PLACAR

Zverev volta a bater De Minaur e joga sua 4ª semi de RG

Foto: Philippe Montigny/FFT

Paris (França) – Pelo quarto ano consecutivo, Alexander Zverev disputará a semifinal de Roland Garros. O alemão garantiu vaga na penúltima rodada em Paris depois de confirmar o favoritismo na partida desta quarta-feira contra o australiano Alex de Minaur, com parciais de 6/4, 7/6 (7-5) e 6/4 em 2h58 de partida. Esta foi a oitava vitória de Zverev em dez jogos contra o rival no circuito.

Ainda em busca de seu primeiro título de Grand Slam, Zverev disputou apenas uma final, no US Open de 2020. Atual número 4 do mundo aos 27 anos, o alemão perdeu outras seis semifinais de Slam que disputou, uma delas no início da temporada, na Austrália. Ele tem a chance de terminar o torneio na terceira posição do ranking se conquistar o título e contar com derrota do espanhol Carlos Alcaraz na semifinal.

O adversário de Zverev na semifinal da próxima sexta-feira será o norueguês Casper Ruud, número 7 do mundo e que nem precisou entrar em quadra, beneficiado pela desistência de Novak Djokovic por lesão no joelho direito. Zverev e Ruud já se enfrentaram quatro vezes, com duas vitórias para cada lado. O norueguês tenta alcançar sua terceira final seguida em Roland Garros.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

Superado nas quartas de final em Paris, De Minaur chegou às quartas de final de um Grand Slam pela segunda vez aos 25 anos. O australiano só havia alcançado essa fase no US Open de 2020. Durante a boa campanha em Paris, eliminou o top 5 russo Daniil Medvedev. A projeção oficial da ATP indica que ele pode igualar o melhor ranking da carreira, o nono lugar, ou até atingir a inédita oitava posição, dependendo dos resultados de Ruud.

Vindo de jogos longos, Zverev conseguiu administrar energia

Zverev vinha de duas batalhas de cinco sets em Roland Garros, contra o holandês Tallon Griekspoor na terceira rodada e diante do dinamarquês Holger Rune nas oitavas. E por isso, era fundamental administrar energia e minimizar o desgaste. E mesmo enfrentando alguns problemas no saque, especialmente quando dependia do segundo serviço, e cometendo erros com forehand nos ralis de fundo, o alemão prevalecia nos pontos mais importantes.

A primeira quebra da partida veio logo cedo. Zverev saiu vencendo por 2/1. Embora tenha cedido o empate de imediato, o alemão não demorou para recuperar a vantagem e também não teria mais o saque ameaçado até o fim do set. No início do segundo set, Zverev voltou a quebrar e fez 3/2. Mas De Minaur, reconhecido por sua solidez nos ralis de fundo, conseguiu equilibrar as ações, especialmente depois de incorporar mais slices, tentando quebrar o ritmo do jogo agressivo do alemão.

De Minaur teve set-point na segunda parcial

O australiano buscou o empate e chegou a ter um set-point quando liderava por 6/5, mas Zverev conseguiu um bom saque e foi agressivo desde o início do ponto, embora tenha mostrado também muita paciência para executar um smash em hora tão importante. No começo do tiebreak, o alemão cometia muitos erros com o forehand e saiu perdendo por 4-0. Ele chegou a diminuir a diferença para 4-3 e só buscou o empate no 5-5. Em mais um ponto muito importante, sustentou um rali com 39 trocas de bola para passar à frente no tiebreak e fechar o set.

As oportunidades perdidas pesaram para De Minaur, nitidamente frustrado no início do terceiro set. Zverev voltou a quebar e chegou a abrir 5/2. Só então, o australiano conseguiu fazer um game de saque mais seguro, além de ter devolvido a quebra quando o alemão sacava para o jogo, contando mais uma vez com o forehand errático do rival. Faltava ainda para De Minaur manter o saque mais uma vez e passar a pressão para o outro lado, mas ele não conseguiu cumprir essa missão e sofreu uma nova quebra que definiu o jogo.

14 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Fernando Venezian
Fernando Venezian
1 mês atrás

Mesmo sem o Djoko, as semis serão incríveis! Só jogaço!!!

José Alexandre
José Alexandre
1 mês atrás

Falta só mais 2 pro Zé.

Renato
Renato
1 mês atrás
Responder para  José Alexandre

Será que chega? Vou torcer.

Groff
Groff
1 mês atrás
Responder para  Renato

Me 2!

Paulo Sérgio
Paulo Sérgio
1 mês atrás

Go Sacha.

jose carlos
jose carlos
1 mês atrás

No fim deu a lógica e se classificaram os quatro favoritos!

Caio quintas
Caio quintas
1 mês atrás

Na torcida por ele

JClaudio
JClaudio
1 mês atrás

O jogo do Zverev e De Minaur foi o retrato da “consistência”.
Bola para lá, bola para cá, balão aqui, balão ali.
Ainda bem que terminou em 3 sets (mais de 3 horas).
Estariam jogando até agora caso o jogo se prolongasse.
Tem quem gosta.

Devanor
Devanor
1 mês atrás

No masculino nem uma novidade
Dois jogacos
No feminino é imprescindível
Kkkk

Emerson
Emerson
1 mês atrás
Responder para  Devanor

Imprevisível seria ?

Guilherme E.S. Ribeiro
Guilherme E.S. Ribeiro
1 mês atrás

Ganhou o favorito. Será a 8º semifinal de Grand Slam do alemão, a 4º em RG. Ruud disputará sua 4º semi de Slam, a 3º RG.

Gerson
Gerson
1 mês atrás

Com exceção de Djokovic (pena que se lesionou), deu a lógica na minha opinião: os 4 jogadores que mais tem chances de faturar RG (Ruud, Zverev, Alcaraz e Sinner). Não consigo enxergar um franco favorito, assim como Nadal costumava a ser. Detalhe: não se deve menosprezar Ruud, pois a sua disciplina tática e consistência pode complicar Zverev. A conferir.

Sergio
Sergio
1 mês atrás

Minha opinião é a seguinte: acho que o Alcaraz passa pelo Sinner e o Zverev passa pelo Rudd. Aí, a final seria: Alcaraz X Rudd.
Meu palpite: Alcaraz é o favorito para levar o título.
Apenas um palpite baseado no que vem jogando o Zverev e na subida do jogo do Alcaraz.
Vamos ver!

Renato
Renato
1 mês atrás
Responder para  Sergio

É um bom palpite. Eu acho que Sinner e Alcaraz estão muito bem e tem tudo para ser um grande jogo. Do outro lado, dois caras com boa experiência, em busca do Slam que ainda não ganharam.

PUBLICIDADE

VÍDEOS

Fils vence a grande batalha de Hamburgo em cima de Zverev

Veja como Zheng chegou ao bicampeonato em Palermo

PUBLICIDADE