Paris (França) – Um dos grandes nomes do tênis francês de sua geração, Richard Gasquet adiou a aposentadoria ao vencer o duelo de convidados da casa com Terence Atmane, 15 anos mais novo, em batalha de quatro sets, fechando o jogo com o placar final de 6/2, 2/6, 6/3 e 6/0, depois de 2h17 de confronto.
O próximo capítulo da despedida de Gasquet das quadras, que pode ser o derradeiro, tem tudo para ser em grande estilo, já que o veterano francês espera agora pelo vencedor da partida entre o número 1 do mundo Jannik Sinner e o compatriota Arthur Rinderknech, que se enfrentam mais tarde nesta segunda-feira.
Aos 38 anos de idade, o francês tem mais de 600 vitórias no circuito da ATP, chegando à 610ª com o resultado da primeira rodada em Paris. Ele disputou 33 finais na carreira e conquistou 16 títulos, o mais recente no ATP 250 de Auckland, em 2023. Em Roland Garros são agora 22 participações, somando 30 vitórias.
Seu melhor resultado no saibro parisiense foi alcançar as quartas de final em 2016,quando perdeu para o então número 2 do mundo Andy Murray. Caso Sinner confirme o favoritismo e enfrente Gasquet na fase seguinte, será a 18ª vez que ele enfrentará um líder do ranking, somando 17 derrotas e só 1 vitória.
Davidovich em rota de colisão com Sinner
Logo abaixo na chave, o espanhol Alejandro Davidovich também superou a estreia em Roland Garros e pode pintar no caminho de Sinner, com quem cruza em uma eventual partida de terceira rodada. Ele fez valer o favoritismo contra o compatriota vindo do quali Pablo Llamas, marcando parciais de 6/3, 6/2, 6/7 (4-7) e 6/3.
Cabeça de chave 26, Davidovich Fokina terá trabalho se quiser desafiar Sinner na fase seguinte, isso porque ele tem como próximo obstáculo na competição o tcheco Jiri Lehecka, que passou sem grandes sustos pelo australiano Jordan Thompson, anotando o placar final de 6/4, 6/2 e 6/1. Será o terceiro encontro entre eles e o espanhol perdeu os dois anteriores.
Foi um bom jogador, se tivesse nascido 5 ou 10 anos antes provavelmente teria conquistado algum Slam, mas coincidiu de enfrentar Rafa e Federer no auge. Deixará saudades pelo estilo de jogo clássico e pela técnica apurada, qualidades que cada vez têm menos espaço no circuito atual.