Nova York (EUA) – Representante brasileira no torneio de tênis em cadeira de rodas do US Open, a mineira de 17 anos Vitória Miranda disputará as finais de simples e duplas em Nova York. Neste ano, por conta da coincidência de datas com os Jogos Paralímpicos de Paris, o Grand Slam nova-iorquino terá apenas as disputas do juvenil, categoria em que a brasileira lidera o ranking mundial.
A rodada dupla desta quinta-feira começou com Miranda vencendo a semifinal de simples contra a belga Luna Gryp por 6/3 e 6/4. Pouco depois, ela e Gryp jogaram juntas nas duplas e venceram a canadense Frederique Perron e a norte-americana Sabina Czauz por duplo 6/4.
A adversária na final de simples será a japonesa Yuma Takamuro, segunda cabeça de chave. E nas duplas, a decisão também será contra uma parceria japonesa, Yuma Takamuro jogará ao lado da compatriota Rio Okano. As duas finais serão nesta sexta-feira, na quadra 13 do complexo. A individual será por volta de 13h30 (de Brasília) e a de duplas no fim da rodada.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Este é o terceiro Grand Slam que Vitória disputa no tênis em cadeira de rodas. Ela já havia atuado no US Open do ano passado e foi finalista de duplas en Roland Garros na atual temporada. A mineira já representou o país na Copa do Mundo por Equipes, além dos Jogos Paralímpicos da Juventude. Além da liderança na categoria juvenil, Miranda ainda ocupa o número 61 do ranking profissional da ITF.
Vitória é a segunda brasileira a atingir a liderança do ranking juvenil no tênis em cadeira de rodas. A brasiliense Jade Lanai, hoje de 19 anos e 40ª do ranking profissional, assumiu a liderança em 2019 e frequentou por três anos o posto de número 1. Jade foi campeã de simples e duplas do US Open juvenil em 2022, nos dois únicos títulos de Grand Slam do Brasil no tênis em cadeira de rodas.
Vamos ganhar esse torneio Vitória Miranda. Tanto simples como nas duplas
Parabéns Vitória. Seu nome já anuncia que grandes conquistas estão por vir. Quem sabe, em 2028, tenhamos nossa primeira medalha paralímpica da história no tênis. Sucesso na carreira e na vida!
Parabéns ! e no próximo JO você vai estar la brigando por medalhas.