Roma (Itália) – Um ano depois de ter feito o melhor resultado da carreira em Masters 1000, chegando às oitavas de final em Roma, Thiago Monteiro não repetiu o mesmo desempenho e foi eliminado ainda na rodada de estreia do quali. Ele foi superado pelo italiano Federico Arnaboldi, 194º do ranking, por 7/6 (7-5), 6/7 (5-7) e 6/3 em 3h06 de partida.
Monteiro tinha 120 pontos a defender durante o torneio em Roma. E com a derrota na estreia, está perdendo 18 posições e caindo para o 124º lugar. Ele ainda pode minimizar o impacto jogando challengers na semana que vem. O cearense de 30 anos já havia perdido 12 posições nesta semana e saído do top 100 depois de ser eliminado no quali de Madri, onde defendia terceira rodada.
Monteiro teve mais chances no começo da partida, mas não as aproveitou e acabou largando atrás. Ele perdeu um break-point no primeiro game e outro no terceiro, sofreu uma quebra no segundo e viu Arnaboldi abrir 3/0 de cara. Depois de se salvar nos dois primeiros games de serviço, o italiano seguiu sofrendo com o saque e amargou duas quebras seguidas, vendo o brasileiro vencer cinco games em sequência.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Quando tudo indicava uma arrancada do canhoto cearense para a vitória no primeiro set, ele acabou quebrando ao sacar para fechar em 5/4. Ele salvou um set-point com o serviço no 11º game e a definição foi para o tiebreak, no qual venceu os três primeiros pontos, só que depois acabou perdendo rendimento e permitiu a reação de Arnaboldi, que foi superior na sequência da disputa e marcou 7-5 para marcar 1 a 0 no placar.
As oscilações continuaram na segunda parcial, em que Arnaboldi teve quebra de vantagem em duas oportunidades distintas, a primeira delas sacando em 3/2 e a outra em 6/5 para selar a vitória, mas em ambas as situações levou o break de volta na sequência. Monteiro ainda deixou escapar um set-point com a devolução no décimo game e por pouco não perdeu em sets diretos, conseguindo reverter uma situação complicada no tiebreak.
No segundo desempate da partida, Arnaboldi largou com tudo e venceu os três primeiros pontos. Ele perdeu a vantagem no 3-3, mas obteve o nono mini-break e então teve 5-4 e dois saques, precisando apenas confirmá-los para ficar com o triunfo. Contudo, o cearense cresceu no momento de aperto e venceu três pontos seguidos, para assim empatar o jogo e levar a decisão para o terceiro set.
A reação de Monteiro parou por aí. Arnaboldi conseguiu uma quebra no início do último set e saiu vencendo por 3/0. O italiano esteve à frente no placar o tempo todo e só enfrentou dois break-points na parcial, definindo a disputa em três sets. Seu próximo rival será o finlandês Otto Virtanen.
Dia comum…
Apesar de algumas vitórias nos fraquíssimos challengers na América do Sul, o desempenho dele esse ano é sofrível
Mds ,queda livre
Receio que o Monteiro esteja virando o fio na carreira, tal qual o Bellucci quando completou 30-31 anos. Depois de um 1o semestre de 2024 muito bom, o 2025 do Thiago é uma tragédia completa. Nem nos challengers ele tem conseguido grandes resultados. Uma pena, pois trata-se um tenista extremamente batalhador e digno.
Eu avisei ano passado que o Monteiro já era. Que o melhor dele já foi… agora é tentar o máximo possível de quali de slam para faturar algum dinheiro nesse fim de carreira.
A queda do Bellucci começou realmente depois dos 30. Até os 25 ele foi muito bom. Entre 25 e 30 ainda foi competitivo, com bons momentos, mas já com mais oscilação. Mas depois dos 30, foi um ano pior que o outro.
É “Monteirão das Massas”, já deu pra ti! Já tá chegando aos 31 anos, sem nenhum título importante, e provavelmente perdendo cada vez mais a motivação, pois irá despencar pra posições quase impossiveis de recuperação, nessa idade. Valeu pela 61ª posição, e por aquelas raras vitoriosas pontuais contra alguns tops.
Ufa, acredito que ele estava só esperando sua autorização para se aposentar.
Contra fatos não há argumentos. O seu é maravilhoso(contém ironia).
Comentarista de ocasião…vá para o futebol.
“Ocasionalmente” estou comentando aqui, desde de que esse fórum existe. É pouco pra você? Choque de realidade perturba também quem não joga, como você!
Deprimente a atuação do Monteiro !! O jogo também foi bem fraco, italiano não fez nada de especial. Monteiro sem confiança nenhuma, várias bolas para tentar winner e ele só devolvia. O backhand que nunca foi grandes coisas, conseguiu ficar pior. O forehand ainda machuca um pouco, mas ele não aproveita para ir à rede. Acho que tem consciência que não tem jogo de rede, um dos piores que já vi. Em sumo, um desastre total.
Saiam de baixo. Vai cair pesado.
Fraquíssimo
Exceto Fonseca e Wild o tênis tupiniquim é um deserto de talentos e perspectivas
Terrível
Wild??
Wild????
Wild tem talento, só não tem paciência e oscila muito. No melhor dia, ganha do fritz e do medvedev, mas no pior dia ele perde para desconhecidos.
Wild?
Ah, esqueceu o Sell também…
Tá ficando Monteirinho? Pessoal 31 anos não tem como falar que está velho para o tenis.
Pode fazer boas partidas ainda sim.
Monteiro,acho q já deu né!!!! Encerra a carreira,q foi nota 4,pra não ficar pagando Mico.Já ganhou um bom Dindim,pega seu banquinho e sai de fininho.
Péssimo resultado. Assisti ao primeiro set, o Monteiro sacou para fechar e, como em outras vezes, falhou. O adversário dele, com todo respeito, é bem limitado. Não dava pra perder esta partida.
Mas em resumo, o ano do Monteiro é bem fraco, com apenas duas finais em Challengers bem esvaziados. Ele nitidamente está jogando abaixo. Vai ser difícil se recuperar. Mas torço para melhorar ainda.
Deve ser um dos recordistas em sacar para fechar sets e não conseguir. Sei que é difícil, mas ele exagera !!
Cada jogo ele consegue piorar, muito provavelmente não tem confiança mais em nada. Jogo nas mãos, adversário fraco, não é possível não conseguir vencer 1 jogo.
Lugar do Monteiro pelo tênis que tem é entre os 300 do ranking da ATP.
Verdade
A novidade é que não foi de virada…
Lamentável essa derrota.
Nada a fazer. Tocar o barco e navegar.
Fica difícil assim. Ano até aqui muito abaixo do Monteiro. Normalmente o primeiro semestre tem boas possibilidades de bons resultados, com os ATPs no saibro na América do Sul e a gira europeia. Eu ainda estou na torcida e gostaria de ver o Monteiro ser um TOP50 e fazer uma final de ATP, mas isso parece cada vez mais distante de acontecer. Infelizmente
Amarelou como sempre..
Mais um jogo com saque pra fechar set e desperdiça. Monteiro exagera na força quando precisa ter paciência, usa pouco slice, quer resolver na marretada.
Esse aí tá igual a ex namorada…Ladeira abaixo