Roma (Itália) – Pela primeira vez em sete confrontos, Qinwen Zheng derrotou Aryna Sabalenka para garantir um lugar na semifinal do WTA 1000 de Roma. A chinesa de 22 anos e oitava do ranking eliminou a número 1 do mundo com parciais de 6/4 e 6/3 em 1h37 de partida.
Até o duelo desta quarta-feira em Roma, Zheng só havia vencido um set contra Sabalenka, na final de Wuhan em outubro. Sabalenka havia vencido os seis duelos entre elas, sempre no piso duro, com destaque para a final do Australian Open do ano passado. Esta foi a primeira vez que elas se enfrentaram no saibro.
Campeã olímpica nos Jogos de Paris no ano passado, Zheng tem cinco títulos no circuito e busca a 11ª final da carreira. Ela tenta alcançar sua primeira final da temporada e também busca uma inédita conquista em nível 1000. A única final foi justamente em Wuhan.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
A adversária de Zheng na semifinal desta quinta-feira às 15h30 (de Brasília) será a norte-americana Coco Gauff, número 3 do mundo. Gauff venceu os dois duelos anteriores contra a chinesa, em Roma e no WTA Finals do ano passado. A outra semifinal será às 10h, entre a italiana Jasmine Paolini e a norte-americana Peyton Stearns.
She’s certified gold 😉
Zheng Qinwen never let up, delivering a masterclass performance as she powered past Sabalenka 6-4, 6-3!#IBI25 pic.twitter.com/EgCcY6mHV0
— wta (@WTA) May 14, 2025
Eliminada nas quartas em Roma, Sabalenka perdeu uma chance de título inédito na capital italiana. Ano passado, a bielorrussa ficou com o vice-campeonato, superada por Iga Swiatek na decisão. A jogadora de 27 anos já disputou seis finais na temporada, com títulos em Brisbane, Miami e Madri e vice-campeonatos no Australian Open, Indian Wells e Stuttgart.
Zheng não sofreu quebras na partida desta quarta-feira
No início da partida, Zheng teve mais dificuldade para confirmar o saque e escapou de três break-points em seus primeiros games de serviço. Mas depois disso, passou a manter seus games de forma mais segura. A chinesa aproveitou a única chance de quebra de todo o primeiro set e vinha sendo mais regular no fundo de quadra que Sabalenka, fez 10 a 8 nos winners do set e cometeu 10 erros não-forçados contra 14 da bielorrussa.
Showing off some speed 🏎️💨#IBI25 pic.twitter.com/5E4Vq1Jwxp
— wta (@WTA) May 14, 2025
Como já tem acontecido desde a campanha para o título em Madri, Sabalenka encarou muitos games longos e break-points no segundo set. Ela permitiu mais uma quebra a Zheng logo no começo e saiu perdendo por 2/0. A chinesa teve muitas chances de ampliar a diferença, mas a líder do ranking escapou de outros seis break-points. Ela também foi advertida pela árbitra de cadeira, Marija Cicak, por linguagem obscena contra um espectador do torneio.
Depois de ter perdido quatro chances de quebra no sétimo game da parcial, Zheng enfrentou um game de saque muito difícil e escapou de um 15-40. Na sequência, voltou a pressionar o serviço instável de Sabalenka, que teve o serviço quebrado com uma dupla falta, definindo a disputa em sets diretos. Zheng liderou a contagem de winners por 19 a 15 e cometeu 20 erros contra 27 de Sabalenka. A chinesa aproveitou três de suas 10 chances de quebra e salvou todos os cinco break-points que enfrentou.
Pra bater a Aryna só assim mesmo! Saque impecável e paralela de esquerda até enjoar! Que performance!
Exato, estudou a adversária. Pode ter aberto a porteira para as outras rivais.
Luciano, todas sabem o que tem que fazer contra a Sabalenka, o difícil é executar hahaha
Sim, mas veja a Swiatek, parecia uma tenista muito difícil de ser batida, mas depois acabou sendo derrotada com frequência. A ver.
Então das mais de 189 vezes que ela perdeu, teve esse milagre aí? Kkkkkkkkk..
William, a maioria dessas 189 derrotas não foram no prime dela! Atualmente as adversárias precisam fazer um jogo perfeito pra batê-la
A Gauff queria enfrentar a Sabalenka pra se vingar, então vai ter que se contentar com a Zeng. rsrs.
Que ZEBRAça !!!
Querido, acho que não foi zebra porque a Zeng é top 10, claro que nunca tinha ganho dela. A migalouca era bem favorita, mas dizer que a Zeng era zebra acho um pouco exagero porque ela é top 10.
Concordo. A impressão de zebra ocorre pelo fato da Zheng ser muito regular e pouco ser citada pela mídia. Na minha visão foi uma vitória um pouco surpreendente mas não zebra.
Surpreendente foi a Sabalenka nem se quer quebrar um saque o jogo todo, a Zheng não jogou isso tudo contra a Andreescu, hj foi impecável no serviço e o jogo todo em si
Sabalenka tomou um tarifação da Zheng. Grande Vitória!
E pensar que a Zheng chegou a ter set-point contra a Andreescu ontem, antes de emplacar 7 games seguidos.
Sim, o circuito feminino está absolutamente imprevisível. Prefiro assim que uma dinastia absoluta dd uma única tenista.
Grande dia.
Por essa, eu realmente não esperava. Precisou perder 6 vezes, para enfim, conseguir a vitória. O saque da chinesa, quando entra, incomoda, pq ela senta o braço, só precisa controlar as duas faltas. Vamos ver como vai se comportar contra a Gauff.
Achei a Aryna Sabalenka cansada física e mentalmente depois de tantos jogos e algumas finais,mas a zeng teve que jogar muito….
Se a Zheng conseguiu, a Swiatek também pode com a Ostapenko, ou não?
O Sinner saiu de 0x6 contra o Medvedev e hoje está 9×7 para o italiano.
Pode se, mas aí depende da Iga em querer evoluir ou mudar o seu jogo para surpreendera adversária, pois ultimante o seu jogo burocrático reativo já esta manjado.
Zheng mostrou como se supera uma jogadora como Sabalenka, com persistência, alegria e acreditando na vitória. Não tem esse negócio de freguesia.