Toni: “Me surpreende que jogadores não muito limpos acusem Sinner”

Foto: Rafa Nadal Academy

Manacor (Espanha) – Mais uma vez, Toni Nadal se mostrou contrário à sanção imposta ao número 1 do mundo Jannik Sinner, que fez acordo com a Wada e aceitou suspensão por três meses devido ao uso do produto clostebol em março do ano passado.

Em entrevista ao diário Marca, Toni achou absurda a punição. “Sou contra a sanção. Conheço Sinner pessoalmente e sei que ele não tinha intenção de cometer um crime”, enfatizou o ex-treinador de Rafael Nadal. “Você não pode tratar uma pessoa assim por um erro que aconteceu por acaso. Você deveria punir alguém que intencionalmente fez coisas erradas e está procurando seu próprio benefício. E eu sei que não é o caso de Sinner. Ele não se beneficiou do que eles encontraram. Então por que você quer sancioná-lo?”

Toni aproveitou para criticar os grandes nomes do circuito que se colocaram contra Sinner na questão do doping. “Estou surpreso que diferentes jogadores tenham se posicionado contra isso, mesmo alguns no mais alto nível e alguns que não são muito limpos”, disse Toni, de forma acusatória, sem citar nomes.

Ele também diz ter ficado muito feliz ao saber que Roland Garros programou para esta edição uma cerimônia para homenagear Rafa Nadal, que se despediu do torneio sem uma festa apropriada, já que então ainda não havia se posicionado sobre a aposentadoria. “Rafa está muito contente por receber essa atenção”.

Diretor do torneio de Mallorca, ATP 250 disputado sobre grama como preparatório para Wimbledon, Toni aproveitou para confirmar mais um nome de peso, o norueguês Casper Ruud. Antes deles, já haviam sido anunciados Gael Monfils e Nick Kyrgios.

Subscribe
Notificar
guest
44 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
SANDRO
SANDRO
1 mês atrás

TONI não citou nomes… Mas sabemos que o invejoso e fanfarrão do Kyrgios já declarou em rede nacional da Austrália já ter abusado de “álcool e drogas”, logo, não passa de um hipócrita de comportamento ridículo… KYRGIOS não consegue fazer o que SINNER faz dentro de quadra e fica só agourando, desdenhando…
SINNER foi injustiçado ao máximo! Como o próprio advogado admitiu: “foi difícil convencer SINNER a aceitar a negociação, já que o tenista tinha total certeza de sua inocência.”
Ou seja, SINNER não queria acordo nenhum, pois não queria ter que pagar por não ter culpa, SINNER foi vítima de contaminação e foi vítima também de chantagem da WADA !
O advogado continua: “Foi bem difícil convencer Jannik a aceitar o acordo. Eu disse a ele que era melhor aceitar os três meses porque você nunca sabe o que pode acontecer em um julgamento. Eles iriam pedir uma suspensão de um ano e, embora houvesse lacunas em seus argumentos, você nunca sabe o que os juízes podem decidir.”
É um absurdo e revoltante ver SINNER ser punido com 3 meses de suspensão, enquanto Zizou Bergs que agrediu Cristian Garin em quadra sequer foi desclassificado e multado!!! Zizou Bergs pulou para cima de Garin lhe deu uma ombrada no olho, puxou-lhe a camisa e lhe derrubou no chão, Garin, nocauteado, ainda bateu com a cabeça no chão… O suposto “médico neutro” da partida, que era belga assim como Zizou também belga, sequer interferiu a favor de Garin… O médico da equipe chilena, assim como todo o resto da equipe chilena, revoltados com a situação pediram a desclassificação do agressor, mas o juiz não atendeu ao pedido… A equipe do Chile entrou com recurso e suspendeu o sorteio da Davis Cup que seria em 20 de Fevereiro…
Quantos pesos e quantas medidas temos no tênis??? Por que SINNER é injustamente punido com 3 meses de suspensão por ser vítima de contaminação e o agressor Zizou Bergs sequer é desclassificado da partida??? Qual é a explicação
por qual motivo bolada involuntária da japonesa Miyu Kato e do sérvio Djokovic os desclassificaram de Grand Slams, mas uma ombrada de Zizou Bergs no olho de Cristian Garin não pode desclassificar o belga da Davis Cup???

Profeta do Kaos
Profeta do Kaos
1 mês atrás
Responder para  SANDRO

Respira, jovem!

Lucas
Lucas
1 mês atrás

Novak, fujão do anti doping, fez algumas críticas a Sinner…

Valeu Tony!

SANDRO
SANDRO
1 mês atrás
Responder para  Lucas

Gostaria de saber o motivo do seu preconceito e sua discriminação contra Djokovic… Na Europa, eu sei que muitos tem preconceitos contra eslavos, palavra que tem a mesma raiz de escravo, isso ficou exarcebado tanto na Idade Média quanto na Alemanha Nazista, quando ficou bem claro que consideravam os eslavos inferiores…
Djokovic nunca se recusou a fazer o antidoping, mas no momento certo que é após a partida… Nenhum atleta deve ser importunado, nem Djokovic nem qualquer outro, em momentos pré-competição que são dedicados ao aquecimento, concentração e mentalização para a disputa… É lógico que médicos preguiçosos e totalmente “sem noção” querem importunar os competidores em seu momento de preparação para a disputa, porque querem ir embora logo e não esperar o final da disputa, cambada de preguiçosos desrespeitosos !
É claro que Djokovic ficou revoltado com a insistência do médico folgado e preguiçoso: “É a primeira vez que isso acontece comigo. Não faz sentido fazer isso antes, quando estarei lá depois da partida. Ainda não completei o controle, mas já doei uma amostra de sangue. Eles me avisaram uma hora e meia antes de começar e tenho minhas rotinas pré-jogo. Não é o momento de pensar em doar sangue ou urina”.
“Discuti com ele porque é algo que nunca me aconteceu em 20 anos de carreira. Sempre defendi os controles, mas não antes dos jogos. Não há nada a esconder, mas deve haver certos limites”.
“Ele me disse que queriam fazer isso antes do jogo porque depois seria tarde demais e para dar descanso aos jogadores. E eu respondi que o time vencedor descansaria na sexta-feira”, Ora, a verdade, nua e crua, é que quem queria descansar “antes da hora” era o médico preguiçoso, folgado, insistente e totalmente sem noção que se achou no direito de atrapalhar a preparação pré-jogo de Djokovic! Isso sim é um disparate, um contra-senso, um delírio, um desatino deste médico antiético e preconceituoso contra “eslavos”, será que teriam a mesma atitude com espanhóis e belgas??? Aliás, porque Zizou Bergs está impune até hoje por ter pulado pra cima de Cristian Garin e lhe dado uma ombrada no olho???
Vale ressaltar que outro episódio preconceituoso e discriminatório aconteceu com Djokovic na Davis Cup 2013, quando Djokovic foi injustamente retirado de quadra pelo controle antidoping para realizar dois testes. No total, os sádicos do antidoping deixaram Djokovic em cárcere privado para realizar os exames por, pasmem, 4 horas e meia!!! Djokovic só pôde dar seu apoio aos demais integrantes da equipe Sérvia no começo da partida de duplas de seus conterrâneos Nenad Zimonjic e Ilija Bozoljac, já que injustamente foi impedido de acompanhar o desenrolar da disputa ao lado dos seus companheiros de equipe pela maldade sem noção do pessoal do antidoping!!! Quem em sã consciência é sarcástico, maldoso e antiético o suficiente de retirar um membro de uma equipe com uma partida decisiva rolando!!! Eu nunca vi um absurdo desses acontecer em nenhuma outra partida de competições por equipe!!!
Imaginem só esse disparate: seus companheiros de equipe jogando e você mantido por 4 horas e 30 minutos em cárcere privado para antidoping!!! Por que não fazer esse antidoping “após” a partida??? Que Deus abençoe muito Djokovic, porque o que esse cara já foi e ainda perseguido é além da conta!!!

Gilvan
Gilvan
1 mês atrás
Responder para  SANDRO

Foi o ChatGPT que escreveu isso daqui?

Paulo Almeida
Paulo Almeida
1 mês atrás
Responder para  Gilvan

O ChatGPT escreveu que Gilvan entende ZERO de Medicina!

®Roger
®Roger
1 mês atrás
Responder para  SANDRO

Duvido que alguém leu toda essa carta…kkkk

Lucas
Lucas
1 mês atrás
Responder para  SANDRO

Baita tijolo, hein, amigo?

SANDRO
SANDRO
1 mês atrás
Responder para  Lucas

Djokovic nunca se recusou a fazer o antidoping, mas no momento certo que é após a partida… Nenhum atleta deve ser importunado, nem Djokovic nem qualquer outro, em momentos pré-competição que são dedicados ao aquecimento, concentração e mentalização para a disputa… É lógico que médicos preguiçosos e totalmente “sem noção” querem importunar os competidores em seu momento de preparação para a disputa, porque querem ir embora logo e não esperar o final da disputa!
É claro que Djokovic ficou revoltado com a insistência do médico folgado e preguiçoso: “É a primeira vez que isso acontece comigo. Não faz sentido fazer isso antes, quando estarei lá depois da partida. Ainda não completei o controle, mas já doei uma amostra de sangue. Eles me avisaram uma hora e meia antes de começar e tenho minhas rotinas pré-jogo. Não é o momento de pensar em doar sangue ou urina”.
“Discuti com ele porque é algo que nunca me aconteceu em 20 anos de carreira. Sempre defendi os controles, mas não antes dos jogos. Não há nada a esconder, mas deve haver certos limites”.
“Ele me disse que queriam fazer isso antes do jogo porque depois seria tarde demais e para dar descanso aos jogadores. E eu respondi que o time vencedor descansaria na sexta-feira”, Ora, a verdade, nua e crua, é que quem queria descansar “antes da hora” era o médico preguiçoso, insistente que se achou no direito de atrapalhar a preparação pré-jogo de Djokovic! Isso sim é um disparate deste médico, será que teriam a mesma atitude se Djokovic fosse espanhol ou belga??? Aliás, porque o belga Zizou Bergs está impune até hoje por ter pulado pra cima de Cristian Garin e lhe dado uma ombrada no olho???
Vale ressaltar que outro episódio preconceituoso e discriminatório aconteceu com Djokovic na Davis Cup 2013, quando Djokovic foi retirado de quadra pelo controle antidoping para realizar dois testes. No total, os sádicos do antidoping deixaram Djokovic em cárcere privado para realizar os exames por, pasmem, 4 horas e meia!!! Djokovic só pôde dar seu apoio aos demais integrantes da equipe Sérvia no começo da partida de duplas de seus conterrâneos Nenad Zimonjic e Ilija Bozoljac, já que absurdamente foi impedido de acompanhar o desenrolar da disputa ao lado dos seus companheiros de equipe pela pessoal do antidoping!!! Quem em sã consciência retoraria um membro de uma equipe com uma partida decisiva rolando??? Eu nunca vi um absurdo desses acontecer em nenhuma outra partida de competições por equipe!!!
Imaginem só esse disparate: seus companheiros de equipe jogando e você mantido por 4 horas e 30 minutos em cárcere privado para antidoping!!! Por que não fazer esse antidoping “após” a partida??? Que Deus abençoe muito Djokovic, porque o que esse cara já foi e ainda é perseguido está além da conta!!!

JClaudio
JClaudio
1 mês atrás
Responder para  SANDRO

Como não chama-lo de “Guerreiro”…
São tantas letras…

Gilvan
Gilvan
1 mês atrás
Responder para  JClaudio

Chat GPT humano. Gerador de lero-lero.

Gilvan
Gilvan
1 mês atrás

Tem muito jogador cara de pau apontando pro rabo alheio enquanto tenta esconder o próprio rabo. Inclusive vencedor de Grand Slam.

Oscar Riote
Oscar Riote
1 mês atrás

Essa frase se encaixa muito bem: “Acuse os adversários do que você faz, chame-os do que você é”

James Garcia
James Garcia
1 mês atrás

Sinner mereceu a punição pela negligência em cuidar da sua equipe ele é o chefe e deveria prestar atenção nesses detalhes, ficou claro pra todo mundo que ele foi vítima de contaminação e não obteve vantagem, porém ele é o responsável se o massagista vai aplicar pomada com substância proibida

JClaudio
JClaudio
1 mês atrás

“Estou surpreso que diferentes jogadores tenham se posicionado contra isso, mesmo alguns no mais alto nível e alguns que não são muito limpos”, disse Toni, de forma acusatória, sem citar nomes.”

Alto nível??? Pesado a indireta.

Gilvan
Gilvan
1 mês atrás
Responder para  JClaudio

A verdade é que desde o incidente da Davis 2023, algo mudou no corpo do sérvio a que o Tio Toni fez referência. Nunca mais foi o mesmo.

JClaudio
JClaudio
1 mês atrás
Responder para  Gilvan

Não sou ingênuo, não acredito que jogadores de tênis não usem o doping.
São milhões de dólares em prêmios, alguns tenistas são corporações financeiras, com empresas até no ramo petrolífero.
Os laboratórios que fiscalizam o corpo dos atletas estão sempre em desvantagem com os laboratórios que promovem o doping (mesmo com o passaporte biológico), novas substâncias são criadas para mascarar o doping.
Desconfio de jogadores que ficam um intervalo grande de tempo no “estaleiro”, 90% do doping acontece na preparação para os torneios.
Quando o doping vira “arma” política”, ou seja, serve para “contentar” os que pagam, o esporte perde.

Paulo Almeida
Paulo Almeida
1 mês atrás
Responder para  JClaudio

Mais um que aprendeu Medicina no Google. Você confirma então que o Federer jogava dopado?

JClaudio
JClaudio
1 mês atrás
Responder para  Paulo Almeida

Olá paulinho…Médico???..rs
Estamos falando de algo um pouco maior que um simples teste de urina (ou sangue).
Hoje existe o doping genético, algo um pouco mais complexo e com grande dificuldades de rastreabilidade.
Consiste no uso não terapêutico de células, genes e elementos gênicos, com objetivo do aumento do desempenho esportivo (não acredito em um esporte limpo com os valores financeiros colocados).
Estamos aqui falando de manipulação genética.
Para os laboratórios de detectação fica cada vez mais difícil, estamos falamos sobre gênios/cientistas no trato da manipulação genética.

Até vc “Brutus”, quando argumenta uso o suíço de referência…rs…algo incomodou no texto, algum nome? Um tenista querido? Alguém que possa utilizar um doping genético?
(Caso não tenha ninguém em mente, contribua com algo, aceito, mesmo do Google, sou mais caridoso).

Paulo Almeida
Paulo Almeida
1 mês atrás
Responder para  JClaudio

Então, esses cientistas que fazem engenharia genética devem ser médicos na maioria; talvez alguns biólogos.

Eu teria que colocar todos os atletas de alta performance no barco, não? Quem não se utilizar desses “recursos” fica com zero chance de sucesso. ; – )

JClaudio
JClaudio
1 mês atrás
Responder para  Paulo Almeida

Não necessariamente, caro Paulinho, Grigory Rodchenkov, que era responsável pelo doping estatal russo (o estado era responsável pelas pesquisas e desenvolvimento das substâncias dopantes na Rússia), Rodchenkov era um químico (PhD).
Quando tratamos de doping genético, é algo exclusivo, demanda tempo e dinheiro, nem todos tem a condição de desenvolver os trabalhos.
Até por isso, nos dias atuais, o doping genético é algo estatal, o que não limita jogadores com grande poder financeiro desenvolver trabalhos relacionados ao doping genético (algo que acredito).
Como escrevi, a rastreabilidade é algo difícil de comprovar, Rússia e China foram pegos com manipulações tradicionais, alguns escritos e o depoimento de Rodchenkov confirma a manipulação genética (fugiu da Rússia para os Estado Unidos, tem a proteção do estado, e servindo de testemunha, o afastamento russo das competições, está ligado a seu depoimento).
Vc não deve colocar “todos” os atletas de alta performance no mesmo barco, até porque nem todos tem condição de desenvolver o tipo de doping aqui discutido.
É algo exclusivo, para poucos.
Feliz é aquele que consegue admirar um esportista nos dias atuais.
Abs, Paulinho.
(Continue com a vigilância, importante conservar a áurea de um ídolo).

Paulo Almeida
Paulo Almeida
27 dias atrás
Responder para  JClaudio

Na maioria esmagadora serão pessoas da área médica/biológica. Um químico é exceção da exceção e você sabe disso. É uma obviedade.

Continuarei admirando o Djokovic, pois tenho certeza de que ele não precisa de manipulação genética alguma.

P.S.: o correto é AURA. Já é a segunda vez que você escreve áurea, que é relativo a ouro.

Abs.

JClaudio
JClaudio
27 dias atrás
Responder para  Paulo Almeida

Paulinho, fico feliz com homens “que tem certezas”.

(A palavra áurea está bem colocada, o dicionário diz que sim, existe o sentido figurado da palavra, a áurea é brilho pessoal).
Abs

Paulo Almeida
Paulo Almeida
26 dias atrás
Responder para  JClaudio

Perguntei pro amigão GPT e ele disse isso:

“Não exatamente. Se você quer falar sobre o brilho pessoal de alguém, o termo correto seria “aura”, pois está relacionado à energia, carisma ou presença que a pessoa transmite.

Por outro lado, “áurea” significa “dourada” ou algo relacionado a uma era gloriosa. Até poderia ser usada em um sentido mais poético, mas não é comum dizer “Fulano tem uma áurea” para se referir ao brilho pessoal. O correto seria algo como “Fulano tem uma aura especial” ou “Fulano tem um brilho áureo” (se quiser destacar nobreza ou esplendor).”

JClaudio
JClaudio
26 dias atrás
Responder para  Paulo Almeida

“Até poderia ser usada em um sentido mais poético, mas não é comum dizer “Fulano tem uma áurea” para se referir ao brilho pessoal”

Saia do comum, Paulinho.
Não estamos falando sobre energia e muito menos espiritualidade, apesar que aura, que tem na sua etimologia o sentido da brisa, do vento, serviria desde que fosse ligado a algo metafísico, o que não foi o caso.
Nada contra a correção, melhoramos com os saberes dos amigos, mas para corrigir é necessário (além da elegância) saber sobre o sentido daquilo que foi escrito, a língua é orgânica, muda rapidamente e dentro da “aldeia” de cada região.
Poderia citar (pesquisei) um texto do Machado, não irei tão longe, não acho necessário.
Não foi de todo ruim, sempre aprendemos, com os erros e acertos.
(Vc não precisa conservar sua áurea, Paulinho, até porque ela jamais sairá de vc, seu brilho é eterno)
Abs

Marcos RJ
Marcos RJ
1 mês atrás
Responder para  Gilvan

Esse seu enigmático comentário… “algo mudou no corpo do sérvio” poderia ser descrito assim: “o sérvio tá velho”

Gilvan
Gilvan
1 mês atrás
Responder para  Marcos RJ

Poderia. É uma interpretação cabível sim.

Leandro Passos
Leandro Passos
1 mês atrás

Uuuuhhhhh! Adoro quando o Tio Toni solta estas bombas.

Fabio
Fabio
1 mês atrás

O tênis está futebolizado.

Joselito
Joselito
1 mês atrás

Sem citar nomes, era melhor ter ficado calado.

André Borges
André Borges
1 mês atrás

Tem cara que eh bem mais esperto que o Sinner, simplesmente não faz o exame se não for no dia hora e local previamente combinado e já era….

Paulo Sérgio
Paulo Sérgio
1 mês atrás
Responder para  André Borges

Cuidado com o chefe para não passar vergonha de novo rs.

Nilton César
Nilton César
1 mês atrás

Punição pesada para a Halep praticamente encerrando sua carreira. Punição pesada para a Bia Haddad e muitos outros.Não tem que ter o mesmo peso para Sinner e Swiatek?

SANDRO
SANDRO
1 mês atrás
Responder para  Nilton César

Então, na Inquisição, se queimaram algumas pessoas na fogueira, o certo não seria queimar o SINNER e a SWIATEK na fogueira também? Se na Alemanha Nazista assassinaram israelitas em câmaras de gás, o certo não seria mandar os outros israelitas para câmaras de gás também? Pensamentos iguais aos seus são perigosos, não é porque exageraram com Halep e Bia que tem que se exagerar com outros tenistas também… O certo seria indenizar ou compensar os injustiçados de alguma forma…

Realista
Realista
1 mês atrás
Responder para  Nilton César

Sharapova, um grande nome pegou 2 anos. Muito mais que Halep e Bia. Pq a Halep e Bia não pegaram 2 anos também? Favorecimento?

Matheus
Matheus
1 mês atrás

Capaz do jeito que o kyrgios é, cancelar a participação de em Mallorca, será que foi inteligente do Ton, visto que o principal crítico vai ser uma atração do seu torneio. Para o bem ou para o mal, uma figura polêmica como o kyrgios vende muito e trás as manchetes.

Fernando Venezian
Fernando Venezian
1 mês atrás

Pq ele não deu nome aos bois? Toni ficou famoso nas costas de seu sobrinho e se acha no direito de ser leviano!

Paulo Almeida
Paulo Almeida
1 mês atrás
Responder para  Fernando Venezian

Se ele citasse o Djoko sendo que o sobrinho dele foi até acusado por uma ministra francesa, seria muita desfaçatez.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
1 mês atrás
Responder para  Paulo Almeida

Tu por aqui lembra os tempos do extinto FakeTenisBrasil. A Ministra Bachelot , teve que pagar indenização a Nadal , que de quebra dou os 12000 dólares, para uma instituiçao de caridade Francesa. Agurmento fraquíssimo como nos velhos tempos, caríssimo Sr Paulo Almeida. E ainda levas joinhas dos Kombistas… rsrs. Abs !

Paulo Sérgio
Paulo Sérgio
1 mês atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Você confirmou que a ministra acusou Nadal.

Paulo Almeida
Paulo Almeida
27 dias atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Não seriam os tempos do Blog do Cossenza?

Eu não argumentei nada: só disse que Tio Toni teria que ouvir poucas e boas se desse nome aos bois. Nadal sempre foi alvo de suspeitas, comprovadas ou não.

Abs!

Marcos RJ
Marcos RJ
1 mês atrás

Tio Toni é macaco velho e ja se deu conta que o cachê pago pro mulambo do Kyrgios não vai dar retorno financeiro pro torneio de Mallorca. O malandro vai falar besteira na rede social e cair na primeira rodada, se é que não vai nem completar a partida devido a lesão (na cabeça).

persivaldo
persivaldo
1 mês atrás

muito bom, falou o treinador do maior bombado que o tenis ja viu! corria por 4 a 5 horas seguidas em grand slams como um louco, nunca teve tenis para ganhar tudo o que ganhou, a prova disso foi que logo que o físico não era la essas coisas apanhou de um monte de pangarés e logo foi se aposentando…o que não foi o caso dos outros 2, Djoko e federer mesmo velhos são competitivos porque possuem talento e qualidades.

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
26 dias atrás

É Toni, poderia ter ficado sem falar nada…

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.