Turim (Itália) – Bicampeão do ATP Finals nos anos de 2018 e 2021, Alexander Zverev iniciou bem a busca pelo terceiro título do torneio entre os oito melhores da temporada. Depois de ter vencido o Masters 1000 de Paris há oito dias, o alemão aproveitou a boa fase nas quadras duras e cobertas e venceu nesta segunda-feira o russo Andrey Rublev por duplo 6/4 em 1h12 de partida.
Esta foi a sétima vitória de Zverev em dez jogos contra Rublev no circuito. O atual número 2 do mundo também venceu seu sexto jogo seguido no circuito chega à sua 67ª vitória em 87 jogos na temporada de 2024 da ATP. Ele é o tenista que mais venceu partidas no ano.
Com o resultado, Zverev termina a primeira rodada do Finals na segunda posição do Grupo John Newcombe, em Turim. A liderança é do norueguês Casper Ruud, que venceu o espanhol Carlos Alcaraz por 6/1 e 7/5 e fica à frente pelo aproveitamento de games. Na quarta-feira, Zverev enfrentará Ruud, enquanto Alcaraz e Rublev buscam a recuperação no grupo.
Three-Peat Hunting 💪
2x #NittoATPFinals champion Zverev kicks off his bid for a third title with a 6-4 6-4 win over Rublev! pic.twitter.com/N2sTeSSHkz
— Tennis TV (@TennisTV) November 11, 2024
O ótimo desempenho no saque foi importante para Zverev construir uma vitória sem riscos. Ele não enfrentou break-points e disparou 9 aces na partida, além de ter cedido apenas dez pontos em seus games de serviço. O alemão também teve o domínio dos ralis de fundo, mesmo diante de um rival reconhecidamente agressivo, fez 22 winners contra apenas 10 de Rublev e cometeu só 9 erros não-forçados, um a menos que o russo.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
As duas parciais do jogo tiveram roteiros parecidos, com Zverev aproveitando os dois únicos break-points que teve. Um no sétimo game do primeiro set, que permitiu ao alemão abrir 4/3 e saque e sustentar a vantagem até o fim. A segunda quebra foi no penúltimo game da partida. Depois de estar perdendo por 4/3, o número 2 do mundo iniciou uma grande reação, venceu 12 pontos em 14 possíveis e fechou o jogo em sets diretos.
Final da primeira rodada, apenas vitórias por 2×0, nenhum tie-break e Carlitos na lanterna geral ganhando apenas 6 games.
Se essa dor de barriga aparecer novamente contra o Rublev a coisa vai complicar.
Excelente jogador, merece ser número 2 do mundo.