Washington (EUA) – O retorno de Venus Williams ao tênis profissional já conta com uma vitória bastante expressiva. Convidada para a disputa do WTA 500 de Washington, a ex-número 1 do mundo venceu um duelo norte-americano contra Peyton Stearns, 35ª do ranking, por 6/3 e 6/4 em 1h36 de partida nesta terça-feira.
Aos 45 anos, Venus não disputava uma competição oficial desde março do ano passado, em Miami. E sua vitória mais recente havia sido há quase dois anos, agosto de 2023 em Cincinnati, diante da russa Veronika Kudermetova. Ela se torna a jogadora mais velha a vencer um jogo da WTA desde Martina Navratilova em 2004, aos 47 anos. Sua próxima rival será a polonesa Magdalena Frech, 24ª do mundo e cabeça 5 do torneio.
Dispota a ter um bom ritmo de jogo nesta volta ao circuito, Venus também está na chave de duplas em Washington. Na última segunda-feira, ela venceu a estreia ao lado da jovem compatriota Hailey Baptiste. A parceria volta à quadra nesta quarta-feira, pelas quartas de final, contra a também anfitriã Taylor Townsend e a chinesa Shuai Zhang, cabeças 2 do torneio.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Superada por Venus nesta terça-feira, Stearns está com 23 anos e tem como melhor ranking da carreira o 28º lugar. A jovem norte-americana tem 17 vitórias na temporada e seus principais resultados foram no saibro, com destaque para a semifinal do WTA 1000 de Roma e as oitavas em Madri. Suas duas finais no circuito também foram no saibro, com um título em Rabat no ano passado e vice em Bogotá em 2023.
It’s like she never left 😮💨@Venuseswilliams defeats Stearns 6-3, 6-4 to reach the second round in the United States capital.#MubadalaCitiDCOpen pic.twitter.com/r38pH63jCt
— wta (@WTA) July 23, 2025
Para minimizar a falta de ritmo de jogo, Venus apostou em duas características marcantes de seu jogo, um bom desempeno no saque e um estilo agressivo, buscando encurtar os pontos em poucas trocas de bola. No primeiro set, ela disparou cinco aces e liderou com folga a estatística de winners por 10 a 2. Cada jogadora cometeu 18 erros não-forçados.
O segundo set teve maior alternância no placar, no momento em que Stearns passou a sustentar melhor as trocas do fundo de quadra e equilibrar as ações. Ela chegou a liderar por 3/1, mas Venus reagiu e fez quatro games seguidos para abrir 5/3. Depois, a ex-número 1 teve quatro match-points nas devoluções, mas não conseguia fechar. Sacando para o jogo, precisou de duas novas chances, mas não deixou a vitória escapar. Venus terminou o jogo com 9 aces, fez 19 a 15 nos winners e cometeu 35 erros contra 41.
Impressionante! Uma senhora de 45 anos, há meses sem competir, derrotou a 35a melhor jogadora do mundo!
Olha,merece parabéns mesmo,imaginei que iria perder fácil,mas eu estava bem errado
Jogou muito