Fonseca: “Foram dois sets muito rápidos, mas tenho bastante a aprender”

Foto: Florian Eisele/AELTC

Londres (Inglaterra) – Com o fim de sua participação em Wimbledon, João Fonseca avaliou seu desempenho na partida desta sexta-feira contra o chileno Nicolas Jarry pela terceira rodada. O carioca de 18 anos e número 1 do Brasil lamentou o nível de atuação nos dois primeiros sets, em que teve poucas chances no saque do adversário, mas sentiu melhora a partir da terceira parcial. Ainda com pouca experiência no formato melhor de cinco sets, o jovem tenista assimila lições importantes para a sequência da temporada e os próximos anos de carreira.

“Acho que o Nico jogou muito bem no começo, impondo um ritmo muito forte, tanto no saque quanto na devolução. Estava difícil para mim porque não estava acertando tanto o primeiro saque e ele foi mais protagonista, coisa que eu gosto de fazer”, disse Fonseca após a derrota por 6/3, 6/4, 3/6 e 7/6 (7-4) para Jarry. “Já no segundo set, ele começou sacando muito melhor e teve um break logo no início, o que o deixou mais tranquilo na partida. Os dois primeiros sets foram muito rápidos. No terceiro, consegui manter mais o meu saque, quebrei pela primeira vez e comecei a jogar melhor, mais confiante”.

“Mesmo perdendo os dois primeiros sets, aprendi que ainda é possível virar uma partida. Só é preciso manter o foco, porque tudo pode mudar rapidamente. No quarto set, cheguei a ter 0-40 no saque dele e senti que ele estava errando mais, talvez por sentir a pressão. O tiebreak poderia ter ido para qualquer lado, mas ele sacou muito bem e isso foi mérito dele. Poderia ter feito algo diferente, sim, mas sigo com a cabeça erguida”, afirmou o atual 54º do ranking, que entrará no top 50 após o torneio.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

Mesmo com a eliminação, Fonseca sai satisfeito com a campanha em Wimbledon e iguala seu melhor resultado em Grand Slam na carreira, feito este ano em Roland Garros. “Com certeza saio com muitas lições. Jogar um Grand Slam é diferente. Os jogadores são mais concentrados e cada ponto conta muito. E na grama, você tem que estar sempre focado no saque, porque às vezes vai ter uma chance no 30-40, o cara mete um ace e você tem que continuar positivo”.

Evolução física e sequência da temporada

O jovem tenista também comentou sobre as dores sentidas durante o jogo, mas garantiu que não é nada sério. “Eu fiz muitos slides, e em um deles, justamente num break-point, senti um pouco o quadril. Foi só um estiramento leve. O atendimento ajudou a acalmar. Não é nada grave”, tranquilizou. Ele também celebrou sua evolução física desde o início da temporada. “Na Austrália, eu ainda não tinha certeza se conseguiria jogar cinco sets. Depois daquele jogo contra o Lorenzo Sonego, percebi que posso sim. Não é algo que me preocupa mais. E mesmo quando você está perdendo um set ou dois, tudo pode mudar muito rápido, especialmente na grama”.

Sobre o nível apresentado por Jarry, Fonseca foi só elogios. “Ele tem ótimos golpes dos dois lados, um forehand e saque incríveis. Quando está confiante, é difícil jogar contra ele. No quarto set, senti que estava jogando melhor que ele, mas no tiebreak ele sacou muito bem. Parabéns para ele, jogou agressivo, confiante. Acho que pode ir longe no torneio”.

O carioca também comentou sobre o calendário das próximas semanas. “Minha base ainda é no Brasil, então preciso voltar e descansar um pouco. Não sei qual será o próximo torneio ainda. Costumo fazer blocos de quatro ou cinco semanas. Depois disso, é hora de descansar de novo. No futuro, talvez eu tenha uma base na Europa, o que vai facilitar bastante. Mas por enquanto, é seguir assim”.

Subscribe
Notificar
guest
59 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
SDR
SDR
8 dias atrás

O cara fez dois sets muito bons, muito fortes, é natural cansar um pouco no terceiro set. Aí entra o foco, o preparo físico, etc. O João aproveitou bem o terceiro set e “quase” conseguiu levar para o quinto set.

Tito
Tito
8 dias atrás

Jogou muito bem, Nico também e se valeu do saque. Pena, mas vamos para o próximo…

Ricardo Schwery
Ricardo Schwery
8 dias atrás

Sempre evoluindo e entendendo os difíceis caminhos do tenis de alto nivel! Bora pra frente!

Marcos
Marcos
7 dias atrás
Responder para  Ricardo Schwery

Bora pra frente porque o “paitrocinio” espera resultados

Blumenau
Blumenau
8 dias atrás

Tranquilidade, sua hora vai chegar. Devagar se vai ao longe, devagar se chega lá.

Flávio
Flávio
7 dias atrás
Responder para  Blumenau

Assino embaixo.

Marcos
Marcos
7 dias atrás
Responder para  Blumenau

Tem tenis para ganhar challenger

SDR
SDR
7 dias atrás
Responder para  Blumenau

Exatamente. O João já está num lugar que poucos chegam na mesma idade. Com tranquilidade, vai chegar muito longe.

Rodrigues
Rodrigues
8 dias atrás

Os cornetas do futebol , aqueles que não aceitam que no tênis toda semana tem eliminação ( mais dolorida do que a derrota do futebol) , não aceitam que na grama muda completamente o peso dos fundamentos . É por isso que temos um Cilic , Jarry e , um Majchrzak vivos na R4 . O saque vale muitas vezes mais na grama do que nos demais pisos . Quando havia torneio em carpet era a mesma coisa . Vira uma “disputa de pênalti” . Se o cara acertar o saque nos breaks , esquece . Não tem resposta . E foi a regra hoje no jogo do Joao . João tem um saque mais fraco e não sacou seu melhor nos breaks dos 2 primeiros sets .
Quando vc olha quem ganhou mais pontos nos pontos acima de 3 trocas , praticamente só deu JF . Quem joga mais ? Vai de cada um . Pra mim , JF jogou mais , é muito mais jogador, ganharia 9 em 10 partidas no saibro e no hard e criou mais chances de breaks inclusive . Mas Jarry ganhou “nos pênaltis ” , acertando seus saque nos breaks e dando “sorte” com saques em que conseguiu responder na quadra .
E isso explica por que o monstro Nadal teve muito menos sucesso neste piso em relação aos demais pisos . Tambem explica o sucesso do Djoko , que não era exímio sacador , mas sua devolução de saque é de outro planeta . E Federer , que tinha o maior equilíbrio entre saque , slices, movimentação e voleios .

Marcelo Krebs
Marcelo Krebs
7 dias atrás

Agora ele volta pro Rio..
Fica mais 3 semanas namorando enquanto os outros com ranking similar ou melhor estarão jogando…sem preguiça rapaz!

Profeta do Kaos
Profeta do Kaos
7 dias atrás
Responder para  Marcelo Krebs

Certo ele! Hormônios a mil, flor da idade, namoradinha…
Torneio tem toda a semana. Há coisas mais importantes que o tênis. Só se vive uma vez!

Diego
Diego
7 dias atrás

Eu já tô é desanimando dele,já tenho dúvidas se ele vai chegar a fazer alguma campanha boa em Grand Slam,Masters,sempre com essa desculpa

lucas
lucas
7 dias atrás
Responder para  Diego

esta acompanhando o esporte errado amigo, tênis é isso ai, mais se perde do que ganha

Diego
Diego
7 dias atrás
Responder para  lucas

Eu sei disso,mas já são muitos jogos ganháveis que ele deixa escapar, isso cansa muito

SDR
SDR
7 dias atrás
Responder para  Diego

Ele vai superar esses detalhes que tem feito perder jogos logo logo. Se observar melhor vai ver que ele evolui a cada torneio. Esse tipo de jogador, que tem um saque fulminante, ele não tinha enfrentado ainda, quanto mais na grama.

Ramon Silva
Ramon Silva
7 dias atrás
Responder para  Diego

Ainda bem que ele não precisa da tua torcida e nem do teu desânimo…é top 50 sozinho…haha

Diego
Diego
7 dias atrás
Responder para  Ramon Silva

Já podia estar muito melhor se caprichasse mais,perder pro 143 do ranking depois de ganhar de dois atletas que eram bem melhores é desolador,perder para um tenista que tb nunca tinha chego tão longe em Winbledom,perder para um quali já na 2ª rodada, ele era o favorito, ele tinha que comandar esse jogo,e foi dominado

Lucas
Lucas
7 dias atrás
Responder para  Diego

Meu caro, vai estudar um pouco tênis. O ranking do Jarry atual não condiz com o nível de jogo dele. Ele foi número 16 do mundo a 1, 2 anos atrás. Ele enfrentou um problema neurológico sério de um ano pra cá que fez o jogo dele decair, mas está voltando aos poucos a ser o jogador perigoso que sempre foi. Na grama, o saque faz muita diferença e, se você olhar as estatísticas, vai ver que o chileno acertou 24 aces. Se tiver visto o jogo, vai ver que boa parte dos aces foi nos BP’s contra. Mérito total do chileno. Em vez de se desolar, exalte o adversário que jogou melhor e mereceu. JF ainda vai crescer muito, melhorar a devolução, crescer fisicamente e melhorar a técnica, mas, ainda assim, irá perder jogos “ganháveis” por que o tênis é assim, não é só a técnica que conta, rem o mental, o físico… você acha que JF não quis caprichar ?! O capricho no tênis não é fácil, até os melhores da história erram bolas fáceis.
Busque entender mais de tênis antes de julgar. Fica a dica.

Diego
Diego
7 dias atrás
Responder para  Lucas

Amigo,ele tem 29 anos,nunca passou para a 3ª rodada em Wimbledom,Jarry não é bobo,mas tb é bem ganhável sim,Fonseca era o favorito e não fez valer,simples.Não adianta

Rene
Rene
7 dias atrás
Responder para  Diego

O ranking do Jarry é mentiroso cara ele ficou doente e não conseguiu defender pontos era 16 e em poucos meses foi para 143 esta em fase de recuperação vai ficar melhor ainda da um tempo para João que está evoluindo bem

Luiz Otávio
Luiz Otávio
7 dias atrás
Responder para  Ramon Silva

Pois é… quem acompanha tenis fica chateado porque teve chance. No entanto um cara experiente, ex top 20 tinha bem mais chance. Pecou novamente na inexperiência. Comparo muito o JF com o Sinner, bao pelo jogo em si, mas por conta do italiano ser bem mais cru aos 18 anos.

Marcos
Marcos
7 dias atrás
Responder para  Ramon Silva

Grande coisa, top 50.
A Bia é top 20 com um jogo horrível!!!

Adriano
Adriano
6 dias atrás
Responder para  Marcos

Verdade ,bia é só decepção

Sem nome!
Sem nome!
7 dias atrás
Responder para  Diego

Certeza que se ele, João, ler esse teu comentário, ele vai para de jogar tennis.

Diego
Diego
7 dias atrás
Responder para  Sem nome!

Será?,eu acho que não

Douglas
Douglas
7 dias atrás
Responder para  Diego

O chileno precisou fazer 29 anos para chegar nessa ronda!

Diego
Diego
7 dias atrás
Responder para  Douglas

Então,João é considerado melhor que ele,era um jogo totalmente ganhável,não dava para desperdiçar as chances que teve

Luiz F.
Luiz F.
7 dias atrás
Responder para  Diego

Eu sei Diego… é só um desabafo momentâneo pós jogo, não é? Me parece que você quer mesmo é resultados rápidos, tipo, o menino tem 18 anos e terceira rodada de GS é pouco. Vamos Diego! Você é mais resiliente do que isso! Tenho certeza que no USOpen vc estará roendo as unhas! =)

Diego
Diego
7 dias atrás
Responder para  Luiz F.

Lógico que estarei,eu torço pelos brasileiros e fico desapontado quando perdem jogos que dava para ganhar

PedroP
PedroP
7 dias atrás
Responder para  Diego

o JF está começando agora cara !!! ele tem 18 anos apenas , deixa o cara evoluir…

Marcos
Marcos
7 dias atrás
Responder para  PedroP

Vamos esperar esta evolução…
Quem sabe ela chega!

Diego
Diego
7 dias atrás
Responder para  PedroP

Sim,mas pelo jogo que ele tem e pelo que ele chama atenção ele poderia ter resultados muito melhores já,inclusive neste torneio,tinha tudo para passar mais essa fase

Rbclima
Rbclima
7 dias atrás
Responder para  Diego

Se vc msm parar pra pensar 1 segundo, verá q seu comentário é totalmente injusto. Basta olhas as estatísticas da carreira do João até agora. Nem guga foi tão precoce.

Diego
Diego
7 dias atrás
Responder para  Rbclima

Estou apenas constatando que ele já teve alguns jogos que era para ganhar e esta deixando passar,tudo bem,alguns jogos a gente entende,é experiência, vem com o tempo,é compreensível,mas outros ele não poderia perder,não pode deixar escapar,este jogo é um exemplo

Adriano
Adriano
6 dias atrás
Responder para  Diego

Tbm acho q tá parecendo uma bia hadad

Jonas
Jonas
7 dias atrás

Acredito que o João fecha essa temporada no top 30, algo espetacular para o tênis brasileiro. Não é hora dele dominar o circuito ou vencer Slam, só tem 18 anos e precisa trabalhar muito, evoluir em tudo.

Vendo ele jogar me parece ter um estilo entre o Djoko e o Sinner, mas tá longe ainda de ser completo como os dois. O João tem pancada, mas há um buraco na esquerda e em sua mobilidade (ele mesmo já deu entrevista se mostrando incomodado com isso).

É com o tempo essa melhora, vai precisar de muito trabalho e choques de realidade… natural uma derrota para um jogador que já foi 16 do mundo e jogou como tal, mas outras virão e ele precisa aprender com cada uma. A meu ver o João tem hoje um tênis de top 50, espero que na temporada que vem, já com um ranking melhor, ele posso encorpar esse jogo pra continuar subindo.

Ramon Silva
Ramon Silva
7 dias atrás
Responder para  Jonas

Jarry sacou muito hoje..e nas brechas que deu tratou de fechar com outros excelentes saques .

Jonas
Jonas
7 dias atrás
Responder para  Ramon Silva

Sim, só que não é novidade alguma, outros tenistas também sacam demais na grama e têm ótimo forehand. Jogo para o João aprender e analisar.

Marcos
Marcos
7 dias atrás
Responder para  Jonas

Estilo entre Djoko e Sinner? Kkkķk
Está mais para Bia rsrsrs

Jonas
Jonas
7 dias atrás
Responder para  Marcos

de jeito nenhum kkk João está mostrando demais para um tenista de só 18 anos.

Marcelo Krebs
Marcelo Krebs
7 dias atrás

Agora vai ficar 3 semanas namorando enquanto os outros estarão jogando?

Sliceman
Sliceman
7 dias atrás

Não conseguiu devolver o saque. Estava intimidado.

Luiz Otávio
Luiz Otávio
7 dias atrás
Responder para  Sliceman

Intimidado? Hahahah.

Lucas
Lucas
7 dias atrás

O que ne deixa mais animado com o futuro do João, é essa leitura de jogo dele, nessa idade poucos tem isso tão claramente

Marcos
Marcos
7 dias atrás
Responder para  Lucas

Isso mesmo, boa leitura. Jogar mesmo é o que está devendo…

Gustavo
Gustavo
7 dias atrás

Esse negócio de base no Brasil, fazer minitemporadas, não sei não, vai treinar com quem aqui no Brasil?

André
André
7 dias atrás
Responder para  Gustavo

Sakamorto e Cristian Oliveira…e talvez o Zezao Pereira…ainda bem que ele já admitiu na entrevista que em breve vai ter uma base de treinos na Europa…jogar com esses pangarés deve ser desanimador

Oldany Nobrega Jr
Oldany Nobrega Jr
7 dias atrás

O João Fonseca ganhará 30 GS….já é o maior jogador de todos os tempos….

Ricardo
Ricardo
7 dias atrás
Responder para  Oldany Nobrega Jr

Pior que têm muitos Pachecos que pensam isso mesmo

Marcos Antonio Vargas Pereira
Marcos Antonio Vargas Pereira
7 dias atrás
Responder para  Ricardo

Quem vai dizer é o tempo. Por enquanto ele é um ótimo jogador para os 18 anos.

Ricardo
Ricardo
7 dias atrás

Gente,o Fonseca é um bom jogador.Ponto.Pode evoluir,pode.Pode estagnar também pode.Mas de fenomeno não têm nada.Fenomeno é um Carlitos,um Sinner,um Djoko.Foram Nadal,Federer,Borg,Becker e tantos tantos outros.Imaginar ele conformando um Big3 é im delirio gigantesco.Ponto final!

Michel Zonenschein Lafer
Michel Zonenschein Lafer
7 dias atrás
Responder para  Ricardo

Ele já tem vários recordes relevantes de precocidade. Acho que você ainda vai quebrar a cara. João é até melhor que alguns que você citou com os mesmos 18 anos.

Marcos Antonio Vargas Pereira
Marcos Antonio Vargas Pereira
7 dias atrás
Responder para  Ricardo

Veja os resultados dos jogadores que citou aos 18 anos.

André Aguiar
André Aguiar
7 dias atrás
Responder para  Ricardo

Na próxima atualização do ranking (14/7), o João Fonseca já aparecerá no top 50. Dos fenômenos que você citou, aos 18 anos e 11 meses eram:
Federer: top 40
Djokovic: top 70
Sinner: top 80

Rodrigo Cavalcanti de Arruda
Rodrigo Cavalcanti de Arruda
7 dias atrás

Tipo… humildade (?)

André Aguiar
André Aguiar
7 dias atrás

Não poderia ter análise do jogo mais perfeita que essa do próprio João. Essa lucidez só mostra o quão bom ele é.

Tadeu
Tadeu
7 dias atrás

Devolveu pessimamente nos 2 primeiros e ficou a perigo. Não dá para errar 80% das devoluções de 2 saque do Rival e achar q será competitivo. Assim como Monteiro tem q melhorar urgentemente as devoluções de saque. Senão não será competitivo

Adriano
Adriano
6 dias atrás

Não vejo variação no jogo do João,mesma coisa da bia , só pancadaria ,acompanho tênis a algum tempo e mesmo ele sendo novo perde jogos contra adversários fáceis de ganhar,sempre com desculpa q é aprendizado e Jajá chega nos 30 sem nenhum grande slam na carreira, engraçado q quando tem tudo pra ganhar ele perdeu,vai patinar anos e anos com esse joguinho sem backhand e dificuldade pra vencer adversários fáceis em pisos favoráveis,nesse caso claro q Harry saca muito mais,porém o cara com um 0 40 deixou escapar o 4⁰ set,falaram tanto de uma Vitoria q teve o wild sobre Danil e onde está ele hj,jogando Challengers contra adversários fracos q nunca serão top 100 ,enfim não tem desculpa de idade não ,o moleque tá caminhando pro anonimato e ainda mais quando vier uma lesão.

Tomé
Tomé
6 dias atrás

Para uma curva de futuro tenista top 10, essa gira na grama foi ótima em termos de evolução. Ele perdeu para o Cobolli (que atropelou o Mensik por 3×0 hoje) no tie-break do terceiro set em Halle, pro Fritz também em três sets em Eastbourne (torneio onde o americano é diferenciado) e essa agora para o Jarry em quatro sets, sendo que este perto de quebrar neste quarto set e deixou escapar um tie-break que abriu 4×2. Tudo dentro do script.

Agora, para curva de fenômeno, futuro número 1 e vencedor de múltiplos GS e M1000s, precisamos ver um pouco mais, pois ainda há muitos buracos no jogo. O principal deles, pra mim, é o footwork. A movimentação vertical e horizontal e a falta de velocidade nas pernas o faz bater desequilibrado com mais frequência do que poderia. Ele tem dificuldade ainda de devolver com open stance nos dois lados e desconforto para bater o backhand na corrida. A meu ver, tem que focar nesse detalhes, principalmente no físico, para ganhar mais velocidade. O saque e o forehand quando equilibrado já estão excelentes. Em todo o resto ainda há o que evoluir. Isso, claro, se o objetivo é se tornar fenômeno, número 1 do mundo etc. Agora, para top 10, a não ser por algum fator externo (saúde, desmotivação, desvirtuar a carreira etc), o caminho está pavimentado.

Seria muito importante tbm ganhar mais um ATP até o fim do ano. Mesmo um 250. Para provar a si mesmo mentalmente que o seu lugar é o de quem vence múltiplos títulos por temporada.

plugins premium WordPress

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.