PLACAR

7 fatos que provavelmente você não conhece sobre Wimbledon

Quadras de grama preservadas na antiga sede, agora uma escola feminina

1. O troféu masculino
Os campeões nunca recebem o troféu de prata, chamado Challenge Cup, que foi formalizado em 1887 depois que William Reinchaw ganhou por duas vezes o troféu reservado a quem vencesse três anos seguidos. Desde então, o vencedor masculino ganha uma réplica com 3/4 do tamanho real. Aliás, o atual troféu só conseguiu registrar o nome dos campeões de 1877 até 2009. Os demais são agora impressos na base permanente, que fica no Museu de Wimbledon.

2. A antiga sede
A antiga sede do All England, onde Wimbledon foi disputado entre 1877 e 1921 e também sediou o torneio olímpico de 1908, foi cedida para a Wimbledon High School, que instalou ali suas instalações esportivas. A escola é unicamente feminina e manteve uma grande área com as quadras de grama, onde inicialmente aconteciam os jogos, na Worple Road. Também foram mantidos os vestiários originais. Em 2015, uma das alunas disputou a chave juvenil de Wimbledon.

3. Proibido chorar
Club não admite entrada de crianças menores de cinco anos em nenhuma das chamadas Show Court, ou seja, a Central, as de 1 a 3, a 12 e a 18, com o objetivo de haver mínima distração aos jogadores. Isso no entanto está liberado nas demais quadras. Para a criança ocupar um assento nesses estádios, precisa ter ingresso de preço total.

4. O verde e o roxo
Não se tem uma explicação oficial sobre o motivo de as cores oficiais do All England Club serem o verde e o roxo. É fato no entanto que até 1909 o brasão do Club tinha quatro cores – azul, amarelo, vermelho e verde -, combinação praticamente idêntica às da Marinha Real Britânica. Houve então a decisão de se modificar isso.

5. Lanche caseiro
Wimbledon é um dos raríssimos eventos esportivos no mundo que permite aos espectadores trazerem sua própria refeição. Claro que existem algumas regras quanto ao recipiente e principalmente aos líquidos, que não podem exceder 500 ml. Tudo por conta da segurança. Não são permitidas cestas de piquenique, caixa térmica e cadeiras de camping ou praia.

6. A arte de apanhar bolas
Os boleiros foram introduzidos no torneio em 1920 e eram recrutados inicialmente entre aspirantes à Marinha Real. A partir de 1946 e por 20 anos, a seleção passou a ser feita num tradicional orfanato de Londres. Atualmente, os 250 pegadores, escolares com média de idade de 15 anos, passam por um ‘vestibular’ com mais de 1.000 candidatos e um exaustivo treinamento. Os que trabalham, ganham cerca de US$ 253 por semana.

7. Um abacaxi
No topo do troféu masculino de Wimbledon, existe uma peça com o formato de abacaxi. A explicação é que a fruta tropical era rara e muito exclusiva no final do século 19, quando a peça foi desenhada.

1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Paulo A.
Paulo A.
11 dias atrás

Parabéns pelo post! Interessantíssimo e por demais oportuno.

PUBLICIDADE

VÍDEOS

Wimbledon seleciona os melhores backhands de 1 mão

Os históricos duelos entre Serena e Venus em Wimbledon

PUBLICIDADE