Rio de Janeiro (RJ) – O Brasil terá representantes nas duas finais da Rio de Janeiro Juniors Cup, torneio ITF J30 disputado nas quadras de saibro da Rio Tennis Academy. A feminina será entre duas atletas nacionais, Nathalia Tourinho e Clara Elkind, enquanto Bruno Malacarne ainda disptua o título masculino.
Campeã em Foz do Iguaçu há duas semanas, Clara Elkind vai em busca de seu segundo ITF aos 15 anos. A carioca venceu Valentina Monsanto por 6/1 e 6/2 na semifinal desta sexta-feira.
Já a paulista Nathalia Tourinho, de apenas 13 anos, tenta conquistar um título inédito. Depois de ter eliminado a cabeça 1 argentina Lara Quaglia nas quartas, ela venceu uma semifinal brasileira contra Beatriz Nahmias por 6/2 e 7/6 (7-5).
Entre os meninos, Bruno Malacarne é o principal cabeça de chave e venceu o norte-americano Reed Smith por 6/2 e 6/4. Ele enfrenta o uruguaio Felipe Vazquez, algoz de Filipe Bullamah por duplo 6/2. Malacarne, de 17 anos e 565º do ranking, busca o terceiro ITF da carreira e o segundo na temporada.
Nas duplas masculinas, Pedro Longobardi e o uruguaio Felipe Vazquez venceram uma semifinal brasileira contra Diego Brito e Tomas Macedo por 5/7, 6/3 e 10-8. E na final, foram beneficiados pela desistência dos norte-americanos Joshua Golden e Reed Smith. Longobardi venceu o primeiro ITF aos 16 anos. A final de duplas femininas será no sábado com quatro brasileiras, Clara Borrasca e Maria Fernanda Lopes contra Valentina Monsanto e Thaís Soares.
Victor Pignaton enfrenta alemão na final
Finalista do ITF J30 de Bridgetown, nas quadras duras de Barbados, o juvenil capixaba Victor Pignaton, de apenas 14 anos já tem adversário definido para a decisão. Ele enfrentrá no sábado o alemão Nick Mertgens, que evitou uma final brasileira ao vencer Bernardo Tedesco por 6/2, 2/6 e 6/4. Pignaton busca o primeiro título no circuito munidal juvenil.