Basileia (Suíça) – Principais cabeças de chave do ATP 500 da Basileia, os norte-americanos Taylor Fritz e Ben Shelton foram eliminados da competição nesta quinta-feira, pelas oitavas de final. Os algozes foram o francês Ugo Humbert e o espanhol Jaume Munar, que avançaram às quartas no torneio em quadras duras e cobertas.
Canhoto de 27 anos e atual 24º do ranking, Humbert superou Fritz por 6/3 e 6/4 em 1h19 de partida. Além de vencer o norte-americano pela primeira vez em três confrontos, a vitória sobre o atual número 4 do mundo foi a oitava de sua carreira contra top 10 e a segunda na temporada.
Humbert teve ótimo desempenho no saque, disparou sete aces e não sofreu quebras, escapando dos dois break-points que enfrentou. Fritz chegou a fazer mais winners, 22 a 20, e cada jogador cometeu 18 erros não-forçados. Mas o norte-americano sofreu pressão nos games de saque, enfrentou cinco chances de quebra e permitiu duas ao francês.
First top 10 win of the year 🙌@HumbertUgo puts on stunning display as he beats world No.4 Taylor Fritz 6-3 6-4 #SwissIndoorsBasel pic.twitter.com/5Wz0kLMi57
— Tennis TV (@TennisTV) October 23, 2025
O adversário de Humbert nas quartas será outro tenista dos Estados Unidos. Ele enfrenta Reilly Opelka, de 28 anos e 62º do ranking, que disparou 29 aces na vitória contra o holandês Botic van de Zandschulp por 7/6 (7-5), 6/7 (7-9) e 6/3 em 2h40. O confronto com Opelka, vindo do quali, é inédito no circiuto.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Quem também está nas quartas é o norueguês Casper Ruud, número 11 do mundo e vindo de título em Estocolmo. Ele superou o suíço Stan Wawrinka por 6/4 e 7/6 (7-5). Seu próximo adversário é o espanhol Alejandro Davidovich Fokina. O norueguês lidera o histórico por 3 a 2.
20th ATP hard court Quarter-Final secured ✅@CasperRuud98 defeats home hope Stan Wawrinka 6-4 7-6 to reach another career milestone#SwissIndoorsBasel pic.twitter.com/IkYqF2w9pB
— Tennis TV (@TennisTV) October 23, 2025
Do outro lado da chave, Jaume Munar marcou sua terceira vitória na temporada contra Ben Shelton, repetindo os resultados de Dallas e Roma. O espanhol venceu por 6/3 e 6/4. Ao superar o número 6 do mundo, o jogador de 28 anos e 42º do ranking marca sua quarta vitória contra top 10 na carreira e a segunda em 2025, depois de ter vencido o russo Daniil Medvedev em Miami.
Munar enfrentará o canadense Félix Auger-Aliassime nas quartas. O vencedor pode cruzar o caminho de João Fonseca na semifinal. O carioca de 19 anos e número 1 do Brasil enfrenta outro canadense, o canhoto Denis Shapovalov, nesta sexta-feira.












Chave aberta. E ótimos confrontos p eliminar o resto dos favoritos.
É agora, João!
Essa derrota do Taylor Fritz deixa em dúvida se a previsão do ex- tenista britânico, Tim Henman, irá se confirmar. Henman previu que, dos tenistas atuais, o norte-americano Fritz é o que estaria mais próximo de quebrar a hegemonia do Alcaraz e do Sinner como campeão de grand slam, tendo em vista que os últimos oito grand slams tiveram como campeões apenas o espanhol e o italiano, com dois títulos para cada um em 2024 e também em 2025.
Três norte-americanos (um americano e dois canadenses), quatro europeus (um francês, um norueguês e dois espanhóis) e um sul-americano nas QF.