Tsitsipas supera Berrettini e completa as semifinais em Dubai

Foto: Dubai Duty Free Tennis Championships

Dubai (Emirados Árabes) – No jogo que encerrou a programação das quartas de final do ATP 500 de Dubai, Stefanos Tsitsipas e Matteo Berrettini seguiram a tendência de toda a rodada desta quinta-feira e fizeram mais uma partida de três sets. O grego superou o italiano com parciais de 7/6 (7-5), 1/6 e 6/4 e garantiu a última vaga entre os semifinalistas do torneio.

Tsitsipas marca sua quarta vitória em cinco jogos contra Berrettini e faz sua melhor campanha na temporada. Até então, o resultado de maior destaque para ele neste início de 2025 havia sido em Roterdã, torneio em que alcançou às quartas. O grego chegou a Dubai com apenas três vitórias no ano.

Ex-número 3 do mundo e atual 11º do ranking, Tsitsipas tem 11 títulos no circuito da ATP e tenta alcançar sua 30ª final da carreira aos 26 anos. A conquista mais recente foi no Masters 1000 de Monte Carlo, durante a temporada de saibro do ano passado. Com os resultados de momento, o grego ainda não sobe no ranking, mas pode voltar ao top 100 se for campeão.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

O próximo adversário de Tsitsipas será o holandês Tallon Griekspoor, 47º do ranking, que salvou quatro match-points na vitória sobre o russo Daniil Medvedev, principal cabeça de chave do torneio e número 6 do mundo, por 2/6, 7/6 (9-7) e 7/5. O grego venceu os dois duelos anteriores. O reencontro está marcado para o meio-dia (de Brasília) desta sexta-feira. Griekspoor, de 28 anos, tem dois títulos e um vice na ATP.

A outra semifinal será às 10h entre o canadense Félix Auger-Aliassime, número 21 do mundo, e o francês vindo do quali Quentin Halys, 77º do ranking. Aliassime venceu os dois duelos entre eles. O canadense de 24 anos busca sua 18ª final da carreira e tem sete títulos no circuito, dois deles neste ano em Montpellier e Adelaide. Já Halys, de 28 anos, foi finalista no ano passado em Gstaad e ainda busca o primeiro título.

Grego prevaleceu nos pontos mais importantes

O primeiro set da partida foi inteiramente sem quebras, com dois break-points para cada jogador. Tsitsipas conseguiu uma ligeira vanagem no tiebreak ao vencer dois pontos nas devoluções. Berrettini reagiu no segundo set com ótimo desempenho no saque. O italiano cedeu apenas um ponto em seus games de serviço e também conseguia mandar dos pontos com as devoluções para marcar duas quebras, vencer cinco games seguidos e igualar a partida.

O equilíbrio foi restabelecido no terceiro set, em que Tsitsipas voltou a confirmar seus games de saque com maior segurança. Os sacadores seguiram sem enfrentar break-points até o empate por 4/4. No penúltimo game da partida, o grego escapou de um 15-40 e ganhou confiança. Ele então conseguiu quebrar o saque de Berrettini pela única vez na partida, justamente na hora de definir a vitória. Tsitsipas fez um ace a mais que Berrettini no jogo, 7 a 6. Já o italiano liderou nos winners, por 27 a 19, e até cometeu menos erros, 25 a 28, estatísticas que acabaram condicionadas pela disparade no segundo set.

Subscribe
Notificar
guest
2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Astolfo Rodrigo
Astolfo Rodrigo
12 horas atrás

que excelente notícia, ele finalmente parece estar recuperado do efeito Badosa.

Flávio
Flávio
11 horas atrás
Responder para  Astolfo Rodrigo

Será? Então eu vi este jogo, meu caro, mas o que explica é que o tênis, às vezes, é injusto demais porque o Berretine foi melhor em quase tudo que só no final não conseguiu segurar que deve ter sentido um pouco à pressão, mas foi um bom jogo e é legal ver o Berretine querendo volta, aliás, este ATP 500 Esta show de bola com muitos bons jogos.

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.