Londres (Inglaterra) – Embora o espanhol Carlos Alcaraz e o italiano Janik Sinner sejam grandes rivais, eles às vezes compartilham a quadra para treinar juntos. Comentando o assunto no podcast Cue Tips, o britânico Andy Murray contou que o suíço Roger Federer jamais faria isso.
“Eu costumava treinar com eles, treinei com (Novak) Djokovic e (Rafael) Nadal. Quando comecei. Também treinei com Federer, mas depois de um ou dois anos, ele parou de treinar comigo”, disse o britânico ex-número 1 do mundo.
Murray explicou que o suíço preferia não bater bola com seus principais adversários. “Ele nunca treinou com Djokovic ou Nadal, acho que porque os considerava seus concorrentes. Eu gostava de treinar com eles simplesmente porque me dava a oportunidade de ver como estava meu jogo”.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Porém, a rivalidade ficava apenas dentro das quadras, sem problemas entre os quatro grandes de sua época. Murray lamenta que acabaram não se conhecendo melhor, mas acredita que agora com o fim da carreira, podem se aproximar um pouco mais.
“Nunca jantamos juntos, mas gostaria de passar mais tempo juntos no futuro. Naquela época, eu só estava com a família ou amigos. Se as coisas não estivessem indo bem, eu queria ter com quem reclamar. E eu não ia fazer isso com meus maiores rivais”, finalizou Andy.











Correto! O suiço foi sempre muito profissional. Isso não é o clube de domingo, são rivais.
E outro detalhe é que ele não é da geração “instagram” onde likes são mais importantes do que a carreira. Ele nunca precisou aparecer para ganhar popularidade, ele é o tenis!
Pena que — como disse o Jonas abaixo — não funcionou muito!
Ganhou muito 250.
Foto: o GOAT e seus dois maiores fregueses nas quadras rápidas
verdade… Nadal e Djoko freguesaços de Federer nas hards rápidas
Mas não é tudo padronizado?
No total, o suíço é o freguês levando 20×18 do sérvio, com 7×4 em Slams e 3×0 em finais de ATP Finals (os mais importantes); em Masters, 3×0 em Indian Wells, 1×0 em Miami, 1×1 no Canadá, 1×3 em Cincinnati, 0x2 em Xangai e 2×0 em Paris-Bercy. Freguês também. Vence só em ATP 500.
Ué, vi uma entrevista de Federer em que ele dizia que não gostava de treinar com Nadal porque o espanhol levava o treino a sério demais, batia como se estivesse jogando, e Federer preferia um treino mais suave, com muitas trocas…. vai ver que depois de duas ou três experiências assim, tenha desistido de treinar com o Nadal.
E qual seria a desculpa para não treinar com o grande algoz dele de Wimbledon ou com o próprio Murray (outro algoz na grama sagrada, que impediu a medalha de ouro em 2012)?
Manda um zap pro Federer pra perguntar e depois vc nos informa, obrigado.
Sim, pode ter isso. Mas tbm treinar com o Nadal é ruim. Pq ele é canhoto, há uma minoria de tenistas com essa característica. Normalmente, se escolhe treinar com canhoto, quando vai jogar contra outro canhoto.
E sobre o Djokovic, não tinham boa relação mesmo. O suiço e vários outros tenistas se queixavam dos atendimentos médicos estranhos do servio. Além do pai dele ser um mala que já irritou o suíço algumas vezes. Então, natural que se evitem.
De qualquer forma, ele perdeu para seus rivais diretos.
Correção: Perdeu e ganhou , caríssimo Paulinho, inclusive em Wimbledon 2012. Para fanáticos, 23 x 27 pros Kombistas, é enorme freguesia… Rsrsrs, Abs !
da esquerda pra direita na foto: terceirão, GOAT, segundão
Não funcionou muito…
Kkkkkkkk, boa!
Não funcionou muito não… Só se tornou o maior e mais importante tenista da história.
Bom, treino (do qual a notícia fala) diz respeito ao que acontece em quadra. E aqui, goste você ou não, ele foi dominado pelos dois, com requintes de crueldade.
E sobre maior… eu discordo de você, Nadal discorda, Borg discorda, Sampras discorda, Connors… os números discordam… enfim, o Fluminense também se acha maior que o Flamengo. Opinião é uma coisa, realidade é outra, abs.
Foi tão dominado que é o único OctaCampeao em Wimbledon, e Pentacampeão Consecutivo do USOPEN. O Mestrinho Jonas não percebe , que Suíço possui 20 SLAM, apresentando um Tênis altamente competitivo durante duas décadas de carreira . Também Multicampeao, com a diferença de quebrar recordes de público com uma plástica inigualável. O joguinho robotizado do Sérvio já foi superado por Jannik Sinner. Está terminando a carreira, sendo humilhado em quadra , em todos os pisos, inclusive no AOPEN , único SLAM onde teve supremacia num passado não tão longínquo. Abs !
Ele ser campeão em um torneio não muda o fato dele ser completamente dominado por outro tenista durante uma década, obviamente.
Não, ele perder do Sinner e Alcaraz aos 38 anos está longe de ser humilhante, é uma coisa absolutamente normal. Fosse Nadal ou Federer aos 38 anos no lugar do Djokovic, resultado seria o mesmo, a idade também chegou para os dois, assim como para Wawrinka, Monfils, etc.
Humilhante mesmo é tomar pneu em quadra central de Wimbledon pra um tenista aí de nome difícil, abs.
Só porque você não quer…
Realmente é a minha opinião apenas, Marcus…
Entre Janeiro de 2011 e Janeiro de 2020 (10 anos), Djoko e Federer se enfrentaram 31 vezes no circuito profissional, com apenas 10 vitórias do suíço.
E aí, acha que funcionou fugir do treinos contra os rivais?
Foto: 66 Grand Slams
24 > 22 > 20
O GOAT e os seus arquirrivais ultrapassados …
E qual o problema? Eram rivais, não amiguinhos de clube…
A verdade é que Federer quase se tornou freguês do Murray também.
Não fosse as vitórias nos últimos 5 confrontos, ele teria três pais.
Gosto das observações de Sir Andy Murray. Lembra um pouco a lucidez do Agassi, nas entrevistas. Quanto a não treinar com rivais, super normal. Tem varios tenistas que não treinam juntos mas nao tem destaque porque não são o Big3. Ao menos, eles tinham relação cordial, o que não costumava ocorrer antes deles… vejam Borg, Big Mac e Connors, por ex. Lá o bicho pegava. Não acho que o big4 eram amiginhos… o leite das crianças em casa aumentava ou diminuia dependendo do rendimento entre eles… Na minha opinião, Roger foi bem profissional em nao treinar com os outros bigs para nao passar imagem de meio falso para alguns, algo como “treino junto. Vejam como nos damos bem”. Não era um clube de amigos que jogam final de semana. Provavelmente ele nao deveria se sentir bem treinando com os maiores rivais que procurava bater… mas pra saber mesmo, só falando com o homem. Mas nada contra treinar, como fazia Môri. Pessoalmente, sempre achei Andy o mais humano do big4 e com opiniões interessantes de ler.
Ué, mas essa é exatamente a imagem com o suíço quis passar ao.ficar de afago com o espanhol, mas você vem.dizer.o.contrario? Torcer sim,.mas coerência por favor