Nova York (EUA) – Atual número 1 do mundo nas duplas, a norte-americana Taylor Townsend fez uma defesa efusiva das duplas depois de garantir vaga nas semifinais do US Open ao lado da tcheca Katerina Siniakova. Ela criticou a ideia de que a modalidade é inferior a simples e garantiu que pretende seguir competindo nas duas.
“Kat e eu sempre conversamos sobre como jogar duplas não é uma modalidade inferior a jogar simples. Sabe, é igualmente difícil e exige habilidades diferentes. Exige a mesma quantidade de disciplina, foco, intenção e intensidade, mas requer habilidades diferentes”, afirmou a norte-americana de 29 anos.
“Queremos tentar mudar a narrativa em torno do que as pessoas sentem e pensam sobre duplas. Se você está jogando duplas ou se saindo bem em duplas, também pode ser um bom jogador de simples ou se sair bem em simples, disse Townsend, que nesse US Open foi até as oitavas em simples derrubando rivais como Mirra Andreeva e Jelena Ostapenko.
Ela acredita que conciliar as duas chaves não é um problema. “Kat sempre diz que, enquanto o corpo dela permitir, ela fará as duas coisas. Concordo plenamente. Enquanto eu puder continuar jogando e aguentar a carga, continuarei fazendo as duas coisas”, falou a tenista da casa, animada com o apoio do público no US Open.
“Acho que tem sido muito legal para a Kat e para mim, porque é como uma fusão de palavras que jamais se cruzariam se não fosse pelo tênis. Tenho fãs tchecos e ela está recebendo um apoio aqui nos EUA que provavelmente nunca recebeu antes. Ela falou sobre como tem sido muito bom ter a torcida da casa e a torcida do nosso lado”, completou Townsend.
Ela defendeu a si mesma, mas obviamente não é a verdade do que ocorre.
Duplas é uma maneira de quem não deu certo em simples, conseguir ficar na carreira de simples.
No masculino é raro alguém jogar, jogam apenas para ganhar ritmo ou por convite patrocinado.
No feminino há tenistas que jogam pois o simples feminino é menos desgastante e pq as tenistas em geral de simples são muitos instáveis durante o ano, entao acabam usando para complementar a renda, além de ritmo quando perdem em primeira rodada.
Claro que não é verdade, pois a Towsend ,que foi uma boa atração na simples, quis vender seu peixe, pois é óbvio que em duplas é inferior do que em simples tanto é que a premiação é bem inferior que comprova que a mesma esta equivocada, agora tênis em dupla que não agrada nem o público só é interessante em olimpíadas porque lá vale medalhas para a representatividade de um país, então fora disso a meu ver é desmotivante ver partida em duplas.
Se os jogadores de simples são tão superiores aos de duplas, pq não vemos eles varrendo os títulos de duplas quando entram nos torneiros?
Qual a necessidade de ficar diminuindo os jogadores de duplas? Como ela disse, requer habilidades diferentes. São modalidades diferentes, e ganham aqueles que são melhores em sua modalidade. Claro que temos casos excepcionais de tenistas brilhantes que ganharam tudo em ambas as modalidades.
Acho essa discussão vazia e não vejo o ponto de ficar comparando simples com duplas. São modalidades diferentes. A de simples tem maior sucesso de público, as duplas menor. Todo mundo sabe disso e vida que segue. Ninguém precisa diminuir o esforço e as habilidades dos duplistas por causa disso.
Obviamente, está puxando a sardinha para seu lado. Mas tem uma meia verdade, não exige a mesma intensidade, exige a medate, porque tem outro ali jogando e dividindo a carga. Mas a verdade é que não atrai o publico da mesma forma que simples. No Padel é diferente, no Pickleball é diferente, mas no tenis as duplas atraem, menos e por isso tem menos tempo de TV, menos patrocionio, menos publico e consequentemente, menos premios. Simples assim.
Essa discussão é interessante porque pelo que vejo muitas pessoas realmente não gostam ou não se interessam por duplas. De início, há uma grande diferença entre jogar e assistir, nem tudo que é bom de assistir é bom de fazer e vice-versa. Acho que dupla é bom de jogar e não tão bom de assistir, de maneira geral. Mas não tem a ver com a qualidade a meu ver, dos tenistas e suas competências específicas, mas mais pela dinâmica de pontos curtos. Acredito que sim, a dupla é uma segunda carreira, após a tentativa de simples, mesmo porque simples dá mais grana, mas satisfação pessoal, mais reconhecimento. É mais valorizado. É um esporte mais atrativo e com mais opções. Não adianta brigar com isso. Dito isso, duplas também é legal, com as duplas melhores, a própria Siniakova e Townsend jogam demais duplas, leem bem demais as entradas nas redes e viradas de bolas. Por fim, um bom simplista não necessariamente é um bom duplista. Medvedev não sabe golear, tem enorme dificuldade em cravar voleios, isso é simplesmente impossível em duplas. E ele foi #1 de simples e ganhador de slam. No geral, jogadores de simples quando se aventuram vão muito mal. É outro jogo, menos atrativo sim, mas que exige uma certa especialização. Então, há espaço a meu ver, agrada algumas pessoas. Nem todo esporte é super bom de ver, tipo arco e flecha ou esgrima. Não tira o mérito e capacidade de quem pratica.