Xangai (China) – Vindo da conquista do ATP 250 de Chengdu na semana passada, o chileno Alejandro Tabilo segue com ótimos resultados jogando na China e conseguiu uma vaga no Masters 1000 de Xangai depois de furar o quali. Tabilo superou nesta terça-feira o francês Harold Mayot por 6/3 e 6/4.
Esta foi a nona vitória seguida de Tabilo, que também veio do quali na campanha do título em Chengdu. Outro bom resultado recente foi a final do challenger de Guangzhou. Ele começou a série de torneios chineses ocupando o 125º lugar da ATP e atualmente aparece na 72ª posição.
Cabeça 1 do quali, o chileno estreou em Xangai vencendo o convidado local Jie Cui por 6/3 e 7/5. Já na chave principal, enfrentará o norte-americano Marcos Giron, 48º do ranking. Em caso de vitória, desafia o canadense Félix Auger-Aliassime, número 13 do mundo.
Tabilo perdeu seis semanas da temporada após sofrer uma lesão no punho esquerdo em Monte Carlo, onde derrotou o então número 5 do mundo, Novak Djokovic antes de perder na rodada seguinte para Grigor Dimitrov. Pouco depois, durante o challenger de Prostejov Challenger, na República Tcheca, sofreu uma lesão abdominal. Tabilo e ficou mais dois meses sem jogar antes de retornar em agosto, em Cincinnati.
“Foi um ano difícil. Primeiro eu tive uma fratura por estresse no punho. E logo depois de Roland Garros, sofri uma ruptura de grau 3, de cinco centímetros, no abdômen”, disse Tabilo, que estava em 23º lugar no ranking no ano passado, quando estreou em Xangai. “Toda a equipe tem me apoiado e me apoiado fora das quadras, meu treinador, meu preparador físico e minha namorada. As coisas estavam melhorando em Cincinnati e no US Open, mas eu não imaginava que seria assim depois disso”.
Tabilo merece um novo encontro com Djokovic depois desta parada.