Wada reitera pedido de 1 a 2 anos de suspensão para Sinner por doping

Foto: Corinne Dubreuil/FFT

Roma (Itália) – A resolução do teste positivo do italiano Jannik Sinner para a substância Clostebol, no ano passado, será julgada entre 16 e 17 de abril, em Lausanne, quando será julgado o pedido da Agência Mundial Antidoping (Wada), que recorreu da ausência de punição para o número 1 do mundo e pediu suspensão para o tenista.

Porta-voz da Wada, James Fitzgerald reiterou a posição da Wada em entrevista ao La Stampa, publicada nesta quinta-feira pelo jornal italiano. “Como declaramos em setembro, a Wada acredita que a decisão de ‘nenhuma culpa ou negligência’ não estava correta sob as regras atuais e está buscando um período de suspensão entre um e dois anos”, afirmou.

“A WADA não está buscando o cancelamento de nenhuma descoberta além daquelas já impostas em primeira instância. Como o assunto está agora pendente perante o CAS (Corte Arbitral do Esporte), a WADA não fará mais comentários”, acrescentou o porta-voz.

A entidade que controla o doping no mundo garante que o Código Mundial Antidoping protegeu o esporte limpo em todos os países e foi revisado três vezes, devendo receber outra revisão no final deste ano. “Foram os atletas, por exemplo, que pressionaram por sanções mais duras contra os infratores, resultando na extensão do período de suspensão”, argumentou Fitzgerald.

“O princípio da responsabilidade estrita é de fundamental importância para manter a justiça no esporte. Sem ele, não haveria antidoping e os dopados venceriam. Se um atleta que testa positivo para uma substância proibida não tivesse que explicar de onde ela veio, ou como entrou em seu sistema, seria muito fácil para o trapaceiro escapar de sanções significativas”, complementou.

Subscribe
Notificar
guest
23 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Joselito
Joselito
4 horas atrás

Só assim para parar o cara. Está jogando demais.
Uma suspensão de dois anos, abriria espaço para o GOAT chegar aos 28 Slams.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
3 horas atrás
Responder para  Joselito

Errado. Djokovic vai vencer o SLAM 25 sem ajuda do Tribunal Superior. Com a presença de Carlos Alcaraz, o ” goat ” não chega a 28 SLAM algum . Aguarde RG e WIMBLEDON 2025. Abs !

Cabelo de Boneca
Cabelo de Boneca
54 minutos atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

vc ta falando isso há um ano kkkkk vira o disco kkkkkk

Fernando
Fernando
3 horas atrás
Responder para  Joselito

Sinner jogando muito é que levanta suspeitas para WADA. Djokovic só consegue mais um Slam no máximo, porque a idade está pesando muito para o físico dele.

Joselito
Joselito
1 hora atrás
Responder para  Fernando

Pois é, tem chegado em todas as fases decisivas, com exceção do US Open 2024, para o qual nem se preparou. RG 2024, WB 2024, AO 2025 com problemas de lesão. A parte física está pesando mesmo. Mas com Sinner na ativa acho que fica muito pior nas quadras duras e rápidas.

Renato
Renato
1 hora atrás
Responder para  Joselito

Está tudo errado,se era pra punir tivessem punido logo,esse sistema funciona quando os interesses de pessoas passam acima daquilo que a ciência diz,o que foi encontrado no sinner não levantava nem um mosquito ,querem acabar com o cara pq querem,e os tenistas que vão se beneficiar estão bem contentes com a situação a começar pelo Dioko

marcos
marcos
4 horas atrás

Acho que o Grande Rebatedor deve estar torcendo muito por isso !

Carlos Alberto Ribeiro da Silv
Carlos Alberto Ribeiro da Silv
3 horas atrás
Responder para  marcos

Pra você ver que ser rebatedor dá resultado. Sendo com um golpe dentro das regras do esporte, o importante no jogo de tênis é fazer a bola bater pelo menos duas vezes na quadra adversária, não importa como o jogador conseguiu o feito. Fora desse contexto, vejo uma abordagem ingênua da situação, porque o esporte profissional é uma competição e não uma exibição.

Eduardo Braga
Eduardo Braga
3 horas atrás

Não há outro caminho para o esporte a não ser a suspensão de Sinner. O caso da Iga já manchou o suficiente o Tênis. Se Sinner também se safar, a credibilidade da modalidade vai de ralo.

Blumenau
Blumenau
2 horas atrás
Responder para  Eduardo Braga

Parece até o Brasil em que tudo acaba em pizza.

Realista
Realista
51 minutos atrás
Responder para  Eduardo Braga

Credibilidade? Você fala como se ele tivesse realmente se dopado… foi apenas uma falha da equipe, ninguém usa essa substância para ter alguma vantagem pq é muito ineficaz.
6 meses já é muito para apenas uma situação trapalhada da equipe.

Lee
Lee
3 horas atrás

Com isso Alcaraz vai sobrar nos Slam pois no momento Sinner é o único que pode derrotar ele Zverev não é nada confiável Medvedev já não se recupera mais e o Djokovic quase aposentado. Se o Alcaraz conseguir bater record de Slam nessas condições não faz sentido nenhum colocar ele acima do big 3 mas vão falar em números. Imagina o Sinner voltando após 1 ou 2 anos parado com certeza não será mais o mesmo, sem o Sinner acho que vai ser o pior circuito da história do tênis.

Samuel, o Samuca
Samuel, o Samuca
3 horas atrás

Que desagradável!
Deixaram passar muito tempo, a punição ou a absolvição teria que ocorrer de imediato.
Desgaste desnecessário para a modalidade.

Carlos Alberto Ribeiro da Silv
Carlos Alberto Ribeiro da Silv
3 horas atrás

Considerando que ficou provado que não houve intenção de obter vantagem indevida nos jogos e também que não houve ganho de desempenho, 1 a 2 anos de punição acho exagerado e injusto. Se tiver que ter uma punição, talvez por negligência porque foram dois testes positivos para o doping, que seja de no máximo seis meses,

balostrófico
balostrófico
3 horas atrás

provado não, alegado… não há mecanismo para perscrutar o âmago do senhor cenoura e revelar suas intenções

JClaudio
JClaudio
3 horas atrás

“O princípio da responsabilidade estrita é de fundamental importância para manter a justiça no esporte”.

Responsabilidade Estrita, segundo a lei antidoping:
Situação em que, nos termos dos artigos 2.1 e 2.22 do Código Mundial Antidopagem é dever pessoal dos atletas garantir que nenhuma substância proibida entre em seu corpo. Atletas são responsáveis por qualquer substância proibida ou seus metabólicos ou marcadores encontrados em suas amostras, assim não é necessário demonstrar intenção, culpa, negligência ou uso consciente por parte do atleta para estabelecer uma violação de regra antidopagem como no artigo 2.1 do Código Mundial Antidopagem.

Marcos Ribeiro
Marcos Ribeiro
3 horas atrás

Os dirigentes da Wada têm o pensamento 8 ou 80 típico dos que só têm 2 neurônios.

O que também se reflete na baixíssima qualidade do seu porta-voz, que se comunica com algumas frases tortuosas e outras que contradizem os fatos, como ao pressupor que o atleta em questão, Sinner, não precisou explicar de onde veio a substância proibida detectada no seu corpo. Ou ele está completamente desinformado sobre o caso ou, o que me parece mais provável, se expressa repetindo frases decoradas, como um robô.

Controle de dopping é fundamental, mas, como tudo, só se for bem feito, o que parece que não ocorre na Waza.

Luiz Droubi
Luiz Droubi
3 horas atrás

Se fosse o caso de dizer que o cara ganhou um slam por causa do tal doping, mas não é. Depois do ocorrido, ano passado ele ganhou o US Open e esse ano o AUSOpen. O cara está imbatível e deve estar sendo testado mais do que nunca. Eu, sinceramente, não acredito que ele precisasse se dopar pra ganhar nada. 2 anos de gancho é praticamente fim de carreira pra ele. Como voltar com cabeça depois?

Blumenau
Blumenau
2 horas atrás

Parece até o Brasil em que tudo acaba em pizza.

João
João
2 horas atrás

Seja lá qual for o assunto aparecem os defensores fanáticos de Alcaraz, Djokovic, etc. São todos bons tenistas, com um pouco de sorte conseguiriam até um top 50 nos anos 80, mas não mais que isso.

Davi Poiani
Davi Poiani
1 hora atrás

O raciocínio é muito simples: Sinner se beneficiou pela quantidade de Clostebol que foi encontrada em seu sangue? Não. Houve ganho de performance? Tudo indica que não… Então isto aí está com cheiro de tapetão. Tirar do esporte um cara que está jogando no nível dele, é algo bem ruim… E olha que ele não é meu jogador favorito, embora reconheça que jogue muito tênis. Ainda prefiro ver Djokovic, Alcaraz ou Fonseca jogar do que o Sinner.

Por outro lado eu perfeitamente entendo a indignação de outros justamente pela diferença no tratamento. Os caras acabaram com a carreira da Halep, só para citar um exemplo. Pegaram leve com o Sinner ano passado pelo fato de ser um jogador no topo. Se fosse outro de ranking mais baixo já tomava um gancho de 2 anos na hora, sem direito à apelação.

Esta que é a grande incoerência e sacanagem destes caras, estas agências anti doping… Não duvido que haja uma boa medida de corrupção neste meio burocrático, embora não possa afirmar com assertividade. Mas no mínimo, são incoerentes e incompetentes.

Arthur
Arthur
59 minutos atrás
Responder para  Davi Poiani

Exatamente, é isso msm. Tem que ser igual pra todos. Eu gosto do sinner, mas sou honesto, se foi pego, tem que pagar

Arthur
Arthur
1 hora atrás

Se foi pego tem que pagar, n tem essa de pq é número 1 que não tem que pagar não. Tem que ser igual pra todos

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.