Aix-en-Provence (França) – Terceiro profissional mais velho na história da ATP a vencer uma partida no nível Masters 1000, atrás de Ivo Karlovic e Jimmy Connors, o suíço Stan Wawrinka segue firme no circuito e continua cheio de vontade. Ele reconhece que os resultados já não são mais os mesmos de seu auge, mas acredita que ainda tenha lenha para queimar.
“Ainda tenho essa paixão. Não são mais os mesmos resultados, mas a paixão segue viva e por isso continuou jogando aos 40 anos, o que pode ser assustador. Quando comecei a jogar tênis, meu sonho era me tornar profissional. Naquela época, as carreiras geralmente terminavam em meados dos 30 anos”, disse o suíço em entrevista ao Eurosport.
“Estou tentando jogar um pouco mais e aproveitar todas as emoções que o tênis me deu e continua me dando. Isso não significa que seja fácil, mas eu amo o que faço. Essa vida de tenista, as emoções. Quero terminar este livro da melhor maneira possível”, acrescentou o ex-número 3 do mundo, que atualmente ocupa apenas a modesta 158ª colocação no ranking.
Outro nome de sua geração, o francês Gael Monfils é apenas dois anos mais novo e também se mantém firme na disputa, algo que merece elogios vindos do suíço. “Gael é um tesouro, nos conhecemos há anos e treinamos muito juntos. Essa é uma mensagem muito bonita, mas pessoalmente eu também o considero um campeão”, comentou Wawrinka.
“Tive a sorte de ganhar Grand Slams, mas como somos um pouco da mesma geração, infelizmente fomos colocados em rivalidade um com o outro, mesmo que isso não fosse necessário. Quando vejo o que Gael conquistou e continua conquistando ao longo dos anos, ele se torna um campeão para mim”, comentou o tenista de Lausanne.
Stan acredita que o francês tem uma carreira gloriosa, mesmo que falte um conquista maior, sendo seus títulos mais expressivos os de nível ATP 500. “Ser um campeão não é apenas vencer um Grand Slam. Sua carreira é extraordinária e ainda inspira sonhos no circuito”, finalizou o suíço, que nesta semana disputa o challenger de Aix-en-Provence, onde jogará as semifinais neste sábado.
Que exemplo excelente este do Wawrinka. Grande exemplo de desportividade e de resiliência. Maior ainda o exemplo de que o que importa não são apenas os títulos e as vitórias. Mas a força de vontade de continuar lutando, treinando e jogando. Isso é importantíssimo como exemplo para os mais jovens e para todos nós. Para ter uma vida saudável é preciso, entre outras coisas, a prática de um esporte ou atividade física que possa durar pela vida toda.
Comentário perfeito
Parabéns Stannn.
Força para prosseguimento no Circuito.
Vamos Wawrinka! Grande jogador! Joga com raça, determinação e tem uma linda esquerda de uma mão! Que continue vencendo muitos e muitos jogos!
Achei q Wawrinka estava pensando em se aposentar devido aos resultados, mas depois que descobri q ele pode receber inúmeros convites, aí hj acho q ele joga mais uma 2 anos.
Talvez ainda pensando em ganhar Wimbledon e fechar o GS.
o cara joga muito umas das gerações mais disputada , os 6 primeiros do ranking
só dava jogos emocionante
o ruim que ele foi fregues do big3
Esse homem não pode parar de jogar nunca.
Esses 2 caras são uma grande expressão do que é a paixão e zelo pelo tênis. Ainda bem que ainda estão no circuito, lendas vivas do esporte.
Ganhou hoje. Final de challenger. Boaa