Londres (Inglaterra) – A semana não começou boa para o cearense Thiago Monteiro, que amargou uma queda de 12 colocações depois do Masters 1000 de Madri, saiu do top 100 e, como defende oitavas de final no Masters de Roma, pode despencar ainda mais no ranking.
Ocupando atualmente a 106ª colocação, o canhoto cearense está na disputa do quali no Foro Itálico e precisa de vitórias para evitar uma queda ainda maior, podendo cair para abaixo da 120ª colocação, deixando assim de ser o número 2 do Brasil.
Na contramão de Monteiro, o paulista Matheus Pucinelli teve uma boa ascensão nesta semana, ganhou 16 lugares, se aproximando da volta ao top 300. Ele subiu para o 306º posto e tem tudo para retornar à faixa dos 300 melhores do mundo se somar algumas vitórias nesta semana no challenger de Santos, podendo até conseguir esse feito contando com quedas dos rivais à frente.
Também teve uma boa subida o pernambucano João Lucas Reis, que disparou 33 lugares com duas boas campanhas seguidas em challengers e agora é o 351º do mundo. Ele é mais um que está na disputa em Santos nesta semana e que tem perspectiva de ganhar ainda mais terreno na ATP.
O carioca João Fonseca segue firme como número 1 do país, mantendo a 65ª colocação. Thiago Wild e Felipe Meligeni, respectivamente terceiro e quarto do Brasil, amargaram quedas, o paranaense caiu sete lugares e foi para 120º e o paulista perdeu seis posições e foi para 123º.
Atualização do top 10 do Brasil no ranking da ATP nesta segunda-feira. João Fonseca segue firme como número 1 do país e 65 do mundo, enquanto outros sete jogadores tiveram queda. João Lucas Reis é a novidade no grupo, deixando Pedro Sakamoto de fora. pic.twitter.com/r3ajLQjW6F
— TenisBrasil (@sitetenisbrasil) May 5, 2025
A grande maioria dos brazucas caiu no ranking da semana. Mas a gente continua torcendo, esperando uma mudança no panorama.
Do escalão da frente, masculino e feminino, só há esperanças no Wild e Fonseca mesmo.
Esperanças no Wild? Só pra quem torce pra ele por ideologia mesmo. O curioso é que você nem menciona a Bia, que permaneceu por 3 anos no top 20. Fanatismo ideológico é uma praga.
vamos torcer para que o panorama mude.
Destaque para a entrada do João Lucas Reis no TOP10 nacional, passando o Sakamoto, a briga pela raquete 6 entre Karue Sell e Pucinelli, e mais abaixo o melhor ranking de Pedro Rodrigues, como 858 do mundo