Rio de Janeiro (RJ) – No último jogo desta segunda-feira no Rio Open, o paranaense Thiago Wild salvou o dia dos brasileiros e foi o único a vencer. Para conseguir o resultado positivo, ele teve que suar a camisa e aproveitar o embalo da torcida, buscando a virada contra o chileno Alejandro Tabilo, 52º do ranking, com o placar final de 2/6, 6/4 e 6/4 em 2h15 de partida.
Esta foi apenas a segunda vitória de Wild na temporada e a primeira em chaves principais. Até então, o jogador de 23 anos e 82º do ranking só havia vencido um jogo no quali de Auckland em 2024, e vinha de eliminações nas estreias de seus dois primeiros torneios no saibro sul-americano, em Córdoba e Buenos Aires. No Rio Open, chega às oitavas pela segunda vez, repetindo a campanha de 2020.
O próximo oponente de Wild será o espanhol Jaume Munar, atual 73º do mundo, que mais cedo deixou pelo caminho o cabeça de chave 8, o austríaco Sebastian Ofner, com parciais de 6/3 e 6/1. Munar venceu os três duelos anteriores contra Wild, dois em nível challenger em 2019 e 2021, e outro no quali do Masters 1000 de Miami em 2022.
In front of his home crowd 🇧🇷
Brazil’s Thiago Seyboth Wild defeats Tabilo 2-6 6-4 6-4 to move into Rio R2#RioOpen10Anos pic.twitter.com/wrbL5Up0iq
— Tennis TV (@TennisTV) February 20, 2024
A partida começou equilibrada, com os dois tenistas confirmando os serviços sem dificuldade, só que depois do 2/2, Wild baixou um pouco o nível e acabou se dando mal. Ele sofreu duas quebras seguidas, perdeu quatro games consecutivos e assim perdeu o primeiro set depois de 32 minutos de disputa.
Wild tratou de responder com firmeza a série de games ruins que o levou a sair atrás no placar e abriu a segunda parcial com quebra no primeiro game e três break-points salvos no segundo para fazer 2/0. Depois disso, a partida foi equilibrada, com o paranaense conseguindo administrar a vantagem até o final para empatar o confronto.
No terceiro set, o atual número 1 do Brasil aproveitou a torcida nos momentos duros, primeiro para salvar um break-point no segundo game e depois no oitavo, quando encarou novo break contra, teve um game longo e conseguiu confirmar.
O momento virou para o paranaense, que no game seguinte conseguiu a quebra que iria definir o jogo. Ele então foi ao saque com 5/4 no placar, abriu 0-40, deixou escapar o primeiro match-point, mas não o segundo e concretizou a vitória para delírio da torcida que o apoiou durante as 2h08 de confronto.
Do Brasil 🤙#RioOpen10Anos pic.twitter.com/bV0rmytmQd
— Tennis TV (@TennisTV) February 20, 2024
Parabéns!! A tendência é que Jaume seja um adversário menos encrencado.
Espanhol no saibro sempre é jogo encardido. Aliás, isso aí é ATP 500, o Wild pegou uma chave onde não tem nenhum adversário molezinha
Um teste perfeito para suas habilidades.
Nos ultimos 3 jogos disputador o brasileiro perdeu, vamos torcer!
Hoje sim valeu demais. Depois de um começo ruim, embalou e lutou pra caramba até conseguir a brecha que trouxe a vitória. E esse chinelo é encardido, ganhou um ATP 250 não tem nem um mês. E começou firme demais o jogo, dava a impressão que seriam dois sets rápidos. Recuperação impressionante do brasileiro. No papel esse jogo de hoje parece bem mais complicado que essa segunda rodada contra o espanhol Munar, que começou bem a carreira, mas deu uma estagnada e não consegue grandes resultados já faz um bom tempo. Quem sabe depois de vários anos vamos ter um brasileiro nas quartas e provavelmente num jogão contra o Norie.
Super concordo com sua análise. Chileno jogou um bolão hj msm, tava firme demaaaaais no saque, o Paranaense brilhou mto hj no aspecto mental, remontando após aquele 1° set errático.
Pelo q jogou o Tabilo foi sim uma grande vitória do Wild, dá esperanças para embalar no torneio, ainda q o histórico de 0x3 contra o espanhol assuste..
Verdade mesmo. Vamos ver se ele desfaz essa freguesia amanhã. Esses pontos de quartas ajudariam demais pro restante da temporada.
Parabéns Wild ótima vitória,bora despachar o espanhol agora
Show! Que grande vitória, sobre um Tabilo confiante e que vem jogando muito esse ano. Virada espetacular, parabéns Wild. Que essa vitória seja o início de um grande ano de 2024 pra você. Foco garoto!
Ao meu ver Munar joga menos que o Tabilo. Munar parece ser menos encardido/consistente. O legal é que o Wild responde bem com a energia do público. Tá de parabéns pq virar um jogo desse tem que estar mentalmente forte.
Bora wild. Selvagem
Bora acabar com a sina de derrotas para o munar mala.
Me pareceu que o Thiago entrou com pouca agressividade no primeiro set e estava tentando enquadrar o jogo dele ao do canhoto, usando menos do tipico inside out de direita dele e indo excessivamente em busca do backhand do Chileno. A reação veio quando ele seguiu mais seu estilo de jogo e o Chileno deu uma leve caída. Wild tem mentalidade de vencedor e muitas vezes cresce nas horas difíceis. Isso é difícil aprender. Seguimos na torcida
Parabéns Wild, mas que jogo horrível de se ver. 70% dos pontos foi erro do oponente, pros dois lados. Quem errou menos venceu. E Wild ganhou no grito(torcida), acho que se não fosse isso tinha perdido. Me preocupa seu tenis ter decaído tanto esse ano. Joga mais que isso.
Boa vitória! Era isso que mais importava, pois vinha muito mal. E foi cirúrgico, dois BP a seu favor e duas quebras confirmadas. Agora vai mais confiante.
Bela vitória do Wild. Ficou firme no jogo, arriscou bastante com a direita e foi muito corajoso nos momentos difíceis, tanto no segundo como no terceiro set. Munar nas oitavas não será fácil. É um saibrista de formação. Mas dá pro Wild vencer e avançar as quartas de final, fazendo seu primeiro bom resultado este ano.
Ufa, salvou o dia! Sem o Wild, o tenis brasileiro masculino agoniza
Ótima apresentação do Thiago nos 2S e 3S, não deu chances ao Tabilo!! Se mantiver o nível, vai longe!! Boraaa!
Na chave o adversário menos duro deve ser o Norrie nas Quartas. O Munar já fez duplas com o Nadal. Final de Juvenil. O Tabilo vem de 23 vitórias e 4 derrotas. 4 Challengers em 2023. ATP em 2024. O Jarry bateu Alcaraz em Buenos Aires.