Sharm El Sheikh (Egito) – A potiguar de apenas 14 anos Victória Barros disputa nesta semana o segundo torneio de sua carreira profissional, no ITF W15 de Sharm El Sheikh, em quadras duras no Egito. Em agosto, ela jogou em Monastir, na Tunísia, e foi semifinalista. Um dos objetivos da jovem promessa do tênis brasileiro é entrar no ranking da WTA.
Victória utilizou o ranking juvenil, do qual é 42ª do mundo, para entrar na chave em Sharm El Sheikh. Ela estreia contra a tcheca de 23 anos e vinda do quali Laetitia Pulchartova, atualmente sem ranking e que tem como melhor marca o 706º lugar em 2022. Se vencer, a brasileira pode enfrentar a alemã Kathleen Kanev, cabeça 5, ou a suíça vinda do quali Ayline Samardzic. No mesmo quadrante está a egípcia Sandra Samir, cabeça 2.
Pela boa campanha que fez na Tunísia, Victória já tem seis pontos na WTA. Por regulamento, as tenistas só entram no ranking profissional se pontuarem em três torneios diferentes ou acumularem 10 pontos. Uma vitória no Egito vale um ponto, a vaga nas quartas vale três e uma possível semifinal a colocaria no ranking, com mais seis pontos. Os resultados desta semana valem para o ranking de 14 de outubro.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
A brasileira que treina na academia de Patrick Mouratoglou, na França, desde o início de 2023 também disputa competições do circuito juvenil, contra jogadoras de até 18 anos. Na atual temporada, participou de seus dois primeiros Grand Slam na categoria, chegando às quartas de final de duplas no US Open, ao lado da sérvia Teodora Kostovic.
Vitória tem 15 anos, não?
Ele fará 15 anos no dia 21 de dezembro.