Doha (Qatar) – O quinto encontro entre Novak Djokovic e Matteo Berrettini no circuito profissional terminou com uma inédita vitória do italiano, que derrotou o sérvio na estreia do ATP 500 de Doha por 7/6 (7-4) e 6/2 em 1h33 de partida nesta terça-feira. Seu adversário nas oitavas será o holandês Tallon Griekspoor, 51º do ranking, que derrotou o alemão Jan-Lennard Struff por 7/6 (7-5) e 7/6 (9-7)
“Joguei contra ele nos torneios mais importantes do circuito, tive a honra e o prazer de jogar uma final de Grand Slam contra ele. Gostaria de ter vencido uma dessas partidas também. Estava esperando muito por esse momento”, disse Berrettini, que havia perdido para o sérvio numa final de Wimbledon em 2021 e teve mais confrontos em Grand Slam contra Djokovic.
Ex-número 7 do mundo e atual 35º do ranking aos 28 anos, Berrettini chegou a ficar seis meses sem jogar por conta de lesões e encerrou mais cedo a temporada de 2023, mas teve o retorno do ano em 2024, com títulos em Marrakech, Stuttgart e Gstaad. Ainda assim, ele não vencia um top 10 há mais de dois anos.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
“Trabalhei muito duro para voltar aqui, para voltar a esse nível. Eu sabia que meu nível estava alto. Eu só precisava de partidas e partidas como essa. Todo o trabalho duro que tenho feito nos últimos meses, nos últimos dias, funcionou muito bem hoje. Então, estou muito feliz com meu desempenho. Estou muito feliz porque aproveitei meu tempo lá, o que é o mais importante.
Bravo Matteo! 👌
Matteo Berrettini on how it feels to defeat 24x Grand Slam champion Novak Djokovic#QatarExxonMobilOpen pic.twitter.com/9OytMegYYi
— Tennis TV (@TennisTV) February 18, 2025
Este foi o primeiro torneio que Djokovic disputou desde a desistência na semifinal do Australian Open, por lesão muscular na coxa. Ele afirmou na última segunda-feira que está recuperado do problema e em plenas condições físicas de competir sem sentir dor. O sérvio também está inscrito na chave de duplas, ao lado do espanhol Fernando Verdasco, que faz sua despedida do tênis profissional.
Para superar Djokovic pela primeira vez, Berrettini apostou em seu ótimo saque e na potência de seus golpes com o forehand. O italiano disparou 13 aces e não teve o serviço quebrado, escapando dos três break-points que enfrentou. Além disso, fez 33 winners, sendo 19 com o forehand, contra 21 do sérvio e cometeu 23 erros contra 18.
A Moment To Remember! 👏
Matteo Berrettini claims a first career win over Djokovic to advance in Doha#QatarExxonMobilOpen pic.twitter.com/bzzkKgI334
— Tennis TV (@TennisTV) February 18, 2025
O primeiro set da partida foi equilibrado e inteiramente sem quebras, apesar de cada jogador ter enfrentado três break-points. Até o número de aces era próximo naquele momento, 8 a 7 para o italiano, que fechou a parcial em sua primeira chance no tiebreak, em que fez dois pontos importantes nas devoluções.
Logo no início da segunda parcial, Djokovic teve o serviço quebrado e permitiu ao italiano sair vencendo por 3/0. Berrettini seguiu firme no saque e cedeu apenas sete pontos em seus games de serviço na parcial. Djokovic ainda salvou um match-point no saque, arriscando uma curtinha, mas não evitou uma nova quebra que definiu o jogo.
Tá virando hábito isso de o Djokovic ser derrotado sem conseguir uma quebra sequer.
Mas o importante é o cheque na mão! Já vamos para 16 meses sem títulos no circuito profissional e contando, desde aquele evento na Davis de 2023.
Federer não ganha um título profissional há mais de 5 anos; não ganha um Big Title há quase 6 anos.
É uma seca absurda!
Mas e o Quico?
Como o JClaudio muito bem colocou faz uns dias, os fãs do sérvio tem essa tendência a falar do Federer quando criticam o seu Mito. Vai entender.
Ora, o Quico é que você é fanático pelo suíço e tem Estocolmo com o Djoko. Simples.
Mais uma vez vc se entregou!
Entreguei o quê, meu filho?
É…. que nem o Jimmy Connors que não ganha nada desde 1995!
E contando!
Exato!
Como é que é?
Djokovic toma um cacête na primeira rodada?
É… a idade chega pra todo mundo.
Chegou pro Djokovic também.
Já ví este filme antes, com Federer, Murray e Nadal.
A idade chegou de sopetão para o Djokovic, depois da Davis de 2023.
Depois da Davis ele só foi campeão olímpico e vice campeão em Wimbledom.
E lesionado nós dois.
Pode ser que tenha chegado, mas sua posição como maior e melhor da história está pra lá de consolidada.
Melhor e maior da história e, indiscutivelmente, se chama Roger Federer!
Indiscutivelmente com 4 slam a menos?
24 GS, 428 semanas #1, 8 temporadas #1, 7 Finals, 40 Masters, 1 Olimpíada, Triple Career Slam, Double Golden Masters, maior pontuação da ATP, maior pontuação por temporada, número 1 mais velho da história, maior percentual de vitórias sobre top 10, maior número de partidas e vitórias em Slam, entre diversos outros recordes. Não existe a menor discussão mesmo.
Sonha
Detalhe: é o melhor da historia que não domina o slice, o smah e voleia mal.
Domina tudo isso. Já te respondi 3 vezes. Discuta com os números.
Se o sérvio dependesse do quadradinho para salvar a própria família, já estaria se despedindo dos filhos. Perdidinho.
E em respeito a essa consolidada história deveria se aposentar e evitar esses vexames contra os Opelkas e Berrettinis da vida.
Engraçado que Matteo Berretini no ano que foi vice de Wimbledon (perdeu de quem mesmo?), foi dado como o melhor candidato a dominar a temporada de grama, por especialistas daqui e dali.
Perder dele hoje (ontem), virou vexame.
Federer perdeu um caminhão de jogos para esse vexaminoso sérvio, porque é 5 anos mais velho. Berretini é “apenas” 10 anos mais novo.
… E lembrando Federer tomou pneu de Hurcrarz, mas faz parte. A liderança tem duas contados pra todos. Djoko não está isento.
Melhor da história é Roger Federer
Sim, o melhor dos perdedores, sem dúvida nenhuma.
Desses aí, o único que foi competitivo até o último jogo foi o maior de todos, que terminou numa quartas de final de Slam.
Competitivo levando pneu na Central pro Hurkacz. Passou vergonha no ano inteiro de 2021, quer enganar quem?
Caso a sua memória te traia, vou refrescar. Ele jogou um set inteiro com uma lesão no joelho. Esse pneu aí, no caso. Uma semana depois, foi pra cirurgia.
Ahhh, você não sabia?
É porque na entrevista ele elogiou o Hurkacz e não falou mais nada.
Agora já sabe!
Imagina se lesionar, não pedir fisio e ainda não culpar a lesão na entrevista? Poxa vida! Não são todos que tem essa dignidade toda.
Nome disso é educação e elegância!
Pelo filho,vc conhece os pais !
Pois é Renato, todo mundo esquece ou na vdd os doentes torcedores do Sérvio preferem ignorar isso, enfim, a doença cega as pessoas. Ah, pneu por pneu, o todo poderoso Bellucci deu um no Sérvio…,vida que segue!!!
Kkkkkkkkkkkkkk verdade
Deu sim.
E perdeu o jogo, na sequência.
Grande Bellucci. Seu curriculum ficou notável com esse feito.
Minha memória está ótima. Deixe-me refrescar a sua: em 2021, Federer perdeu para Basilashvili, Pablo Andújar (primeira rodada), abandonou RG depois de batalha contra o poderoso Koepfer, tomou surra do Aliassime e só não caiu na primeira rodada de Wimbledon porque o Mannarino (que vencia por 2×1) escorregou e machucou o joelho. Grande fim de carreira mesmo se “eliminarmos” o pneu, hein?
Ainda dizem que aos 37, com proteção no joelho por conta de uma cirurgia de menos de 30 dias, chegar à final do maior torneio de grama do mundo, é pouca coisa.
Poderia ter tomado um triciclo que não apaga o fato de seu último jogo ter sido nas quartas de final de um Slam, se isso não é ser competitivo até o fim da carreira então é você que deveria se perguntar.
Favor ler o post logo acima. Ganhou apenas 9 partidas no ano da despedida.
Dizem que Novak Djokovic está em fim de carreira, pois esses comentários são em comparação a de Roger Federer.
Pois bem, se está mesmo, só ele sabe, mas ontem foi a primeira derrota em primeira rodada “nesse fim de carreira”.
No último GS, parou na semi porque … deixa para lá.
Djokovic, pra mim é o goat, mais acho que já tá na hora de parar
Para mim o GOAT é o craque suíço.
Sem dúvidas!
Só se for aquele amarelão daquele suíço, madeirando no backhand e com mental de papelão?
24>20
428>310
7>6
40>28
15: 40 forever kkkkkkk
Mais aí vc tá brigando contra os fatos
…lá se vai um campeão…
O fim está cada vez mais próximo. Tudo dentro do normal, os que torcem contra vão aproveitar esse momento pra tirar sarro (já que durante toda a carreira não teve essa chance), os que torcem a favor vai poder se despedir. O tempo sempre vence. O tênis continua, o legado foi feito. Ainda acho que pode ter uma surpresa, um grande título, mas o fim tá chegando. Federer já foi, Nadal também, é a vez do maior de todos terminar sua incrível e vitoriosa carreira.
Não é hora de desespero. Djoko lesionado destruiu o Alcaraz em janeiro. Hoje foi mérito total do Berrettini. Aliás, eu havia dito que a chave era perigosa.
Parece a descrição de alguém em estado terminal, aguardando a extrema unção.
Oremos
Perfeito Marcos. Assino embaixo.
Djoko se movimentou bem, ao contrário da partida contra o Zverev. A lesão parece estar sob controle. Berrettini jogou mais e mereceu a vitória mesmo, com saque e forehand absurdos.
Isso é a maldição do 100° título, que está custando a sair. Acho que Golden GOAT deveria ficar pra jogar Dubai na próxima semana.
Sério? Não acha melhor ele tentar algum torneio mais condizente com o nível atual dele? Sei lá, pode ser em Campinas, Londrina…
Olimpíadas: Djokovic 2×0 Alcaraz
Australian Open: Djokovic 3×1 Alcaraz
Você já era freguês antes e continua sendo mesmo mudando de jogador, rsrs.
Kkkkk, essa foi boa! Os fregueses piram!
Acho que Djokovic deveria ter vindo para o Brasil, Zverev está tomando água de coco e vendo o mar, caso perca nas primeiras rodadas pode esticar para o carnaval.
Sempre terá a Sapucaí para consolar.
Ele prefere aproveitar o luxo de Doha mesmo, lembrando que ainda está na chave de duplas.
O único campeão de tudo não precisa mais de consolo. Tudo é diversão.
Não, que isso, JClaudio! Esse ser de luz nunca se deixaria entregar às festas carnais e mundanas de nós, meros mortais. Ele está acima disso.
Nesse momento está meditando, fazendo a posição de Buda debaixo de uma cachoeira.
Sei não, caro Gilvan…
No meio da festa da carne, até Buda fraqueja.
(Como diria Sargentelli, ziriguidum no sérvio)
Concordo com o Paulo Almeida. O italianao jogou demais. Ainda não é hora de desespero. Ainda mais pelo fato de Novak estar voltando de uma lesão. Espero que esta derrota sirva para deixá-lo ainda mais faminto pelo título número 100.
Ele virá, caro Davi!
Perder em uma 1ª rodada de um ATP 500 … não é um bom sinal tsc tsc … mas como foi contra o Berrettini, que vem em recuperação, tem ótimo saque e já fez até final de Slam contra o sérvio, não chega a ser tão ruim assim.
Djoko cometeu muitos erros não forçados. Muitos deles de direita.
O fim de sua carreira está próximo.
Volta precipitada do sérvio. Não me parece ainda está 100% fisicamente. Vi só um pouco do Jogo, e achei ele lento demais, defensivo, e sem muita confiança nos seus golpes. Contra um jogador que mete a mão na bola e tem um bom saque, como o Berretini,fica difícil ganhar, mesmo o italiano não estando no bom nível de outraos tempos. Djokovic não jogou nem perto do nível que jogou na Austrália.
Concordo muito com sua análise.
Parecia que o primeiro set era só uma questão de tempo para achar a bola ideal, mas não conseguiu.
Goatinho, eterno aprendiz de Roger Federer, perdeu pra quem? Berrettini? Aí fica uma pergunta para vocês ,Djokovetes: Se nosso eterno aprendiz não consegue ganhar um set do Berrettini , vai ganhar jogo de quem? É melhor parar de passar vergonha, não acham?
Maior entressafra da história + sempre beneficiado em sorteios + físico privilegiado = 24 Slams. Se Federer tivesse pego essa moleza, teria no mínimo uns 35 Slams. Falar que esse cara foi melhor que Roger Federer é a maior piada que alguém pode contar. Patético!!!
Se não ganha um set do Berrettini, ele atropela o seu Carlitos com um rasgo na coxa.
Federer foi beneficiado por entressafra e lesões de rivais. Slams em cima de Djoko e Nadal? Só 4. Títulos em cima do GOAT? Só 6 contra 13 (1 mísero Slam e 3 Masters de Big Title). Eterna terceira força do esporte!
Rodrigo de que?
Temos o direito de saber nome e sobrenome do maior comentarista de tênis da história.
por que dói tanto que o seu jogador favorito não seja o recordista? não poderia falar que acha Federer melhor sem entrar no mérito da comparação?
Sim, o sérvio, eterno aprendiz de Roger Federer, é o recordista da entressafra. Acabei de escrever isso no comentário anterior. Não há problema algum em reconhecer isso.
Concordo com vc Rodrigo. So ganhou porque pegou uma baita entressafra mesmo. Dentre os jogadores dessa entressafra tinha um tal de Roger Federer que tomou 20 x 10 nas últimas 30 partidas entre eles e perdeu várias finais de GS pro Djoko. Se o Djoko tivesse enfrentado mais vezes o Andy Roddick, o Bagdaths, o Cilc, o santo Soderling….. Não teria nem 5 títulos de GS mesmo.
Ótima análise essa sua.
21×10 desde o Australian Open 2011 na verdade, com 9×2 em Slam.
Boa!! Obrigado!!
Mas Federer perdeu esse tanto porque é 5 anos mais velho.
A ATP vendo isso, instituiu o score mínimo de 10 anos mais jovem para enfrentar Djokovic.
Com Alcaraz e Sinner não deu certo, pois o h2h é positivo para o tenista de Belgrado, (Alcaraz que nos diga).
Berretini começou a fazer bem o dever de casa. É 10 anos mais jovem e venceu ontem com muita autoridade.
é que se vc falar que o Roger é mais ícone, mais técnico, mais amado, mais gênio, mais respeitado aí vc puxa pro lado dele e dá pra argumentar que nem só os números valem na eterna disputa do goatismo… mas quando você tenta desmerecer o maior vencedor em uma tentativa desesperada de hipotetizar cenários e criar narrativas você acaba desmerecendo o próprio magnífico Roger Federer no interminável debate… você quer defender o seu preferido mas o faz de forma ingênua e passional e acaba abrindo margem para os nolistas descarregarem mais uma vez os caminhões de estatísticas pra fazer a sua dor aumentar… caso não seja masoquismo planejado, não precisa agradecer a consultoria
Apenas pra completar e deixar as coisas bem claras pra vc, Qdo o Djoko ganhou seu 1o GS (AO 2008) o Federer já havia conquistado 12 títulos dessa grandeza. Qdo o Federer fez seu último jogo oficial no WB 2021, foi justamente nesse torneio que o Djoko ao vencer essa competição (coincidentemente sobre o Berretini) igualou os 20 títulos de Federer (e na ocasião tb os 20 do Nadal naquele momento). Aquilo que vc chama de entressafra, se a matemática ainda não mudou, o Djoko conquistou 20 GSs e o Federer 8.
Antes de um Djokovic competitivo ainda crescendo no circuito o Federer conquistou 12 títulos. Com o Federer fora do circuito o Djoko conquistou 4 GSs. Acho que tá bem claro mesmo quem foi o grande beneficiado pela tal entressafra mencionada por vc.
O Balastrófico deu uma consultoria grátis sobre isso, logo acima.
Sinceridade demais e falta de educação, caro Balostrófico.
devemos avançar diligentemente em nossa missão edificante junto aos inebriados, prezado conviva… a propósito, o que será que deixaria os fanáticos mais exacerbados, o vigésimo quinto slam ou o fim da carreira sem o centésimo?
Eu acho que o vigésimo quinto seria uma loucura, veríamos torcedores desnudos por aqui (o fanatismo tem conotação naturalista).
Perfeito, Rodrigo!
Federer pegou e … perdeu!
Djokovic nunca foi um mau jogador. Mas agora que a idade chegou, as humilhações são constantes. Fico triste em testemunhar isso. Queria que ele ganhasse pelo menos mais um ITF antes de se retirar.
Achei que seu nome fosse Rod Laver.
Me desculpe. Li precipitadamente.
Rod, como eu disse ao longo do Australian Open, está na hora de a família do sérvio ter AQUELA conversa. Mostrar para ele que está na hora de preservar a própria imagem, evitar vexames.
Se depender dos (poucos) fãs, o sérvio vai jogar até de bengala.
Sim, baita vexame no Australian Open.
Derrotou lesionado o nº 3 do ranking, 16 anos mais novo e considerado o maior fenômeno da nova geração, campeão de 4 slams.
Depois jogou de igual pra igual com o nº 2 do mundo, na semifinal, levando ao tie-break, mesmo lesionado.
Que baita vexame! Imagine se não estivesse lesionado, o que poderia ter acontecido, hein? rsrs
Tô dizendo. Os fãs não querem ver a realidade. Quem sofre é a família.
Ahh, nisso tens muita razão.
Falo da bengala e é arriscado ganhar mais uma de Alcaraz.
Se fosse torneio Grand Slan Djoko jantava o Berretini…torneios grandes eles – o trio do mal – tem um aproveitamento absurdo..fora que ganhar 03 sets desses caras não acontece todo dia.
A queda física e de desempenho do Djokovic está cada vez mais acentuada, mas ainda o vejo competitivo pelo menos pra este ano de 2025. Neste ATP 500 de Doha ele estava meio sem ritmo de jogo e jogou contra um adversário que está em ascensão. Os torcedores do Roger Federer continuam em sua torcida contra o Nole para ele não aumentar ainda mais a diferença nas conquistas para o seu ídolo. Como o Federer nunca teve a competência de ganhar uma medalha de ouro em simples nas Olimpíadas que disputou, seus fãs continuam fazendo vistas grossas para a grande conquista da medalha de ouro nas Olimpíadas de Paris onde bateu o Carlos Alcaraz na final, que é 16 anos mais novo e vinha dos títulos consecutivos de Roland Garros e Wimbledon, sendo que a final foi disputada na quadra central do complexo de Roland Garros.
O que seria “meio sem ritmo”
Opções:
a) ritmo serrado no meio.
b) ritmo com pouca harmonia.
c) dança com movimentação ruim.
d) condição física e técnica precária.
ou nenhuma das alternativas…
Sem consultar o dicionário como você fez, seria a opção “e)”, que você não colocou no seu comentário, “nenhuma da alternativas”. Quando o jogador está sem ritmo de jogo significa que a sua mente perdeu aquele melhor reflexo para dar o comando para o corpo reagir às bolas jogadas pelo adversário no tempo mais adequado. Esses reflexos se ajustam ao seu melhor nível, como tudo na vida, com a prática, com a repetição das ações. Não sei qual o seu grau de escolaridade, mas parece que você, por algum motivo, está querendo me testar. Então, diz aí pra mim: no meu comentário acima, a palavra “ritmo” eu escrevi de forma correta ou tem algum erro?
Olá Carlão…
Vc escreveu “meio” sem ritmo, o”meio” é que causou confusão, não foi o ritmo.
“Quando o jogador está sem ritmo de jogo significa que a sua mente perdeu aquele melhor reflexo para dar o comando para o corpo reagir às bolas jogadas pelo adversário no tempo mais adequado.”
(Estou igual, dou o comando, mas o corpo não obedece, rebeldia sem fim)
Vc escreve bem, Carlão, é um literato, um pouco prolixo para meu gosto (acho que por isso pego no seu pé).
Abs
Olá JClaudio,
O meu objetivo não é escrever bem e sim me fazer entender. Não sabia o significado de “prolixo”. Antes de escrever essa resposta tive que consultar o significado dessa palavra. De qualquer forma foi uma crítica construtiva e vou tentar melhorar. Abs
Carlos Alberto é da turba dos fanáticos, porém muito letrado, com diligência argumentativa incansável e com grau apreciável de finesse… mas não se engane, se cutucar o imperador dos Balcãs ele não consegue esconder sua ira
Caro Balostrófico, acho que o Carlão não é um fanático do Bálcãs…
(Mentindo para mim mesmo)
Ahauhauahauhauahuahauahahaua
Vamos ver qual a desculpa
Jogou machucado, ainda não se recuperou da contusão, fez uma cirurgia cerebral ontem mas não divulgou, não foi respeitado pela organização e teve q começar o jogo em 0x0, teve que fazer antidoping sem aviso prévio, foi desrespeitado pela organização e não começou o torneio de bye até a final, bolinha era muito redonda não favorece o jogo dele, etc etc etc
Com tudo isso contra, deu tanto pau em Roger Federer que atingiu até seus fãs.
Resultado absolutamente normal pra quem vem de contusão e tem pela frente um jogador experiente que até final de slam já fez. Djoko fez um ótimo primeiro set e se não mais se contundir, chegará forte nos próximos slams.
Não sérvio, não é assim kkkkkk
Sem pânico djokovetes o sérvio continua sendo um bom jogador e é isso que importa. Segue o baile avantee Nunca será e tá tudo OK …. Paz
Vixe, não sei quem (nunca será), agora assim como Anderson Jr
Ouvi dizer que ele já pediu WC pro ATP250 de Almaty em busca desse #100 tão sonhado. E que se não ganhar disputará o Challenger100 de Piracicaba ano que vem. Caso não aceitem na estatística vai reclamar que não está sendo respeitado como o grande campeão que eh
Rapaz. Agora fiquei preocupado. E se tentarem envenenar ele em Piracicaba? Acho melhor não ir…
O argentino Burruchaga é atual campeão, não será fácil para o sérvio.
Segundo o João Fonseca, Federer foi sua inspiração. E segundo ele, talvez Novak seja o melhor da história, mas Federer é o maior com toda certeza!
O João Fonseca parece que tem um grande potencial e tem tudo pra construir uma história linda no tênis. Tomara que isso aconteça. Embora ele esteja com moral pra dar opinião sobre tênis atualmente, será apenas a opinão dele. Se no final da carreira dele, o Fonseca tiver conquistado mais que o Federer e menos que o Djokovic, ele ficará abaixo do Djokovic na história, não tenha dúvidas disso. O que define o status que a pessoa vai ter após se aposentar na carreira são as suas conquistas e não a opinião dessa ou daquela pessoa. As pessoas que dão as opiniões mais cedo ou mais tarde acabam morrendo. Os resultados conquistados, com certeza duram muito mais tempo que as pessoas e entram para a história.
Pois é.
Até previram que Fonseca em entrar para história (já aos 18), vencendo Buenos Aires e Rio, em sequência.
Não assisti ao jogo más em um comentário anterior falei sobre Berrettini. Não aparece muito porém é consistente e perigoso. Seu saque então! Tudo pode acontecer. De qualquer forma , Nole vai se observando e testando. Ninguém melhor que ele pra decidir. Ganhando ou não, é o melhor e acredito que dificilmente alguém o superará pelo menos por mais uns 20 anos.
Puxa, que pena…….
Vcs dizendo que ele tá em fim de carreira sendo que a derrota foi mais que normal, e ele já chegou em semi de slam esse ano, vai entender, fr que beretine já foi 4 do mundo, derrota normal pra qm tá voltando de lesão
Djokovic é um ex tenista em atividade.
Faz dezesseis meses que o sérvio não ganha um título da ATP (tempo demais).
Tem feito campanhas dignas em alguns slam, mas não consegue a arrancada final, falta físico, em outros casos técnica (o sérvio depende muito do físico, sem ele, fica muito vulnerável tecnicamente).
Poderá ganhar jogos, mas não vai ganhar campeonatos.
Não creio que o fim está próxima, o fim já chegou.
Sim, o jogador que não tem nenhum buraco em seu jogo e que foi campeão olímpico com 37 anos e 2 meses com uma perna só é muito vulnerável tecnicamente. Como sofrem no mundo paralelo!
Venceu mesmo, ninguém pode negar.
Agora o que vamos fazer com as derrotas, nesses 16 meses, sem nenhum título da ATP, perdeu para jogadores como:
Machac, Poperyn, Barrettini, Opelka, Tobilo, Ruud, Nardy, De Minaur, não vamos colocar Sinner e Alcaraz…
Vc acha que nessas derrotas ele estava bem tecnicamente?
Achei ele um pouco lento, ainda mais sendo um craque das quadras rápidas.
Sem pernas, sem golpes.
Aceite Paulinho, sobraram os números, nada mais.
Manda o endereço da igreja que irei na missa de sétimo dia (mostrando solidariedade, num momento difícil).
Das citadas, acho que não estava mal tecnicamente contra Opelka, Berrettini e Ruud. Foi mais mérito do adversário do que demérito dele. O que não posso negar é que ele está irregular desde o ano passado, mas ainda teve seus lampejos de craque, com final de Wimbledon, Xangai, ouro olímpico e as quartas do AO agora.
Os números são muitos: tenho 72 Big Titles para me deliciar no YouTube. Além disso (que é o principal), ainda sobra um legado imenso, com seu jogo sendo copiado pelo número 1 do mundo, por exemplo.
Abs!
Fases do luto:
Negação: “ele não está mal tecnicamente”
Raiva : “teve seus lampejos de craque”
Barganha: “ainda sobra um legado imenso”
Depressão: “me deliciar no YouTube”
Aceitação: “o que não posso negar é que ele (Djokovic) está irregular.
Qual a altura do Djokovic?
(Para a vela)
Pronto, o Sr. JCláudio virou psicólogo agora, rs.
Não devo tripudiar, é um momento de muita dor…
(Coloquei minha roupa preta, sem gravata, caso precise, ajudarei na alça do caixão).
Distorceu minha fala. Ele esteve mal tecnicamente nas outras derrotas, principalmente pro Tabilo. Aquela partida foi ridícula, na qual fez míseros 5 games. Poderia usar a desculpa da garrafada na cabeça que o deixou meio tonto (segundo ele mesmo), mas vou deixar quieto.
O Paulo Sérgio já havia dito que você tinha virado psicólogo de Wikipédia. Que dureza, hein, Periferia? Rsrs.
Nos tempos de Blog, você era mais comedido, mas aqui nos comentários resolveu soltar suas garrinhas contra Golden.
Poxa, Paulinho, nesses momento temos que entender o desabafo, eu compreendo, pode colocar para fora, não ficarei chateado.
Mas preciso pontuar…
Nunca imaginei vc colocar o Tubilo numa frase em defesa do sérvio (um choque).
A questão da “garrafada” já foi resolvida, Djokovic fez uma ressonância na Santa Casa de Misericórdia de Belgrado, e não constou nenhum problema neurológico (não publicou o exame por não ter dado nada).
Sobre a psicologia não gostaria da associação, até por não considerar uma ciência, depois da contaminação com a constelação e outras pseudociencias, perdeu muito de sua utilidade.
Um boteco, amigos, cerveja, aquele aperitivo, o mesmo que desanda nossa pressão arterial, continua sendo o melhor “consultório”, sem contar que na sessão com psicólogo, pagamos sozinho, com os amigos no boteco, dividimos as despesas.
Sem querer, vc me chamou de felino (as garras), nunca esquecerei…
Não é todos os dias que vc se transforma no Tigrão.
Dias melhores virão numa quadra de tênis…saia da frente do YouTube e volte
pra nós.
Abs
1,88 no auge, agora 1,8691
Vai demorar para queimar (a vela).
O Schwartzman seria mais rápido e barato (a vela)
PA, não coloque o ouro dentro dos 16 meses nem a vitória sobre Alcaraz.
Não conta, não vale, não teve a alcunha da ATP.
Foi um evento insignificante e só jogo baba.
É o mesmo discurso surrado de Gilvan, Sr. SR e outros.
A importãncia de um torneio não é definida pela entidade que o organiza e sim pelo grau de dificuldade imposto aos seus participantes. O torneio olímpico de tênis masculino, na minha opinião tem um grau de dificuldade maior que um ATP 500, eu diria um nível intermedário entre um ATP 500 e um Master 1000, um fictício ATP 700. A final do tênis masculino nas Olimpíadas de Paris 2024 foi disputada em 04/08/2024, portanto há pouco mais de seis meses. O jogador que foi campeão daquele torneio, em sequência a partir das quartas de final, ganhou do Tsitsipas, do Musetti e do Alcaraz. Se você tem como ídolo no tênis masculino o suiço Roger Federer, eu até entendo a sua posição de não reconhecer a relevância do torneio olímpico de tênis, porque, afinal de contas, o Federer nunca teve a competência de ganhar uma medalha de ouro em simples nas olimpíadas que disputou. Se você acha que o Djokovic é um ex-tenista em atividade, explica aí pra gente qual o seu conceito de “tenista em atividade”. Tem uma quantidade mínima de jogos que o tenista tem que participar pra ser considerado “em atividade”? O tenista em atividade precisa ganhar títulos ao longo do ano? Se um tenista ficar um certo intervalo de tempo sem ganhar títulos, deixa de ser tenista em atividade? O nosso Thiago Monteiro você considera um tenista em atividade ou não?
Olimpíadas valem mais do que um Masters 1000 e tem peso de Finals na minha opinião. Acho que já discutimos isso, não?
Olá Carlão.
Realmente vc foi longe demais, inseriu Federer e Monteiro no argumento, algo patológico, caro Carlos, tente construir um contraditório sem a figura do suíço.
Aceito e respeito que vc considere o torneio olímpico algo espetacular, discordo.
A vitória do Djokovic sobre Alcaraz foi algo espetacular, o torneio nem tanto, as olimpíadas é algo que tem algumas particularidades (jogadores de nível muito baixo, assim como a Davis, as olimpíadas tem a particularidade do jogador buscar a vitória pelo país, tem algo emocional na disputa).
Para não ficar grande o texto, ex jogador em atividade é um frase oriunda do futebol, ilustra um jogador que já teve glórias e conquistas, mas não soube trabalhar a decadência (sim, caro Carlos, Djokovic é um jogador, hoje, decadente).
É muito difícil, um jogador como Djokovic aceitar que está ladeira abaixo, nem é um problema de seus admiradores (vc), é o próprio que ainda não descobriu, que é um ex jogador em atividade.
(Djokovic ganhando o torneio 100 de Piracicaba, eu reformulo o raciocínio)
Abs
Se sendo ex-tenista em atividade, derrotou – lesionado – nas quartas de final do Australian Open, um mês atrás, o nº 3 do ranking, 16 anos mais novo e considerado o maior fenômeno da nova geração, campeão de 4 slams;
Se sendo ex-tenista em atividade, jogou – lesionado – nas semifinal do Australian Open, de igual pra igual com o nº 2 do mundo, levando ao tie-break;
Imagine se fosse um tenista em atividade e não estivesse lesionado, o que teria conseguido, hein? Hehehe, os haters sempre nos brindam com suas pérolas.
Olá, José Afonso.
A vitória de Djokovic no AO, contra Alcaraz não mostrou força do sérvio.
Pelo contrário, Djokovic precisou ir no limite físico para vencer, tanto que desistiu durante o jogo seguinte.
Mostra, que o sérvio não tem condições físicas (acaba refletindo na sua técnica) para jogar um torneio que pede força muscular e preparo físico.
Diante do fato, cheguei a uma conclusão terrível…
Djokovic é um ex jogador em atividade, ele não aguenta jogar tênis num nível elevado.
Vai fazer um “brilhareco” aqui, outro ali, mas no final, pedirá atendimento médico e desistirá.
É assim, o crepúsculo da carreira de um atleta, tem que saber parar.
(Senão, um desconhecido do terceiro mundo, num blog de tênis, na parte dos comentários, vai dizer… é um ex jogador em atividade)
Caro JCláudio, é comum embaralharmos nossos desejos com a realidade e faltar-nos realismo. O sérvio se lesionou no jogo ou já estava lesionado antes? Abs!
Olá Afonso (tirei o José, somos amigos agora).
Acho (não posso ter certeza, meu conhecimento ortopédico se resume a palmilha do meu sapato), o sérvio se machucou durante o jogo, no começo foi algo meio “migué”, para tirar o ímpeto do jovem espanhol, depois, como o pecado é sempre punido (momento divino), aconteceu de ter um pequeno estiramento na coxa superior (na ortopedia são os tendões superiores).
Conseguiu terminar a partida, afinal, Alcaraz é um verdadeiro coroinha e sentiu que não deveria pressionar o sérvio (menino tem um coração de ouro).
No jogo seguinte, o serviço já sabia que o navio tinha naufragado, fez lá o seu charme (aquele voleio ajudou na decisão) e saiu de fininho.
O tênis é assim mesmo, o que vale é a narrativa, o sérvio conseguiu a dele.
Interessante fazer questão de frisar 16 meses sem título ATP, ignorando completamente o ouro olímpico, somente porque não tem o nome ATP nele e como se fosse um mero evento lúdico.
Ele e Alcaraz fizeram uma final digna de grande jogo, levando ambos aos limites técnico, físico e emocional.
Ambos choraram, por motivos contrários, é lógico, ao final.
Fosse outro tenista qualquer, o próprio Carlos, essa lacuna de 16 meses jamais seria tão aventada aqui.
Mas é assim mesmo.
O sérvio dando bola contada fora como boa, ao seu adversário, é para se aparecer.
Outro qualquer, é altruísmo.
Um autor que conheci pessoalmente disse: “o altruísmo é, na maioria das vezes, a mais alta forma de egoísmo exercitada pelo ser humano”.
Peixinho, André Luiz.
Para entender a frase, será necessário conhecer o autor e seu contexto. Paro aqui.
Olá, caro Fabriciano.
Gosto muito do Dr. Andre Peixinho, a diversidade religiosa é algo que tenho muito interesse (sou casado com uma teóloga).
Conheço o trabalho no hospital Santo Antonio, a Bahia tem essa capacidade, o sincretismo.
Dito isso.
Dezesseis meses que o sérvio Novak Djokovic não ganha um torneio da ATP (jogou slam, 250, 500, 1000).
Lembra daquele jornalista falastrão?
Ele disse que Djokovic era superestimado (todos esperam que ele vença) e decadente (o tenista não consegue vencer).
É algo forte, difícil aceitar, aqui mesmo, muitas vezes vc coloca uma opinião forte, nem publicado é…as pessoas não estão preparadas para o contraditório, como diria Kurosawa em Rashomon…
“A verdade é relativa”.
calmamente ele disseca, friamente ele fatia, firmemente ele sutura, suavemente ele besunta, docemente ele assopra… placidamente ele sorri
Vou esperar o goat na temporada de saibro. Acho que ainda é cedo para qualquer previsão. Aguardemos!
Desde que o Djokovic perdeu em Belgrado eu vaticinei que ele não ganharia mais nem ATP 250. É o que anda acontecendo desde então!
Ele perdeu em Belgrado pela última vez em 2022, antes de ser campeão em Roma. Preciso listar todos os títulos depois disso?
Dizer que não vai ganhar mais nada é mais fácil que dizer o que ganhará, não é?
Como é bom apostar quando se tem + 90% de probabilidades.
O pessoal fica eufórico torcendo para o circuito inteiro contra o goat em final de carreira. É uma forma de atenuar o sofrimento do período 2011-2023. O importante é que o sérvio é o grande vencedor na corrida dos slam entre os integrantes do Big 4.
É o grande vencedor em todos os recordes que interessam, exceto o de ouros olímpicos. O mais curioso é que a cada derrota do Djoko o aposentado Federer vira GOAT do nada.
Agora so resta a transicao para jogar Padel.
Peter Sampras que respeitou seu limite, parou de jogar tenis do nada depois de ganhar um GS. Restante todos insestiram sem sucesso, idade chega para todos um dia esta ganhando e no outro ja nao ganha mais nada.
Praticamente todo gênio é teimoso e reluta em parar em definitivo. Ao menos vem ocorrendo assim, como com o Federer e o Nadal, que se tornaram espectros ambulantes em quadra, quando claramente não dava mais.
Não dá pra dizer o que ainda virá para o Djokovic, mas os sinais estão aparecendo. Por mais que não goste dele, espero que analise bem e não se aposente se arrastando em quadra como os outros gênios.
this is the beginning of the end