Charleston (EUA) – De volta às quadras de saibro depois de conquistar a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Paris, Qinwen Zheng estreou com vitória no WTA 500 de Charleston. A chinesa dominou o duelo com a grega Maria Sakkari, ex-número 3 do mundo e atual 64ª do ranking, marcando as parciais de 6/4 e 6/1 em 1h32 de partida.
“Sei que todo mundo aqui está fazendo a transição da quadra dura para o saibro e apredendo ainda como atacar e se defender. Quem se adaptar melhor aqui é quem vai ganhar o torneio”, disse Zheng após a partida. A atual número 8 do mundo é a terceira cabeça de chave do torneio.
Aos 22 anos, Zheng faz sua segunda participação em Charleston. Em 2022, ela perdeu na segunda rodada. “Esse torneio ainda melhor do que eu imaginava antes de vir para cá. Adorei a atmosfera daqui, com muita gente para assistir. Foi o meu primeiro jogo no saibro e gostei muito”.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
O primeiro set da partida teve apenas uma quebra, conquistada por Zheng no sétimo game. A chinesa só enfrentou um break-point. Já na segunda parcial, ela foi dominante e conseguiu três novas quebras para definir a partida. Ela fez 15 winners contra 12 e cometeu 27 erros contra 32 de Sakkari.
A adversária de Zheng nas oitavas será a belga Elise Mertens, 28ª do ranking, que venceu a francesa Varvara Gracheva, 66ª colocada por 6/3 e 7/5. O confronto com Mertens é inédito no circuito.