 2. Por vaga nas quartas, a jogadora árabe vai duelar com a russa Ekaterina Alexandrova, de 30 anos, nº 17 do mundo.
Apenas dois tenistas da Turquia haviam vencido partidas da chave principal de Grand Slam na Era Aberta, informa o site da WTA. A ex-número 60, Cagla Buyukakcay, a jogadora de seu país com o melhor ranking em todos os tempos, chegou à segunda rodada de três Grand Slam em 2016 e 2017, mas nenhuma em Wimbledon. Do lado da ATP, o ex-número 77, Marsel Ilhan, chegou à segunda rodada de sete Grand Slam entre 2009 e 2015, incluindo duas vezes em Wimbledon, mas nunca foi além.
Antes da Era Aberta, a última turca a chegar à terceira rodada de um Slam foi Bahtiye Musluoglu, que chegou a essa fase em Roland Garros em 1950, esclarece a Associação de Tênis Feminino.
Sonmez não sabia, antes da partida, que a história estava em jogo. “Eu nem sabia”, disse ela. De fato, embora a terceira rodada de um torneio importante seja um marco para seu país, não é algo que Sonmez almejava especificamente enquanto crescia. “Eu nunca sonhei em chegar à terceira rodada de Wimbledon. Eu sonhava em vencer.”
Depois da vitória, Sonmez passou bastante tempo tirando fotos com sua torcida. Alguns torcedores viajaram de Istambul para apoiar sua compatriota. Um deles foi Hudai, que liderou um grupo de torcedores em cânticos vibrantes de “Sonuna kadar destekleyeceğiz seni, Zeynep”. (“Nós te apoiaremos até o fim, Zeynep.”)
Parabéns, importante para o tênis revelar novos talentos em países de pouca tradição neste esporte.
òtimo. Parabens pra ela.
mas há diferenças :
A Sonmez já tem 23 anos, 85º de rank. e há tempo andando no circuito
Já a Solana acaba de cumplir 21 anos, tava 101º e novata no circuito WTA
E tbm… Sonmaz ainda na terceira rodada… enquanto que Solana já passou, já está nas oitavas
Que tudo seja bom para as duas.