Cincinnati (EUA) – Finalista da edição passada do Masters 1000 de Cincinnati, Stefanos Tsitsipas iniciou bem a busca por um título inédito em sua carreira. O atual número 4 do ranking venceu um duelo de dois tiebreaks contra o norte-americano Ben Shelton por 7/6 (7-3) e 7/6 (7-2) em 1h43 de partida.
O jogo foi inteiramente sem quebras ou mesmo break-points. Tsitsipas cedeu apenas 15 pontos em seus games de saque e somente três quando colocou o primeiro serviço em quadra. O grego também foi beneficiado pelas seis duplas faltas de Shelton na partida, atacando bastante o segundo saque do tenista da casa.
UNBREAKABLE 👏
In a match that featured no break points, @steftsitsipas delivers in the breakers to top Shelton 7-6(3) 7-6(2) #CincyTennis pic.twitter.com/l2b48ykDly
— Tennis TV (@TennisTV) August 16, 2023
Havia a possibilidade de uma reedição da final do ano passado contra Borna Coric, mas o croata não conseguiu defender o título conquistado em 2022. Ele foi superado pelo polonês Hubert Hurkacz, 20º do ranking, com parciais de 5/7, 6/3 e 6/3 em partida com 2h15 de duração.
Tsitsipas tem ampla vantagem no histórico de confrontos contra Hurkacz, liderando por 7 a 2. O confronto mais recente entre eles foi em Astana, no ano passado, com vitória do grego em sets diretos. Já a eliminação precoce de Coric terá impacto direto no ranking. O atual 16º colocado está caindo provisoriamente para o 28º lugar.
Hubi comes through 👏@HubertHurkacz takes out defending champion Coric 5-7 6-3 6-3 to make the last 16 at @CincyTennis! pic.twitter.com/VzUren8tAJ
— Tennis TV (@TennisTV) August 16, 2023
Monfils mantém bom momento no circuito
O experiente francês Gael Monfils conseguiu mais uma vitória expressiva no circuito. Depois de ter superado o número 15 do mundo Cameron Norrie na estreia, o veterano de 36 anos derrotou o australiano Alex de Minaur, 12º do ranking e finalista em Toronto no último domingo, com parciais de 7/5 e 6/4 em 2h02 de partida.
Foi a sexta vitória de Monfils contra um top 30 nas últimas três semanas. Ele pode cruzar o caminho do número 2 do mundo e bicampeão Novak Djokovic, que estreia às 20h (de Brasília) contra o espanhol Alejandro Davidovich Fokina.