PLACAR

WTA atualiza ranking e Bia aparece em 11º lugar

Foto: WTA Elite Trophy

Miami (EUA) – A WTA atualizou seu ranking após os dois últimos grandes torneios do circuito, o Finals em Cancún e o Elite Trophy em Zhuhai. Campeã do torneio entre as oito melhores da temporada, Iga Swiatek ultrapassou Aryna Sabalenka e retomou a liderança, terminando a segunda temporada seguida como número 1 do mundo. Já a melhor brasileira, Beatriz Haddad Maia, encerra o ano na 11ª colocação.

Havia a expectativa de que Bia reassumisse o 10º lugar do ranking, posição que ocupou por duas semanas após a semifinal de Roland Garros em junho. Essa informação constava no site oficial após a conquista do Elite Trophy em Zhuhai e também no material de imprensa da entidade.

Em contato por e-mail com TenisBrasil feito na última segunda-feira, a entidade também chegou a informar que a brasileira ficaria no top 10 no cenário em que a tcheca Barbora Krejcikova não disputasse duas partidas ou vencesse um jogo do Finals como alternate.

Com a atualização do ranking nesta terça-feira, Bia acumula 2.855 pontos contra 2.880 da décima colocada Barbora Krejcikova. Outra mudança no top 10 foi positiva para Ons Jabeur, que ultrapassou a tcheca Marketa Vondrousova. A tunisiana agora é a 6ª colocada no ranking, enquanto a tcheca ficou na sétima posição.

A diferença de Swiatek para Sabalenka na disputa pela liderança ficou em 245 pontos, 9.295 para a polonesa, contra 9.050 para a bielorrussa, que defende 2 mil pontos do Australian Open no começo de 2024. A norte-americana Coco Gauff, campeã do US Open é a terceira colocada, seguida por Elena Rybakina e Jessica Pegula, que completam o top 5. O top 10 ainda conta com a tcheca Karolina Muchova em oitavo e com a grega Maria Sakkari na nona posição.

A atualização do ranking também foi positiva para a chinesa Qinwen Zheng, finalista do Elite Trophy e superada por Bia há nove dias. A jovem jogadora de 21 anos atingiu a melhor marca da carreira, agora ocupando o 15º lugar.

PUBLICIDADE

VÍDEOS

Toda a comemoração de Alcaraz na conquista de Roland Garros

Jannik Sinner é o 29º homem a liderar o ranking profissional

PUBLICIDADE