Munique (Alemanha) – Os dois principais candidatos ao título no ATP 500 de Munique, o tenista da casa Alexander Zverev e Ben Shelton começaram com vitória suas respectivas campanhas no torneio nesta segunda-feira. Enquanto o alemão conseguiu passar sem sustos pela primeira rodada, o norte-americano sofreu bem mais e por pouco não se despediu prematuramente.
Zverev teve pela frente um rival complicado, o francês Alexandre Muller, que faz um bom início de ano e foi vice-campeão no Rio Open. Contudo, o germânico aproveitou o fator casa e fez valer a condição de cabeça de chave número 1, triunfando em sets diretos, com o placar final de 6/4 e 6/1, depois de 1h20 de partida.
O saque fez a diferença para Zverev, que venceu 67% dos pontos disputados contra 47% do adversário. Ainda assim, o número 3 do mundo foi quebrado uma vez, na única chance que cedeu para Muller. Em contrapartida, ele somou 11 break-points no derrotar do jogo e converteu cinco deles. Na segunda rodada, Sasha espera por Chun-Hsisn Tseng ou Daniel Altmaier.
Já a estreia de Shelton foi com muito mais trabalho, precisando salvar três match-points para derrotar o croata vindo do quali Borna Gojo de virada, com parciais de 4/6, 7/6 (8-6) e 7/6 (7-3). O norte-americano ficou em quadra por 2h25 e evitou uma eliminação logo na estreia. “Foi ridiculamente difícil”, refletiu o segundo mais bem cotado ao título.
“A maneira como ele sacou e como jogou, mesmo quando se irritou, foi simplesmente de anotar um winner atrás do outro. Foi uma tarefa difícil enfrentá-lo. Tive sorte em alguns momentos importantes e consegui manter a calma nos match-points”, destacou Shelton, que espera pelo vencedor do duelo entre Roberto Bautista e Botic van de Zandschulp.
Tien não embala após o quali
Um dos nomes da nova geração, o norte-americano Learner Tien conseguiu furar o quali, mas não passou da primeira rodada na chave principal, derrotado por Tallon Griekspoor em sets diretos, com 6/4 e 6/2. Na próxima fase, o holandês enfrentará ou o tcheco Jakub Mensik, cabeça de chave 6, ou o convidado da casa Yannick Hanfmann.
Outro vindo do quali, só que entrando como lucky-loser, o britânico Billy Harris não foi páreo para a experiência de David Goffin e caiu com o placar de 6/2, 6/7 (2-7) e 6/4. O belga espera agora pelo argentino Mariano Navone ou pelo canadense Félix Auger-Aliassime.
Também em batalha de três sets se definiu a vitória do sérvio Miomir Kecmanovic sobre o norte-americano Marcos Giron, que terminou com parciais de 6/2, 6/7 (2-7) e 7/6 (11-9). Na segunda rodada, Kecmanovic pode encarar o tcheco Jiri Lehecka, sétimo favorito no torneio, o o italiano Luciano Darderi.