Hamburgo (Alemanha) – Se a estreia do alemão Alexander Zverev no ATP 500 de Hamburgo foi tranquila, na segunda rodada ele teve bem mais trabalho e precisou buscar a virada para superar o francês Hugo Gaston. Fechando a quinta-feira na quadra central, o tenista da casa gastou 2h37 para triunfar com o placar final de 4/6, 6/2 e 7/5, garantindo assim lugar nas quartas de final.
O próximo adversário do cabeça de chave 1 na competição será chinês Zhizhen Zhang, oitavo favorito, que eliminou o paranaense Thiago Wild na estreia e agora deixou pelo caminho o italiano Flavio Cobolli, contra quem marcou parciais de 6/1 e 7/6 (7-5). Será a primeira vez que os dois medirão forças pelo circuito profissional.
A partida foi marcada por altos e baixos de Zverev e algumas discussões com a arbitragem, que começou com uma advertência por demora para sacar e teve também reclamação por uma bola devolvida por Gaston que o alemão viu quicar duas vezes na quadra.
No primeiro set, o tenista da casa saiu na frente, foi o primeiro a quebrar e chegou a ter 2/1 e saque, mas não apenas perdeu o break de vantagem logo em seguida, como acabou perdendo o saque no décimo e último game, depois de deixar escapar dois break-points no sétimo. Zverev respondeu bem à derrota na primeira parcial e cedeu apenas dois games ao rival na segunda, empatando o jogo.
Zverev manteve o ritmo no terceiro set e chegou a ter break-point para abrir 3/0 e saque, mas não aproveitou a chance. Veio então nova oscilação, com cinco break-points salvos no quarto game e uma quebra amargada no sexto, que veio seguida de mais duas e Gaston fazendo 5/4. Só que o francês empacou no placar e não venceu mais games depois disso.
Rune também avança e chega nas quartas
Segundo mais bem cotado ao título em Hamburgo, o dinamarquês Holger Rune foi outro que fez valer o favoritismo para avançar. Ele teve pela frente o argentino vindo do quali Marco Trungelliti e conseguiu definir a partida sem grandes sustos, batendo o atual 151 do mundo em 1h19, com parciais de 6/4 e 6/3.
O próximo oponente de Rune no torneio promete ser bem mas duro, uma vez que ele cruza agora com o francês Arthur Fils, quinto pré-classificado, que encarou o sérvio Laslo Djere na segunda rodada e levou a melhor com uma vitória por 2 sets a 0, fechando o jogo com o placar final de 7/6 (7-3) e 6/2, depois de 1h46 de confronto.
Rune tenta repetir o resultado do único embate que teve até então com o francês de 21 anos e atual 17 do mundo. Os dois se enfrentaram no ano passado na segunda rodada do Masters 1000 de Roma, com vitória do dinamarquês, que derrotou Fils em sets diretos.