Miami (EUA) – Terceira quadra mais importante do complexo do Hard Rock Stadium, a Butch Buchholz ferveu na noite deste domingo com o duelo entre Gael Monfils e Jaume Munar. No final, a maior experiência do francês e a torcida a seu favor, acabaram fazendo a diferença e ele conseguiu sair vitorioso em uma batalha de 2h37, definida com o placar de 7/5, 5/7 e 7/6 (7-1).
Monfils chega às oitavas de final em Miami pela quinta vez, repetindo o feito de 20 anos atrás, quando fez sua estreia no torneio. Ele não ia tão longe na Flórida desde 2016, ano em que foi até as quartas de final. Seu próximo adversário na competição será o tenista da casa Sebastian Korda, que mais cedo eliminou o grego Stefanos Tsitsipas em sets diretos.
Aos 38 anos e seus meses, o francês se tornou o segundo mais velho a alcançar as oitavas em Masters 1000, desde que este nível de torneio foi criado em 1990, e o mais velho a fazer isso em Miami. Ele tentará ir mais longe e tem o retrospecto contra Korda a seu favor, tendo batido o norte-americano na única vez que se cruzaram, semanas atrás em Indian Wells.
Um dos quatro jogadores que já fizeram final e que ainda seguem vivos no torneio, o norueguês Casper Ruud deu mais um passo adiante no Hard Rock Stadium, batendo Alejandro Tabilo em dois sets, com o placar final de 6/4 e 7/6 (7-4), ampliando seu retrospecto positivo contra o chileno para 3 a 0.
Ruud frustrou a tentativa de Tabilo de vencer um top 10 pela primeira vez no piso duro. Ele venceu pela décima vez em Miami, número que já alcançou em outros dois Masters 1000 (13 em Roma e 10 em Monte Carlo). O número 6 do mundo espera agora o argentino Francisco Cerúndolo, que fechou a rodada noturna com sua quinta vitória em sete duelos contra o norte-americano Tommy Paul, desta vez por 6/2 e 7/6 (7-4).
Batalha épica, um dos melhores jogos do torneio! Monfils jogando este nível de tênis aos 38 anos de idade é absolutamente admirável. O cara é uma das lendas deste esporte.
Sou um fã incondicional do Big 3, que são os maiores de todos. Mas há também muito valor fora do Big 3 na geração mais veterana. Caras como Wawrinka, Murray, Del Potro, Dimitrov, Monfils, Medvedev e tantos outros.
Há inclusive torneios nos quais as melhores partidas são estas do “miolo”, por assim dizer, nas primeiras rodadas. Mesmo que os caras não cheguem na final. A partida Dimitrov vs Monfils em Indian Wells 2025 foi um espetáculo, baita jogo bacana de se assistir.
Em rota para ampliar ou enfim sair do zero na maior freguesia do tênis.
Monfils excelente atleta e competidor, e com a Svitolina na torcida é sempre um show a parte. Vida longa ao Monfils!!!